Conteúdo para Millennials: como impactar a nova geração?

Você conhece a Geração Millennials? Se ainda não sabe o que significa esse ter como e como fazer conteúdo para Millennials você pode estar perdendo um grande volume de vendas.

Os Millennials, atualmente, formam a maior parcela da população mundial, têm muito poder de compra e são influenciadores de outras gerações. Isso significa que formam um público assertivo para vendas, mas precisam de mais atenção no Marketing de Conteúdo.

A geração cresce no meio da tecnologia e de um mundo moderno. Conseguem a estrutura financeira e constróem novas bases familiares. No entanto, não aceitam mais as velhas táticas do Marketing Tradicional, tornando uma geração cada vez mais exigente, tanto em relação ao produto ou serviço, quanto ao tipo de Marketing.

 

Afinal, o que é a Geração Millennials?

 

A Geração Millennial (Geração Y) é formada pelas pessoas que nasceram entre os anos 1977 e 2000. Ou seja, não é uma geração formada apenas por pessoas muito jovens, como estudantes. Mas também por pessoas que já possuem estabilidade financeira e possuem, atualmente, até 40 anos.

A geração que antecede essa é chamada de Baby Boomers, nome que originou a partir da expressão Baby Boom. Isso porque houve um aumento significativo na taxa de natalidade mundial e, por isso, as campanhas publicitárias passaram a focar nessa geração.

Mas, com a predominância mundial da Geração Millennial, as marcas tiveram que se readaptar ao novo público consumidor. Entretanto, apostar no Marketing para esse público pode ser complicado quando não se conhece a fundo a nova geração.

O conteúdo para Millennials é uma forma assertiva de atingir essa parte consumidora da população. Veja algumas características dessa geração, e entenda porque o Marketing de Conteúdo pode funcionar com êxito:

 

Uma geração: diferentes estilos de vida

 

Pensar na Geração Millennial a partir de uma persona, por exemplo, pode ser um grande erro para qualquer marca. Essa geração possui diversos estilos de vida, difundidos em diferentes regiões, localidades e faixas etárias. Acaba se tornando uma geração imprevisível.

Por isso, é fundamental que o conteúdo para Millennial seja personalizado e segmentado. Isso é possível com o Marketing de Conteúdo, onde a mensagem pode ter customização criteriosa, sendo extremamente assertiva.

 

Novo modelo de estrutura familiar

 

A geração Millennial alcançou diversos direitos importantes para a constituição familiar, a facilidade no divórcio, a união estável, e o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com isso, configuram-se novas formações familiares.

Pensar na família tradicional pode ser um erro de Marketing, porque não irá funcionar com grande parte da geração Millennial. Recomenda-se, portanto, que a segmentação do conteúdo para Millennials leve em consideração esse novo fator social.

É importante que o conteúdo para Millennials leve em consideração os novos costumes e hábitos modernos. Sendo assim, questão sobre empoderamento de grupos sociais, como mulheres e a comunidade LGBT, podem agregar mais eficiência no Marketing de Conteúdo.

 

Tecnologia: a alma do negócio

 

Celular. Vídeo-game. Televisão. Internet. Mídias Sociais. A tecnologia está muito presente na vida da Geração Millennial. Por isso, o Marketing Digital é uma maneira extremamente eficiente de atingir esse público totalmente conectado.

A geração já nasceu no meio da tecnologia e do seu processo evolutivo, por isso, apresentam domínio dessas ferramentas e utilizam as plataformas digitais para comprar ou pesquisar produtos e serviços. O conteúdo para Millennials, portanto, é um gatilho para acelerar um processo de compra que já ocorre normalmente.

Com a tecnologia muito presente, outra característica importante se estabelece nessa geração: estar em vários lugares ao mesmo tempo. A tecnologia permite interação e mais conexão entre marca e consumidor, essa também é uma grande aposta para o conteúdo para Millennials.  

 

O que faz a essa Geração Comprar?

Confira os dados da Revista Visão, de Portugal, sobre a geração Millennial.

