News

Check out market updates

Otimizar conteúdo em SEO: em 7 passos

Otimizar conteúdo em SEO: em 7 passos

Uma das ferramentas mais poderosas do Marketing de Conteúdo é o Search Engine Optimization (SEO). Otimizar conteúdo em SEO significa alavancá-lo em sites de pesquisa, como o Google e Youtube.

Essas técnicas são capazes de fazer com que um conteúdo apareça entre os primeiros resultados de uma pesquisa, de acordo com palavras-chave, tema, visualizações e relevância do conteúdo.

A grande vantagem é que, dessa maneira, é possível atrair mais leads para a sua página. Aumentando o número de conversões ou venda, a partir do tráfego orgânico.

Otimizar conteúdo em SEO pode mudar o jogo do seu negócio. Isso porque ao alinhar seu conteúdo com a expectativa dos robôs buscadores da internet, você irá aumentar a porcentagem de visualizações daquele determinado material.

E a boa notícia é que essas são técnicas simples e que você poderá começar a aplicar a partir de hoje!

 

7 passos para você começar hoje a otimizar conteúdo em SEO

Passo 1: Mapeamento de público e palavra-chave

O primeiro passo para otimizar conteúdo em SEO é conhecer bem o seu público. Assim, fica mais fácil de encontrar quais são as palavras-chave mais pesquisadas por essas pessoas.

Este passo deve ser feito antes mesmo de iniciar a produção de conteúdo. Porque, na maioria das vezes, a palavra-chave servirá para encontrar pautas e temas para a produção de novos conteúdos.

Por isso, esteja consciente de quem é a sua audiência e, além disso, quais são as principais dores e lacunas a serem preenchidas nas vidas dessas pessoas. Depois, é só encontrar como elas estão procurando por soluções na internet.

Você perceberá que as palavras-chave encontradas fazem referências às buscas por soluções a essas dores e problemáticas. Elas vão de encontro à transformação oferecida pelo seu produto ou serviço.

Passo 2: Produção inteligente de conteúdo

Colocando em prática esse passo, você não irá apenas otimizar o conteúdo em SEO. Mas irá, também otimizar o seu tempo de trabalho e acelerar as publicações de novos materiais na internet.

A produção inteligente deve ser feita já pensando nas estratégias de SEO. Ou seja, é fundamental que durante a redação do conteúdo, você já produza-o otimizando em SEO.

Por exemplo, parágrafos curtos, subtítulos, negritos, links e o uso da palavra-chave já devem, de antemão, estar indicados ao longo da redação do texto.

Uma dica aqui é usar um post-it e escrever um check-list de itens que o seu texto deve ter para otimizar conteúdo em SEO. E ao longo da redação, você deve conferir esse check-list.

 

Passo 3: Imagem

Algumas estratégias para otimizar conteúdo em SEO são bastantes sutis e quase invisíveis a olho nu. No entanto, podem fazer a diferença quando o assunto é melhorar a performance de um conteúdo na web.

As imagens podem fazer com que o seu conteúdo tenha melhor desempenho em sites de busca, e apareça nas primeiras colocações do rankeamento do Google, por exemplo.

Mas como fazer isso se os próprios robôs do Google não leem imagens?

Isso é fácil, porque apesar de não lerem imagens… Eles detectam palavras. E se você tiver consciência disso pode fazer com que qualquer imagem trabalhe para otimizar conteúdo em SEO para você.

Basta colocar a palavra-chave na descrição da imagem, no título da imagem e, inclusive, na legenda. Assim os robôs do Google entenderão que aquela foto trata-se do conteúdo pesquisado pela sua audiência.

Outra dica é já salvar a imagem em seu computador com o nome da palavra-chave. Parece algo bobo, mas isso irá ajudar os robôs do Google compreenderem do que se trata aquela imagem e favorecer seu conteúdo na hora de oferecer materiais para a audiência.

 

Passo 4: Faça listas e seja escaneável

Para entender como funcionam os robôs do Google e otimizar conteúdo em SEO, você deve pensar como um leitor preguiçoso. Daqueles que detestam ler, mas precisam compreender a ideia central do seu texto.

É mais ou menos assim que o SEO funciona. Ele verifica, entre outras coisas, a capacidade do seu texto em ser escaneável. Ou seja, é possível bater o olho e compreender do que se trata aquela redação?

Se a resposta for sim… Você está no caminho certo! Veja algumas dicas para otimizar conteúdo em SEO e torná-lo escaneável:

  • Faça lista: além de facilitar a leitura, você trará um conteúdo mais prático
  • Parágrafos curtos: Não ultrapasse as 4 ou 5 linhas.
  • Negritos: Foque nas palavras mais importantes a cada dois parágrafos
  • Subtítulos: separe seu conteúdo e crie uma linha de raciocínio lógico

 

Passo 5: Qualidade, frequência e interação

É claro que uma receita de bolo com a palavra-chave escrita entre algumas palavras não enganará os robôs do Google. Isso porque eles são capazes de compreender a qualidade do seu conteúdo.

Otimizar conteúdo em SEO é também se preocupar com o valor que você está entregando para a sua audiência. Já que sites mais antigos e com bastante frequência de visualizações possuem um melhor desempenho na web.

Logo, a sua audiência gostar ou não do seu conteúdo irá ter resultados diretos na otimização em SEO. Oferecer qualidade para o seu público é o segredo para se manter atraente na internet.

 

Passo 6: Links e parcerias

Outra forma de otimizar conteúdo em SEO é trazer links para o seu texto. Mas, preste atenção: devem ser links reais e de sites confiáveis, já que os robôs do Google fiscalizam isso.

Você pode trazer links de outras páginas internas do seu site, postagens com assuntos parecidos ou até mesmo de uma página de vendas.

Outra forma de trazer links é fazer parcerias com outros blogs, como produzir guest posts. Guest post é trocar publicações com blogs parceiros, aproveitando-se um da audiência do outro, ganhando credibilidade e tendo links bons para o SEO.

Passo 7: Check-list final

Antes de publicar o conteúdo, esteja atento se todas as estratégias foram feitas corretamentes. Demore alguns minutos conferindo todos os pontos do seu texto, para que nenhuma ponta fique solta.

 

Conteúdos estratégicos

Não basta escrever… É preciso ter estratégia para que seu conteúdo seja alavancado na internet. Por isso, você precisa contar com uma equipe de profissionais!

A Leads pode te ajudar! Contate-nos!

 

Fale conosco
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?