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Jornada do Consumidor: a busca pela melhor experiência

Jornada do Consumidor: a busca pela melhor experiência

A jornada do consumidor é o processo que o levará para a compra de um produto ou serviço. No Inbound Marketing esse “caminho” é percorrido por meio do funil de vendas (que não possui o mesmo significado de jornada do consumidor). Já para negócios físicos, a jornada do consumidor também envolve o ambiente físico, bem como a entrada da loja e o caminho percorrido dentro dela.

Em outras palavras, Jornada do Consumidor é uma série de etapas que uma pessoa (prospect ou lead) irá passar até decidir pela compra. Esse conceito deve ser entendido pelas empresas, com o objetivo de buscar estratégias de marketing para otimizar o processo, e ajudar o consumidor nesse caminho.

 

Jornada do Consumidor é a Jornada do Herói?

A Jornada do Herói pode ser usada como base para compreender como funciona a Jornada do Consumidor. Veja um resumo sobre a Jornada do Herói:

 

  • Mundo Comum
  • Problema a ser enfrentado
  • Encontro com mentor
  • Provas e superação
  • Retorno transformado

 

Esse é o caminho seguido por todos os heróis, mas também é o caminho do próprio consumidor. Portanto, a Jornada do Consumidor se inicia com um problema que deve ser resolvido. O vendedor e a marca devem servir como mentores desse consumidor, ajudando-o a resolver o problema.

O produto ou serviço que será vendido será a grande solução. Para isso, o consumidor só terá que enfrentar uma única “batalha”: a compra. Depois disso, ele regressa ao seu mundo com uma grande transformação (esse deve ser o foco da venda).

Estágios da Jornada do Consumidor

A Jornada do Consumidor pode ser considerada um modelo que auxilia a empresa a entender em qual estágio o consumidor está. Basicamente, a Jornada do Consumidor possui três estágios:

 

Estágio da Consciência

Esse estágio tem a ver com a segunda etapa da Jornada do Herói. A pessoa detecta um problema que precisa ser resolvido. Esse problema pode ser o mais simples, como tirar manchas de uma roupa, até problemas mais complexos, que envolvem outros tipos de dores e necessidades.

O “problema” também pode ser um sonho não realizado ainda, como uma viagem para a Disney, uma casa própria, um carro ou a compra de um aparelho eletrônico. A realização desse sonho é o produto.

Esse estágio é motivado por um gatilho interno ou uma influência externa. É o momento que que ele passa a demonstrar interesse em resolver um produto e passa a procurar por soluções.

 

Estágio de Consideração

A pessoa já consegue ter uma melhor compreensão sobre o problema e já sabe como resolvê-lo. Nesta etapa, ela passa a procurar comparações de produtos e serviços, tentando usar a racionalidade para definir a compra. Estar presente nessa fase, como um mentor (um guia), pode ser um diferencial para a empresa.

 

Estágio da Decisão

Após a análise, a pessoa irá se decidir pela melhor opção no mercado: a que melhor vai solucionar o problema inicial. É o momento do “ápice” da Jornada do Herói, ou melhor, da Jornada do Consumidor.

 

 jornada do consumidor

 

Marketing de Conteúdo na Jornada do Consumidor

O Marketing de Conteúdo deve ser uma ferramenta para ajudar uma empresa a conquistar o cliente ao longo da Jornada do Consumidor. Por meio de estratégias de conteúdo, é possível acelerar a Jornada do Consumidor e usar a persuasão, principalmente na segunda etapa.

Confira como usar o Marketing de Conteúdo ao longo da Jornada do Consumidor:

 

Primeira Etapa: Conquistar

No estágio da consciência, a empresa deve atuar com as estratégias de Marketing de Conteúdo voltadas para a atração de leads e a conquista de clientes.

 

Técnicas de SEO

Ao sentir a necessidade de resolver um problema, há grandes chances das pessoas pesquisar por soluções na internet. Sendo assim, é fundamental usar palavras-chave, ou seja, termos referentes às pesquisas feitas na internet.

