A importância de criar imagens para redes sociais de seu negócio que impactem
Dezenas. Centenas. Milhares de postagens todos os dias… Com certeza, neste exato momento, o público da sua empresa ou marca está sendo influenciado por milhões de imagens. Por isso, se você pretende se destacar é melhor começar a criar imagens para redes sociais que gerem impacto! No processo de marketing de conteúdo, esta é uma engrenagem fundamental.
Fotos de cachorros e gatos fofos da internet, a festa de aniversário da Bruna, o batizado do filho do chefe, aquela corrente com uma notícia falsa e sensacionalista sobre um famoso…
Se você achou que o seu concorrente nas redes sociais era a outra empresa do mesmo nicho… Houve um grande engano.
Diariamente, os usuários das redes sociais são bombardeados de informações. O excesso de publicações causa uma perda de interesse instantânea, deixando o conteúdo midiático cada vez mais efêmero.
Isto é, se não causar impacto… Não rende!
Criar imagens para redes sociais, a importância da ATENÇÃO e do impacto!
Grande parte do acesso às redes sociais vem de celulares. Isto significa que o seu público navega nas mídias sociais rolando o feed para cima, vendo postagens novas… Mas, o que faz uma pessoa parar em uma publicação? Ou então, clicar e ler um artigo de seu blog? Por isso, a identidade visual nas redes sociais é fundamental!
O que faz um leitor ver uma imagem e se engajar?
O que chama atenção?
Cores fortes, imagens misteriosas, círculos amarelos e setas vermelhas… Talvez você já tenha visto algo assim na internet ou recebido essa indicação de um amigo. Certo?
De fato, esses truques podem favorecer uma imagem, principalmente, em um anúncio. Mas não é sempre que funciona!
Veja algumas dicas para criar imagens para redes sociais e gerar mais atenção das pessoas:
Mostre Pessoas
Trazer imagens com pessoas sempre rende mais cliques. A humanização nas fotografias gera, de imediato, identificação e conexão com os usuários nas redes sociais. Ao escolher as imagens do poste, aposte naquelas com seres humanos.
Tenha Foco
Imagens com mais foco em algo ou alguém tendem a fazer mais sucesso na internet. Isso porque a mensagem é transmitida de forma mais clara, objetiva e direta… Sem causar dúvidas. Ou seja, evite imagens panorâmicas ou com objetivos de atenção distantes.
Evite bagunças
Ao contrário do foco, as imagens que demonstram bagunça podem ser desaprovadas pelo público-alvo em geral. Não entender de cara o que está na imagem pode ocasionar falta de interesse e render menos engajamento do usuário.
Apele para a criatividade
Seja original e saia do comum. Fotos repetidas passam despercebidas pelos usuários das redes sociais. Já fotos originais e inéditas tendem a chamar a atenção. Aposte em algo novo!
Faça conexões
A imagem deve fazer sentido com o texto e a proposta do post. Não utilize uma imagem apenas porque é bonita ou irá render cliques… Isso faz com que a mensagem se perca ou seja má-interpretada pelos usuários.
Busque emoções
No processo cognitivo, as emoções são sempre responsáveis pelas decisões. Isto significa que, para se engajar em alguma publicação, o público deve ter sentido uma emoção diante do post. Por isso, aposte em imagens que tragam algum tipo de emoção, como alegria, espanto, medo, tristeza ou até raiva.
Como nós somos uma agência de conteúdo, sempre buscamos isso nas estratégias que criamos…..
Criar imagens para redes sociais, o desafio constante
Banco de imagens ou equipe de criação? Ilustrações ou fotografias? Qual a melhor opção?
Essa é uma grande dúvida de empresas e empreendedores na hora de criar imagens para redes sociais. Veja algumas dicas:
Banco de imagens
Este é um recurso fácil e barato para quem quer trabalhar com imagens profissionais, sem precisar pagar um fotógrafo para isso. Preste atenção nos direitos de cada imagem e evite pegar fotos por aí – isso pode ocasionar problemas jurídicos às empresas.
Nos bancos de imagens, algumas imagens são livres outras precisam ser pagas para serem usadas em suas redes sociais. O investimento é válido! Pesquise por bancos de imagens bons e assine um pacote.
Ilustrações
Utilizar ilustrações também é válido, mas isso irá depender da identidade visual da sua empresa. Ao criar imagens para redes sociais preste atenção se elas estão seguindo certo padrão, isso será importante para gerar mais identidade à marca.
Profissional
A maioria das empresas precisa de um profissional, além do social media (responsável pelas pautas, publicações e métricas das mídias digitais) para imagens. Um designer, por exemplo, é o ideal para editar, manipular ou até mesmo criar imagens para as redes sociais.
Terceirização
A opção mais vantajosa é a terceirização do serviço. Dessa maneira, uma empresa ficará responsável por todos os trâmites que envolvem a criação e publicação de imagens nas redes sociais. Essa é uma maneira econômica de atingir mais sucesso e obter maior retorno do público.
Aqui na Leads, além do processo de criação de conteúdo, nós também produzimos imagens para redes sociais, como também fazemos o trabalho de produção de conteúdo para redes sociais.
Entre em contato com nossa equipe para conhecer nossos planos!