Gestão de Twitter – Algumas dicas práticas
Atualmente, muitas pessoas em todo mundo estão usando o Twitter. Essa rede social é uma plataforma de microblogging criada para funcionar por SMS. A ideia do fundador era muito simples. O conceito era ter uma interface que permitisse que amigos compartilhassem em poucas palavras o que eles estavam fazendo. Por causa das limitações do SMS, a característica principal da rede social foi criada: os 140 caracteres. Isso faz com que a gestão de Twitter seja mais complexa em alguns pontos!
Não se engane, no Twitter você pode falar o que quiser, desde que em apenas 140 caracteres. Esse fator, que para muitos é um dificultador, na verdade, tornou-se a grande atração da rede social. A fama que se criou para o Twitter é que ele é rápido e direto.
Outra característica que faz com que a rede tenha essa fama é o fato de sua timeline correr em tempo real. Apesar de algumas mudanças no algoritmo, no Twitter você vê o que as pessoas estão postando no momento em que elas o fazem.
Além disso, os assuntos ficam sempre categorizados através das hashtags (#). Caso alguém queira procurar lá e ver o que está sendo dito sobre um tópico específico, basta digitar “#” e o complemento. Quando algo está sendo muito comentado, o assunto entra nos TTs (Trending Topics) e aparece de maneira mais relevante. São todas essas características que fazem com que famosos e pessoas não públicas passem horas no Twitter todos os dias. Por isso, é importante disponibilizar a sua marca lá também.
Que postura minha marca deve adotar no Twitter?
Obviamente, se a sua marca estiver em dia com a identidade visual, os seus seguidores saberão do que você se trata. Mas isso não significa que elas estão dispostas a receber ofertas e divulgações o tempo todo. Lembre-se, as pessoas que estão nas redes sociais estão buscando entretenimento e informação. Portanto, não adianta trabalhar a sua gestão de Twitter como se fosse um grande outdoor com 140 caracteres.
Uma vez que você conheça bem o seu público e quais são os seus interesses, ofereça-se como aquele perfil que eles seguem porque sempre posta coisas interessantes. Assim como no Facebook, no Twitter é permitido postar imagens, GIFs, links e vídeos. Dessa forma, faça posts diversificados, abordando temas transversais ao seu público. Isso deve garantir engajamento, principal objetivo para quem está nas redes sociais.
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Além disso, é importante interagir com o seu público. Responder às suas perguntas e comentários. Elogios pode ser retuitados, o que, provavelmente, deixará o seguidor feliz. Reclamações que podem chegar em público podem ser levadas para as direct messages, que são privadas. Oferecer esse canal de atendimento é muito importante. Esse é o tipo de atitude que cria uma marca sólida da qual as pessoas fazem propaganda gratuitamente.
Dicas práticas para produzir conteúdo no Twitter
Há sempre o que se possa fazer para garantir que o público lance olhares positivos para a sua marca. No Twitter, é importante começar cuidando do visual. Estabeleça uma identidade visual e não apenas cuide do que as pessoas vão ver, mas também do que elas irão ler.
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Assim sendo, ao twittar, mantenha uma linguagem e um tom adequado e evite erros de ortografia, é claro. Isso é fundamental para a gestão de Twitter ou de qualquer outra rede social! Se você acredita que precisa de ajuda, pode ser uma boa ideia contar com uma agência de conteúdo!
Como o conteúdo no twitter é obrigatoriamente sucinto, mantenha ele relevante. Para isso, saiba o que seu público quer ler e dê a eles o conteúdo que eles estão esperando. Além disso, fique atento à regularidade e aos assuntos que estão sendo postados. Procure ficar a par do que é tendência para a sua marca e poste com frequência. Contas em que as postagens são muito esporádicas tendem a perder muitos seguidores ou a serem mal vistas.
Apesar de as pessoas não quererem ler anúncios o tempo todo, é importante separar um tweet ou outro para direcionar seu público para o seu site. Faça postagens instigantes com links e convença as pessoas a clicarem neles. Na gestão de Twitter você tem pouco espaço para fazer isso, portanto, seja criativo.
Por fim, seja profissional mas não seja impessoal. É claro que o profissional de mídias sociais não precisa ficar expondo sua vida pessoal no trabalho. Mas é importante não tratar o público alvo como um número. A pessoa que está sendo atendida através do Twitter precisa sentir que está recebendo algo único. Isso pode ser feito através de oferecer atenção para o seu público. Certamente, essas dicas farão muito a diferença no seu perfil.
Por que é importante ter um processo de gestão de Twitter para a sua marca?
O Facebook tomou proporções gigantescas dentre as redes sociais. Isso acontece de forma tão massiva que muita gente considera que o Facebook não faz parte da internet, mas é a própria. Assim sendo, é normal que muitas empresas deixem o Twitter de lado.
Atenção! Isso é um erro. A rede social ainda é muito relevante, porque tem menos regras que a outra gigante, e porque é muito frequentada por pessoas públicas.
Assim sendo, a gestão de Twitter, feita de forma correta é uma forma de manter sua marca em contato com pessoas e assuntos relevantes no exato momento em que estão acontecendo. É verdade que isso exige um pouco mais de afinco no trabalho, mas, é bastante compensador. Há um senso de proximidade que o Twitter oferece que não é obtido em nenhuma outra rede social. Sua marca pode se beneficiar muito disso.
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