 

Anúncios

Os anúncios são formas de aumentar a encontrabilidade de uma empresa na internet. Entre os mais usados estão os anúncios do Google e do Facebook.

 

Blog

O Blog é uma forma de atrair leads que pesquisaram pela palavra-chave em questão. O importante é criar conteúdos capazes de solucionar dúvidas básicas do lead.

 

Redes sociais

As mídias sociais também são estratégias para fazer com que uma marca seja encontrada pelo prospect no momento da pesquisa, na internet. Os conteúdos devem ser relevantes e criar vínculos com os seguidores.

 

Recompensas digitais

As recompensas digitais também são formas de conquistar o lead por meio do Marketing de Conteúdo, e ajudá-lo a avançar no estágio da Jornada do Consumidor.

 

Segunda etapa: Fortalecer

No segundo estágio, o futuro cliente irá partir por busca de concorrentes. Por isso, a empresa deve usar o Marketing de Conteúdo para construir autoridade e credibilidade. Além dos conteúdos já citados, a empresa pode trabalhar com:

 

Email Marketing

Essa é uma estratégia de estar sempre presente no cotidiano do lead. Com assuntos interessantes, é possível acelerar o processo da Jornada do Consumidor.

 

Newsletter

Assim como o email marketing, as news também irão criar presença para a marca. Além disso, são forma de gerar informação e entretenimento para o lead.

 

Terceira etapa: Vender

Por fim, é hora de vender. Com o Marketing de Conteúdo agora é importante transmitir, com clareza, os reais benefícios do produto. Textos persuasivos, como uma copywriter, são extremamente importantes nesta etapa. Para divulgar a carta de vendas, a empresa pode atuar com o email marketing ou uma landing page.

 

Landing Page

As landing pages, como o próprio nome sugere, são páginas de pouso, de aterrissagem.  Ou seja, são páginas que o público será encaminhado após clicar em um anúncio ou link. Elas devem conter uma carta de vendas e mais informações sobre o produto, como preço, forma de pagamento e garantia.

 

Leia mais: Estratégias de Marketing de Conteúdo para usar em sua empresa.

 

A busca pela melhor experiência

Uma das principais estratégias para a Jornada do Consumidor, seja no meio físico ou online, é buscar uma experiência cada vez melhor para o cliente ou usuário. Ou seja, é fundamental otimizar processos e gerar melhorias na relação entre cliente e marca.

No Inbound Marketing, uma das maneiras de gerar uma melhor experiência é por meio da segmentação de conteúdo. Dessa maneira, o lead irá receber conteúdos cada vez mais específicos para as suas necessidades e que possuem relação com a etapa em que se encontra na Jornada do Consumidor.

Outra maneira de otimizar a experiência do lead é melhorar a forma de comunicação, desde a linguagem e estilo do texto, até o design empregado em blogs, sites, emails, e recompensas.

A busca pela melhor experiência do consumidor tem a ver com o sucesso que ele irá ter com o produto e com o relacionamento com a marca. Com isso, é fundamental pensar em estratégias que melhoram o caminho do lead até a compra. E, depois disso, é importante que ele seja surpreendido com mais benefícios que o esperado. Essa também é uma forma de gerar fidelização.

 

Terceirização de Conteúdo

Pensar na Jornada do Consumidor envolve muitos outros aspectos além do Marketing de Conteúdo, como melhorias no produto, na entrega, nos prazos, promoções e até mesmo no ambiente físico – se este for o caso. Por isso, muitas empresas acabam não tendo tempo para se dedicar ao Marketing de Conteúdo.

Mas, essa é uma das ferramentas mais importantes para se ter mais assertividade no Marketing de Conteúdo. Por isso, uma das soluções mais buscadas por essas empresas é a terceirização de conteúdos para web, ou seja, a contratação de uma agência de conteúdo.

 

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