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Como escolher a melhor rede social para sua empresa?

Como escolher a melhor rede social para sua empresa?

Para vários empreendedores novos e experientes, a realidade da internet não é novidade. Já faz anos que ter uma presença no mundo da web não é mais uma opção para qualquer empresa, mas uma obrigação. Porém, este é um mundo que está em constante transformação e tudo passa muito rápido. É necessário que as empresas tenham setores ou profissionais responsáveis por suas mídias sociais. Além disso, a melhor rede social para seu negócio deve ser escolhida adequadamente!

Entendendo essa rápida transitoriedade das coisas na internet, vale ressaltar que antes de se divulgar numa rede social é importante saber o que está em voga nesse quesito no momento. Quais são as plataformas que podem render as melhores respostas em termos de público e engajamento.

As principais redes sociais para quem quer se divulgar na internet atualmente são o Facebook, o Twitter, o Instagram e o Linkedin. Vejamos como uma marca pode otimizar o seu conteúdo em cada uma delas, buscando seu público alvo.

 

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Facebook

Atualmente, é a rede social que mais tem usuários. Inclusive, há uma grande parcela da população que não apenas acredita que o Facebook faça parte da internet, mas que ele é a própria rede mundial de computadores. O Facebook é um mar de possibilidades, os clientes podem enviar mensagens diretas, comentar em posts e até mesmo compartilhar o conteúdo com seus amigos, fazendo o alcance da marca aumentar. Portanto, uma oportunidade de ouro para ser relevante e merecer a propaganda gratuita que as pessoas podem fazer. Mas para isso, é fundamental ter um planejamento de marketing no Facebook!

Twitter

Com muita agilidade, objetividade e apenas 140 caracteres, essa rede social conseguiu o seu espaço entre as maiores da atualidade. As características anteriores são as maiores vantagens que o Twitter apresenta. Além disso, a rede tem poucas regras e é muito simples de ser usada. Por fim, ela pode ser um canal de comunicação muito mais direto das pessoas com as suas marcas favoritas.

 

melhor rede social 2

 

Instagram

Não dá para pensar em compartilhamento de imagens na rede, sem pensar nessa rede social. Mas, atualmente, ela oferece outras funcionalidades. As contas empresariais dão a opção de haver um botão para contato. Ele pode direcionar o cliente para as próprias mensagens diretas do app, ou para o email. Assim, a empresa pode ter um controle maior de como se comunicar com seus seguidores. E muito se engana quem pensa que os negócios que não têm muito apelo visual não vão bem nessa rede social. Basta trabalhar bem com a uma identidade visual sólida.

Linkedin

Por fim, chegamos à rede social “mais séria”. Normalmente se diz isso porque o Linkedin é voltado para o âmbito profissional. Lá, pessoas procuram boas oportunidades e empresas procuram por bons profissionais. Mas, além disso, há toda uma gama de conteúdos que podem ser gerados. Textos que podem ser compartilhados, e também fóruns para a discussão.

 

 

Por que é importante estar e entender qual a melhor rede social para sua empresa?

Num mundo em que as pessoas estão cada vez rodeadas por diferentes mídias, e com elas, literalmente, ao alcance das mãos, estar nas redes sociais é uma ótima oportunidade de alcançar mais pessoas. Isso sem contar com outros benefícios que listaremos abaixo.

A maioria das redes sociais é gratuita

Pode parecer bobo, mas a primeira grande vantagem de estar nas redes sociais é que é de graça. É claro, em quase todos os casos, há planos de divulgação paga que podem (e devem) ser explorados. Contudo, muito do tráfego gerado pelo seu conteúdo pode ser totalmente orgânico. Estudando a rede social e o público e produzindo com qualidade e criatividade isso pode acontecer e dar excelentes resultados.

 

Leia também: Gerenciamento de páginas no Facebook!

 

Conheça melhor o seu público

Absolutamente todas as redes sociais possuem insights. Essas ferramentas analíticas dão ao produtor de conteúdo uma ferramenta maravilhosa chamada informação. Imagine que seja possível traçar demográficos específicos e até os interesses do seu público dentro da própria plataforma gratuita. Ainda assim, se esses dados não forem o suficiente, existem outras opções na internet que possibilitam uma análise detalhada de público. Isso ajuda a entender os hábitos dos seus seguidores e também a criar uma persona. Certamente, para quem conhece bem a sua audiência, produzir conteúdo de qualidade e efetivo torna-se muito mais fácil. Além disso, a melhor rede social é aquela que te aproxima de seu público. Em muitos casos, esta mídia é fragmentada em mais de uma rede!

 

melhor rede social

 

Interagir com seu público é muito importante

Como há muitos profissionais do marketing digital dizendo por aí, as redes sociais não são outdoors. As pessoas não estão reféns apenas de receber conteúdo, mas elas podem interagir com ele, comentá-lo, compartilhá-lo. E é aí que entra a importância de focar o conteúdo na interação. O engajamento das pessoas melhora os índices da sua presença nas redes sociais e também cria uma boa imagem junto ao seu público.

 

Devo escolher a melhor rede social e esquecer das outras?

Com todas essas opções, muitas pessoas se perguntam quais seriam as melhores redes sociais para as suas empresas. Pode parecer assustador, mas o ideal é estar em tantas quanto possível. Isso se dá por uma questão matemática. Esses serviços movimentam milhares de pessoas todos os dias. Se disponibilizar nelas é estar prestes a ser descoberto por um público novo. A melhor rede social para sua empresa é aquela que traz novas oportunidades e aumenta o engajamento. Muitas vezes, são várias delas que permitem isso!

Contudo, é importante estar ciente do quanto isso exige em investimento de tempo, estudo e, provavelmente, de pessoal. Um dos fatores mais importantes da presença virtual de uma marca é a regularidade com que ela fica presente na rede social. Se não houver alguém responsável por produzir conteúdo constantemente numa determinada plataforma, talvez seja mais sensato aguardar um momento mais propício.

Pronto, escolhi a melhor rede social para minha empresa! E agora?

Ao entrar numa rede social, é preciso ter algumas coisas em mente para conduzir um bom trabalho. Primeiramente, é importante levar em consideração o público. Antes de fazer qualquer coisa, pergunte-se: quem é meu público? No que essas pessoas estão interessadas? Que tipo de linguagem lhes é acessível? O que chamaria a sua atenção? O trabalho de marketing nas redes sociais é completamente centrado no público e ele tem de ser o maior protagonista do seu conteúdo.

 

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Em seguida, desenvolva uma linguagem. Isso não tem apenas a ver com o que é escrito, mas com as imagens e com a forma de abordar os conteúdos. É importante que suas postagens tenham tanta personalidade que as pessoas saibam imediatamente que elas pertencem a sua marca. Personalidade é uma característica muito importante nas redes sociais.

Por fim, é importante manter a constância. Poste sempre, vigie os horários em que o seu público recebe melhor o seu conteúdo e mantenha uma linearidade nas postagens. Isso fará com que as pessoas estejam cada vez mais próximas da sua marca.

 

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