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Copywriting para anúncios: como potencializar as conversões?

Copywriting para anúncios: como potencializar as conversões?

Copywriting é, basicamente, um texto persuasivo com foco em marketing e em vendas. É um conjunto de técnicas de persuasão e Marketing de Conteúdo que constroem uma escrita de vendas, como, por exemplo, em uma carta de vendas. Mas, nem sempre é preciso escrever textos longos para gerar conversões. A Copywriting para anúncios pode ser matadora, mesmo em um espaço reduzido.

O usuário terá pouco com os anúncios do Google (Adwords) e Facebook (Facebook Ads). Ou seja, ele, geralmente, passará o olhar e se não se interessar não irá clicar – sendo uma conversão perdida. Esse processo dura poucos segundos, como deslizar o dedo na timeline do Facebook e pular para a próxima publicação.  

Por isso, é fundamental chamar a atenção de primeira. Palavras fortes, frases impactantes prendem com mais facilidade a atenção do usuário da internet, a qual é disputada por uma excessiva massa de conteúdos. Neste caso, é imprescindível o uso de copywriting para anúncios.

 

Copywriting para anúncios: prender a atenção

 

O primeiro passo é, portanto, hipnotizar o leitor com poucas palavras A escrita deve capturar a atenção e gerar interesse imediato. A princípio, isso parece ser uma tarefa apenas para quem tem um dom: o talento da escrita. Mas, não é. Há técnicas que podem ser usadas para isso.

 

Apresentar algo simples e fácil

 

As pessoas buscam o tempo todo por soluções para os seus problemas. Por isso, uma forma de prender a atenção delas é apresentar uma solução fácil de maneira simples. A clareza é uma técnica que pode ser utilizada para isso.

Exemplo: Seja um Copywriter de Sucesso

 

Gerar curiosidade

 

Outra técnica muito utilizada em Copywriting para anúncios é a curiosidade. Ela irá gerar uma inquietação no leitor, ou seja, algo irresistível que o fará clicar no anúncio. A curiosidade pode ser feita por meio de uma pergunta capciosa.

Exemplo: Você ainda não conhece o segredo do gurus da Copywriting?

 

Prometa um ganho

 

As pessoas possuem mais medo de perder do que vontade de ganhar. Mas, é fundamental que elas saibam quais serão os ganhos e benefícios que ela terá ao clicar no anúncio.

Exemplo: Aprenda como fazer uma Copywriter memorável.

 

Crie urgência

 

A urgência é uma forma de prender a atenção do leitor na Copywriting para anúncios porque há um sentimento de perda. E as pessoas não querem perder nada: nem mesmo uma oportunidade.

Exemplo: Bônus apenas para os 10 primeiros inscritos.

 

Seja sincero e tenha especificidade

 

Não adianta mentir para o leitor – em algum momento ele irá se sentir desconfiado e encontrará o erro. Transmita a informação de forma específica, com clareza e objetividade.

Exemplo: Aprenda como fazer uma Copywriting em 3 dias.

 

Headlines: o segredo das palavras impactantes

 

Em qualquer uma das estratégias, a headline deve possuir palavras fortes e verbos que geram impactos. O título deve ser provocador e gerar algum tipo de emoção no leitor.  

Para isso, é possível escolher verbos que possuem mais impacto, como: aprender, descobrir, ter, ganhar, saber, transformar, fazer. Esses termos devem sempre estar acompanhados de palavras que também produzam o mesmo efeito.

Uma dica é criar um universo de palavras de acordo com o público-alvo. Ou seja, pesquisar, observar e perguntar sobre termos que geram repulsa e termos que são agradáveis.

Por exemplo, uma empresa de segurança domiciliar precisa vender câmeras de segurança e o público são homens e mulheres com filhos. As palavras negativas são: ladrão, bandido, roubo, perigo, medo, insegurança, crime. As palavras positivas são: segurança, família, filhos, lar, tranquilidade.

Com esse universo é possível criar frases de grande impacto. Exemplo: Tenha segurança para a sua família com apenas um clique. Evite que ladrões roubem a tranquilidade do seu lar. Proteja seus filhos do perigo da cidade.

 

Copywriting para anúncios

 

Gatilhos mentais: armas da persuasão

 

É possível ainda usar as estratégias dos gatilhos mentais na Copywriting para anúncios. Os gatilhos mentais são estratégias que atuam diretamente na emoção das pessoas, ou seja, são técnicas capazes de fazer com que, por meio de palavras, as pessoas tenham um comportamento. Há diversos tipos de gatilhos mentais, e eles serão usados de acordo com a proposta do produto que será vendido.

 

Gatilho Mental da Escassez

 

“Essa é a sua última chance!”

É comum ouvir frases como esta quando o assunto é vendas. O gatilho mental da escassez é muito usado porque gera um sentimento de perda na pessoa. Assim ela sente a urgência de clicar ou comprar.

Há diversas formas de explorar esse gatilho, como tempos limitados, bônus apenas para os primeiros, promoções rápidas, ou unidades limitadas. Sempre deixando claro para a pessoa que aquela pode ser, de fato, a última chance.

 

Gatilho Mental da Autoridade

 

“A pasta de dente usada pelos dentistas”

As pessoas precisam sentir confiança para comprar algo. É muito importante, portanto, gerar autoridade na Copywriting para anúncios. Uma maneira de fazer isso é apresentar o produto ou serviço como algo aprovado por uma autoridade na área. Por exemplo: Aprenda as técnicas de persuasão aprovadas por Robert Cialdini. Veja como a Nestlé usou Copywriting para dobrar seu faturamento.

 

Gatilho Mental da Prova Social

 

“Método aprovado por mais de 100 mil pessoas”

Outra estratégia de persuasão é por meio de prova social. Ou seja, esse gatilho tem a ver com a comprovação que o produto gerou resultados positivo na vida de outros consumidores. Isso deixará o comprador com mais confiança.

Para usar esse gatilho mental, é possível apresentar histórias reais de pessoas que tiveram sucesso. Por exemplo: “Veja como um empreendedor faturou 1 milhão com Copywriting”.

 

Gatilho Mental da Reciprocidade

 

“Download gratuito”

Quando as pessoas ganham um presente, elas se sentem obrigada a retribuir. É assim que funciona o gatilho mental da reciprocidade. Ao oferecer algo gratuito para a pessoa, um bônus, ela se sentirá obrigada a clicar no anúncio: seja para não perder a oportunidade, seja para mostrar agradecimento. Para isso, é importante oferecer recompensas, como ebooks, amostras ou, por exemplo, a primeira aula de um curso.

 

Gatilho Mental da Afinidade

 

“Eu também passei por isso”

Outra forma de atrair a atenção da pessoa em Copywriting para anúncios é gerar afinidade com o leitor. Ou seja, mostrar que você já passou pelo mesmo problemas e, agora, tem a melhor solução. E o melhor: ele também poderá ter a solução, de maneira fácil.

 

Terceirização de Conteúdo

 

A copywriting para anúncios pode ser terceirizada assim como outros tipos de conteúdos para a internet. Uma agência de conteúdo pode atender a essas demandas e potencializar as vendas do seu negócio.

 

Veja como funciona uma agência de conteúdo: clique aqui.

 

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