Como gerar leads de forma orgânica?
Você não odeia quando acessam um site e o conteúdo do mesmo só é exibido caso você insira seu endereço de e-mail? Ou então, quando o blog fica gerando milhares de pop-ups bem em cima do que você está lendo? Sempre com o intuito de fazer o leitor clicar no anuncio e se inscrever nisso ou naquilo. Isso acontece muito frequentemente. Diversos sites perdem negócios por não saberem gerar leads de forma orgânica corretamente!
Essa tentativa incessante de fazer com que o usuário se inscreva em seu site é falha! Na maioria das vezes, fará com que o leitor saia de sua página e busque por informações em sites concorrentes em que tenham uma boa navegabilidade. Hoje vamos te mostrar como gerar leads de forma orgânica.
Pois bem, antes de começarmos, é importante que você tenha em mente o foco na qualidade de seus leads. Devido ao fato de ser muito mais benéfico para seu negócio ter uma lista com menos leads, mas com uma taxa de conversão alta. Isso, se comparado com uma base de leads com milhares e e-mails e ter uma taxa de conversão que se aproxima dos 5%.
Qual a melhor forma de gerar leads de forma orgânica?
Para começarmos, é necessário que você compreenda que seus leads não vão ser gerados de um dia para o outro. Ainda mais se você tem a intenção de trabalhar para gerar leads de forma orgânica. Isso se dá devido ao fato de que você necessitará iniciar seu negócio tendo como base premissas que te auxiliem a efetuar a captação de leads.
De início, é muito importante você saber que nenhum de seus possíveis clientes irão deixar o seu e-mail na caixa de inscrição de seu site apenas por que o layout de seu blog é bonito.
O ponto mais importante que você deve ter em mente quando o assunto é como gerar leads, é o fato de você apresentar conteúdo de qualidade. Se seu conteúdo for atrativo para o cliente, assim você conseguirá criar um vínculo com seus leitores, conectando-se a eles e futuramente conseguindo efetuar vendas aos mesmos. Deste modo, é extremamente importante você publicar conteúdo de qualidade, suprindo as necessidades de seus leitores e ajudando eles a solucionar seus problemas.
Entendendo o contexto!
Atualmente, temos dados que mostram que cerca de 67% das compras são efetuadas tendo como base pesquisas feitas na internet. Sendo assim, é de extrema facilidade compreender a importância de se repassar informações precisas, pois isso pode trazer grandes resultados. Por isso, caso você conte com uma agência de conteúdo, ou um time interno de produção, repasse isso!
No entanto, não vá se enganando pensando que basta você ter conteúdo de qualidade para gerar leads e pronto, magicamente você terá uma lista imensa de leads e as taxas de conversão serão altíssimas.
Ter um blog com conteúdo de qualidade não é o suficiente para obter leads. Isso por que também é necessário ter uma landing page. Esta, nada mais é do que uma página que tem como intuito atrair e capturar novos leads. Uma landing page é como se fosse um portal da comunicação. Nela você irá apresentar as vantagens de se cadastrar, e apenas depois disso, você irá começar o planejamento de vendas.
Como gerar leads de forma orgânica?
Se você tem em mente que os bons e velhos formulários já são coisas do passado, e que eles não são mais uteis em estratégias de marketing digital, você precisa deixar este pensamento para trás. Os formulários de cadastro ainda hoje são os melhores meios de melhorar a geração de leads. Até o momento ninguém inventou nenhum método mais eficiente do que esse.
É obvio que, os formulários de cadastro estão muito mais atualizados, simples, objetivos e otimizados do que os antigos. Isso, para que o usuário não perca grande parte de seu tempo preenchendo os campos. Com isso, suas chances de converter são maiores, pois o leitor fara o cadastro com uma enorme agilidade, sem perder muito tempo.
Disponibilize seus formulários em lugares bem visíveis
É comum vermos blogs com um bom conteúdo, um layout agradável, mas com o formulário de preenchimento no final da página, ou em lugares que não são tão visíveis. É muito importante você posicionar seu formulário de cadastro em locais de fácil acesso. Isso, para que logo que o leitor acesse sua página, ele já localize onde está o formulário. Isso faz com que muitas vezes o leitor preencha o formulário antes mesmo de ler o conteúdo.
Leia também: Passo a passo para criar um funil de vendas
No entanto, você deve ter cuidado para não ser invasivo demais, como já foi dito no começo do texto. Procure não deixar o preenchimento do formulário de cadastro como um fator obrigatório, e sempre disponibilize um botão de sair bem claro, para o caso de o leitor não estar interessado em se cadastrar no momento ele possa apenas clicar no botão de sair e continuar navegando em seu site.
Crie Calls to action irresistíveis
É inegável que um usuário somente efetua o cadastro em um site se ele acredita que isso lhe trará algum benefício. Sejam eles descontos, conteúdos novos, entre outros. A razão pela qual ele vai se cadastrar não tem grande importância, desde que ele tenha uma. O que importa de verdade aqui é o cliente compreender quais são as vantagens de estar participando da base de leads de sua empresa. Procure passar isso para o leitor. Desta maneira ele nem mesmo hesitará na hora de efetuar o cadastro. Isso o atrairá de forma clara e objetiva. Nesta etapa, é importante você desenvolver algumas calls to action de qualidade, com o intuito de aumentar a sua taxa de conversão.
Inove no botão de enviar
Essa é uma forma simples e fácil de tornar seu formulário de cadastro mais atrativo. Isso pode até parecer algo idiota, mas pode fazer uma grande diferença no momento em que o leitor está se cadastrando. Ao invés de simplesmente disponibilizar um botão de enviar, procure inovar e inserir alguma coisa mais criativa. Por exemplo, algo que esteja relacionado com o produto ou serviço que você está oferecendo.
Dê garantias a seus clientes
É comum o público estar acostumado com inúmeros e-mails de spam. Isso faz com que eles fiquem receosos na hora de preencher qualquer outro formulário, com medo de que ao fazê-lo, receberá ainda mais e-mails aborrecedores. Por isso, é interessante que você encontre uma forma de garantir ao usuário que você não irá enviar nenhum tipo de material com esse teor, que não irá divulgar seu contato para outras pessoas e que ele pode facilmente efetuar o descadastramento quando quiser.
Isso pode parecer uma ação simples. No entanto, isso faz com que o cliente se sinta muito mais seguro quando estiver preenchendo o formulário. Mesmo assim, se você quiser garantir ainda mais segurança, uma opção é você linkar no formulário uma página com suas políticas de uso e de privacidade. Assim o cliente saberá que ele está se cadastrando em um blog sério.
Efetue testes para saber o que é melhor para gerar leads de forma orgânica
Atualmente, não temos ainda uma forma de analisar se o seu formulário está tendo uma taxa de conversão significativa. Por isso, você terá que efetuar diversos testes.
Nesta parte, é necessário que você seja muito paciente e atencioso. Você terá que analisar o que vem dando resultados e o que não está te trazendo retorno nenhum. Crie anotações sobre as alterações que você está fazendo e analise os resultados com os formatos anteriores. Assim você irá saber quais são os melhores meios para se obter o retorno desejado.
Muitos especialistas afirmam que não existe uma receita mágica para gerar leads de forma orgânica. Tendo em conta que cada segmento de negócio tem suas próprias características e peculiaridades que devem ser compreendidas e atendidas. Além disso, diferentes tipos de público-alvo reagem de formas distintas comparado a outros. Assim, você terá que identificar esses fatores e em cima disso desenvolver sua campanha para gerar leads de forma orgânica!
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