O que é Inbound marketing?
O Inbound marketing é muito mais do que apenas uma nova palavra, é uma mudança de conceito! Veja mais neste artigo!
O surgimento de diversas tecnologias mudou a maneira como as pessoas fazem negócios nas últimas décadas. Com a entrada da internet, houve uma enorme mudança na forma como as pessoas se comunicam e como elas também avaliam a compra de produtos e de serviços, alterando o perfil do mercado consumidor. Aqui o Inbound Marketing ganha muito espaço!
Esta enorme conectividade entre as pessoas ampliou o conhecimento sobre praticamente tudo, tornando o mundo muito mais acessível para qualquer um que tenha apenas um computador e uma conexão com a rede mundial de computadores, além de permitir a divulgação rápida e eficiente de qualquer material.
A principal questão, porém, é que esta facilidade de acesso às informações também trouxe para os consumidores uma grande possibilidade de realizar a comparação entre as empresas presentes no mercado, aumentando consideravelmente a concorrência entre elas, e trazendo uma nova visão sobre como se deve fazer negócios para este mercado consumidor que está cada vez mais exigente.
Desta forma, as empresas que estejam entrando no mercado atual, ou aquelas que desejam sobreviver a este novo mercado, precisam conhecer os novos conceitos sobre como fazer negócios e as novas formas de estratégias de marketing.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é o inbound marketing e qual a importância deste novo conceito para as suas estratégias de negócios.
O que mudou no planejamento de marketing das empresas? De onde veio o Inbound Marketing?
O mercado consumidor está mais exigente para todas as empresas, sejam estas microempresas como padarias ou salões de beleza em bairros, assim como para as grandes empresas em qualquer ramo de atuação. As ideias sobre o marketing tradicional e a publicidade estão se atualizando e mudando a cada dia, o que traz novas formas de se conquistar clientes em potencial e de se realizar vendas no mercado.
O marketing tradicional era focado em definir marcas, definir produtos e serviços, identificar o público-alvo a ser atingido, criar estratégias de precificação, de ponto e de promoção, traçando, assim, as melhores maneiras daquelas empresas conseguirem aumentar sua participação em determinado mercado.
Muitos destes conceitos continuam válidos e devem ser levados em consideração em qualquer planejamento de marketing. No entanto, a forma como estes conceitos são definidos e as estratégias de atuação da empresas em relação ao seu plano de marketing mudaram muito e é sobre isto que iremos falar, sobre esta visão atualizada de marketing, o chamado inbound marketing.
O que é o inbound marketing?
Há alguns anos, as empresas faziam campanhas através de mala direta, de telemarketing, aumentavam a publicidade com o uso de folhetos, de flyers ou mesmo com a colação de um outdoor, para conseguir novos clientes e aumentarem suas vendas. Todas estas iniciativas traziam muitos resultados para diferentes perfis de empresas e de profissionais, tornando-se prática muito comum no meio empresarial.
Com a utilização de computadores, tablets e celulares, as pessoas passaram a buscar produtos e serviços de maneiras diferentes do que estas empresas estavam acostumadas. Elas passaram a buscar na rede mundial de computadores informações diversas, seja para fazer a compra de produtos e serviços grandes, como a aquisição de um carro ou de um imóvel, seja para encontrar o restaurante mais próximo em determinada região.
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Isto significa que se uma empresa quer ser efetivamente encontrada por seu mercado consumidor, precisa entender que estas pessoas não estão mais buscando as informações da mesma forma que antigamente. O chamado marketing digital é uma adaptação do marketing tradicional para esta nova realidade, ou seja, para o uso da internet como forma de busca e de avaliação de produtos e serviços em qualquer mercado.
Como utilizar corretamente o Inbound Marketing?
Dentro do marketing digital, existem muitos assuntos que precisam ser trabalhados para que uma empresa fique efetivamente posicionada no ambiente online. Entre estes diversos assuntos está o inbound marketing que é uma tática de marketing digital focada na criação e no compartilhamento de conteúdo para atrair pessoas interessadas nos seus produtos e serviços.
O inbound marketing traz um novo conceito sobre vendas, ou seja, sua empresa não irá mais “vender para as pessoas”, ela irá simplesmente se posicionar de tal maneira que seu potencial cliente se identifique com aquilo que você está mostrando, já que é algo relevante e útil para ele, deixando-o interessado em saber mais sobre seus produtos e serviços.
Veja, a seguir, algumas das vantagens do inbound marketing e como sua empresa pode se destacar no mercado digital com o uso desta estratégia
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Posicionamento da empresa como autoridade no tema:
O inbound marketing é focado na criação de conteúdo específico, feito especialmente para sua área de atuação, mostrando que sua empresa ou você é uma autoridade naquele tema. Isto aumenta a confiança que seu público-alvo terá e também gera credibilidade, já que sua imagem será a de uma autoridade naquele assunto;
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Redução dos custos de publicidade e marketing:
Os custos de criação de conteúdo e de compartilhamento destes materiais no meio digital são extremamente baixos se comparados com os custos tradicionais de se fazer propaganda.
Isto significa que independente do porte da empresa ou do profissional, todos podem crescer e se destacar no meio digital, desde que aproveitem corretamente esta estratégia;
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Grandes possibilidades de expansão:
A divulgação de conteúdo no meio digital não tem limites. Você poderá se posicionar em qualquer mercado, seja ele local como no seu bairro ou em sua cidade, assim como no seu estado, dentro do seu país e até mesmo em outros países, com possibilidades de expansão internacional.
Outra questão fundamental dentro do inbound marketing é que seu conteúdo, sendo de qualidade, poderá ser naturalmente compartilhado por seu público-alvo, ou seja, seus potenciais clientes passarão a serem agentes comunicadores da sua empresa e de seus produtos e serviços, criando um aspecto viral dentro das suas estratégias de marketing e de divulgação;
O mercado mudou com o advento das tecnologias, como a internet, alterando a forma como as pessoas avaliam e adquirem produtos e serviços. O marketing tradicional foi adaptado para uma realidade digital, trazendo novos métodos para posicionar melhor as empresas e os profissionais como é o caso do inbound marketing.
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