Motivos para a compra:

 

  • Comentários online feitos por outros consumidores: 55%
  • Influência de amigos: 45%
  • Influência de familiar: 36%
  • Críticas feitas em jornais/ revistas/ blogs: 28%
  • Anúncios de TV: 27%
  • Influência por vídeo: 26%
  • Influência por redes sociais: 26%
  • Influência de celebridade: 13%

 

Conteúdo para Millennials

 

Conteúdo para Millennials: a personalização da geração Y

 

É importante pensar no conteúdo para Millennials como uma nova forma de fazer Marketing. Esse público conhece (e muitas vezes rejeita) o modelo antigo de Marketing, que possui um caráter invasivo. Já o Marketing de Conteúdo acaba sendo mais permissivo, ou seja, há a permissão do lead para acontecer.

Outro fator fundamental para o conteúdo para Millennials é a atração de leads, a partir do interesse genuíno deles. A geração Y não aceita mais o marketing que interrompe a atenção, que invade o setor privado. E passa a buscar, por conta própria, canais de comunicação com marcas.

Sendo assim, a interatividade é extremamente importante neste sentido. Afinal, ela traz um novo modo de criar marcas, que são muito mais humanas, empáticas e geram mais simpatia em relação ao público. Para que ocorra uma interação eficiente, é importante que a marca esteja disponível e presente nos canais de comunicação utilizados pela Geração Millennial.

 

Leia mais: Estratégias de Marketing de Conteúdo para usar em sua empresa.

 

Como deve ser o Conteúdo para Millennials?

 

Confira as características fundamentais do conteúdo para Millennials:

 

Originalidade

 

É difícil enganar uma geração moderna e conectada. Truques baratos não são bem vistos. A criatividade é fundamental nesse processo porque traz um ar inovador para a marca e o produto – fator importante para a Geração Y.

 

Presença

 

Ter presença é muito importante para o conteúdo para Millennials. Ele precisa ser acessível, ter alta encontrabilidade, e gerar uma experiência de qualidade para o lead. Por isso, é importante trabalhar com técnicas de SEO e ter um design inteligente, com fácil acesso aos botões de compartilhamento e conversão.

 

Prova Social

 

A geração Millennial leva muito em consideração as indicações de outras pessoas, sejam desconhecidos, amigos, familiares ou influenciadores. Portanto, a Prova Social é fundamental para gerar mais vendas. Prova Social é basicamente a construção da autoridade de uma marca a partir do relato verdadeiro de usuários daquele produto ou serviço. Veja como fazer Prova Social:

 

Depoimentos

 

Os depoimentos de antigos clientes é a forma mais assertiva de passar credibilidade para o público. Ao usar texto, é importante que haja informações do cliente, como nome, sobrenome, profissão e foto. Isso é fundamental para gerar autenticidade no depoimento. Já os depoimentos por vídeo funcionam ainda mais, porque a pessoa está ali, falando!

 

Classificação

 

A classificação por estrelas no Google ou Facebook também é uma forma de gerar mais credibilidade para uma marca. Peça para o seu público avaliar a sua empresa!

 

Comentários (e curtidas)

 

O engajamento do público nas mídias sociais também revela uma Prova Social. Por isso, é muito importante que o conteúdo das redes sociais seja de qualidade, para promover mais interação com o público.

 

Portfólio

 

Ter um bom portfólio também é fundamental para uma marca. Aposte em valorizar os melhores trabalhos no site da empresa.

 

Estudos de Caso

 

Cases de sucesso devem ser relatados e transformados em conteúdo para millennials. Eles podem ser divulgados em um blog ou por email marketing.  

 

Terceirização de Conteúdo para Millennials

 

Por ser uma geração complexa e heterogênea, o conteúdo para Millennials precisa ser extremamente funcional e segmentado. As estratégias de Marketing de Conteúdo devem fugir do amadorismo, e ser profissionalizadas com a contratação de uma agência de conteúdo.

 

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