Geração de conteúdo para blog: 8 motivos para você começar hoje!
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Ter um blog corporativo ou institucional é fundamental para qualquer empresa. E isso não acontece porque o blog irá apenas divulgar a empresa, ou os produtos e serviços oferecidos. Essa estratégia do Marketing de Conteúdo irá aumentar a visibilidade da empresa de modo geral. Confira 8 motivos para você começar hoje a geração de conteúdo para blog:
1º Motivo: Interação com o público
Atualmente, as pessoas criaram novos laços de relacionamento com as empresa. Essa aproximação entre marca e cliente, construída a partir da satisfação plena do cliente e da sua interação com a marca, gera a fidelização.
A geração de conteúdo para blog possui essa força porque conecta a marca com o cliente a partir da interação. Em outras palavras, a marca começa a participar do cotidiano do cliente.
Diariamente, ou com certa frequência, o cliente (ou lead) passará a receber novos conteúdos da empresa. Esse material será útil para o cotidiano dele, são dicas, tutoriais, discussões e histórias que irão gerar impacto na vida do cliente. A partir disso, a marca começa um processo de interação e fidelização.
Para gerar mais interação, os comentários devem ser permitidos no blog. Além disso, a opção de compartilhamento deve ser encontrada com facilidade. A partir disso, é possível também analisar o desempenho dos conteúdos públicos, e ter novas ideias de pautas com os comentários.
2º Motivo: Construção da Autoridade
Você compraria um produto de alguém que não entende nada sobre aquilo? Certamente o seu cliente também não. A desconfiança é a maior inimiga para quem quer fazer vendas. Porque ninguém compra desconfiado.
Para driblar esse problema, a marca precisa construir a autoridade. Isso pode ser feito a partir da geração de conteúdo para blog. O espaço virtual irá permitir que a empresa produza materiais explicativos, mostrando conhecimento e autoridade no assunto.
Outra forma de conseguir autoridade com a geração de conteúdo para blog é por meio das técnicas de SEO. Ou seja, ao conseguir uma boa colocação para o artigo nos mecanismos de busca, como o Google, a marca será vista com mais confiança pelos usuários, que, na maioria das vezes, não chegam nem à página dois da busca.
3º Motivo: Aumento da visibilidade e encontrabilidade
Imagine ser encontrado pelo cliente exatamente na hora em que ele está procurando pelo seu produto ou nicho de mercado no Google. Com a geração de conteúdo e a utilização de técnicas de SEO, isso é totalmente possível.
Com isso, a empresa passa a aumentar a quantidade de leads, de forma espontânea. Ou seja, a marca não precisa correr atrás de novos clientes, mas são eles que chegam até a marca – interessados no conteúdo de um blog, por exemplo.
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4º Motivo: Aumento das vendas
O blog é peça fundamental no funil de vendas. No topo, ele consegue atrair mais clientes por meio das técnicas de SEO e assuntos, realmente, relevantes. No meio do funil, ele constrói a autoridade da marca, gera engajamento do público, e a vontade (o desejo) de ter o produto para solucionar algum problema da persona.
Mas, a geração de conteúdo para blog também pode gerar vendas. Por meio de CTA (Call to Action), o leitor pode se interessar pela compra do produto ou serviço. Sendo assim, o blog se torna também o final do funil. E, com a interação, inicia um novo ciclo em busca da fidelização.
Outro ponto importante para a geração de conteúdo para blog é para não perder parte do tráfego de um site que ainda não comprou o produto. Ou seja, algumas pessoas se interessam pelo produto ou marca, mas acreditam que ainda não estão no momento certo para a compra.
A partir desse momento, a marca deve entender esse público como lead e começar um processo de “aquecimento” que resultará na venda. A geração de conteúdo para blog tem um efeito extremamente positivo nisso, porque é como se fosse um dose diária dos benefícios do produto ou serviço.
5º Motivo: Aumento da conscientização
Para muitas empresas, um blog não é apenas uma ferramenta de divulgação e aumento da visibilidade da marca. Mas também um processo de conscientização e educação. Em outras palavras, um blog é capaz de gerar mais aprendizado para os leitores.
As marcas devem entender que também são formadoras de opiniões e, por isso, possuem ainda mais responsabilidade sobre a geração de conteúdo para blog. Um blog também serve com um jornal para as atualizações do mercado daquele determinado nicho. Portanto, é sempre importante apostar em conteúdos atuais.
Por outro lado, o escritor e redator do blog também ganha vantagens. É uma forma de organizar, divulgar e trabalhar mais com os conceitos estudados e aprendidos no mercado de trabalho.
6º Motivo: Geração de conteúdo dinâmico
Uma das vantagens dos blogs é a possibilidade de interação e integração entre mídias diferentes. Ou seja, o blog é a uma plataforma multimídia, que permite o uso de vídeos, textos, imagens, infográficos e até mesmo áudios (podcasts).
Com isso, a geração de conteúdo para blog se torna mais dinâmica, dando ao leitor um papel mais ativo dentro do blog. Porque ele poderá escolher quais são as melhores mídias para se informar, se vai ouvir o áudio antes do texto, ou se vai apenas assistir ao vídeo.
O leitor começa a colaborar, também, na construção e personalização do conteúdo. Blogs com conteúdo dinâmico geram maior engajamento e acabam prendendo o leitor por mais tempo na página.
7º Motivo: Maior tempo de vida
Ao contrário de publicidades, anúncios e propagandas, os blogs têm um maior tempo de vida. Enquanto as outras formas de divulgação de marca e produto trabalham com campanhas (e períodos curtos), os blogs conseguem se expandir no tempo e nunca sair de moda.
Aliás, quanto mais tempo no ar, melhor para o SEO e encontrabilidade do blog. Por isso, é fundamental começar a geração de conteúdo o mais cedo possível. Site mais antigos são mais reconhecidos pelo mecanismo de busca do Google.
8º Motivo: Construção da voz e personificação da marca
Os blogs ainda possuem outra função extremamente importante para a imagem e credibilidade da empresa: a construção da voz e a personificação da marca. Isso quer dizer que a marca começa a exercer uma papel quase humano na interação com o público.
Com a geração de conteúdo para blog, portanto, a empresa cria mais empatia e conexão emocional com o público. É uma forma de se tornar mais “amiga” e presente na vida do cliente.
Para isso, é fundamental trabalhar com a linguagem certa e abordar temas de importância para o público. O ideal é escrever mais sobre as relações humanas e como solucionar problemas, e divulgar menos o produto. A venda será uma consequência dessa interação.
Geração de conteúdo para blog: Como fazer?
Mesmo entendo a importância da geração de conteúdo para blog, muitas empresas acabam não encontrando tempo para fazer essa atividade. Planejar, escrever, publicar e gerenciar demanda tempo de serviço – e na maioria das vezes gastos extras com funcionários e equipe.
Uma solução econômica para isso é terceirizar o serviço, com a contratação de uma agência de conteúdo. Sendo assim, o blog irá gerar mais resultados, ter qualidade garantida, e terá um custo baixo para a empresa.
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