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5 dicas de produção de conteúdo para web para sua empresa

5 dicas de produção de conteúdo para web para sua empresa

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre o tão importante marketing de conteúdo. Acredito que você já tenha se deparado com esse termo, seja no trabalho, ou até mesmo navegando na internet. E é comum as pessoas assimilarem pensamentos como “produzir conteúdo é criar e escrever para um blog” a este termo em um primeiro momento. No entanto, a produção de conteúdo para web é muito mais do que isso.

Por trás do marketing de conteúdo existem diversos outros fatores que podem ser incluídos neste termo. Se você continuar com o pensamento, pode estar perdendo grandes chances de conseguir o retorno esperado.

É comum nós falarmos sobre a importância de se ter uma boa estratégia quando o assunto é produzir conteúdo para web. Pois, com uma boa estratégia, os resultados são ainda mais expressivos.

No entanto, elaborar uma estratégia de qualidade não das tarefas mais fáceis. Boa parte da dificuldade disso está relacionado com a produção do conteúdo. Criar um site e mantê-lo sempre em dia com conteúdo de qualidade, ou até mesmo publicar um e-book para download podem ser problemas, caso você já não tenha pensado nisso e se preparado para tal.

 

 

É correto afirmar que o alicerce de toda estratégia de marketing de conteúdo é a produção do mesmo. Não se engane pensando que produzir conteúdo é apenas escrever textos. Quando o assunto é marketing de conteúdo, as opções são diversas.

É claro que os textos são os meios mais comuns, e muitas vezes os mais eficientes, de se obter resultados com marketing de conteúdo, mas tudo isso irá depender do segmento de mercado em que você atua, no orçamento que você tem a disposição para investir e até mesmo de sua criatividade.

Mas então, você deve estar se perguntando quais tipos de conteúdo você pode produzir além de textos. Como já foi dito acima, a produção de conteúdo não se limita apenas a fazer publicações com textos em seu site.

É claro que atualizar seu blog frequentemente com textos de qualidade tem uma importância enorme. Porém, esta é só uma das opções que você tem quando o assunto é produzir conteúdo para web. Então, confira abaixo algumas dicas de conteúdo para web que você pode produzir.

Produção de conteúdo web- eBooks

Muitas pessoas que trabalham no marketing digital costumam falar que um eBook nada mais é do que um post de seu blog vitaminado. E muitas vezes esta afirmação está correta.

Um eBook deve ser escrito tratando de assuntos de forma mais aprofundada, entrando em detalhes do que está sendo tratado nele. Por isso, é mais complexo do que um simples artigo.

 

produção de conteudo para web

 

Elaborar um e-Book de qualidade pode não ser uma tarefa fácil caso você não tenha muita facilidade de escrever artigos. Afinal, se escrever textos de 500 palavras já não é fácil, imagine criar um eBook. Geralmente são mais de 5 mil palavras, tratando do assunto abordado com didática, com Calls-to-action e outros fatores!

Além disso, é de extrema importância que você insira imagens chamativas e que estejam relacionadas com o assunto e também possua uma landing page atrativa.

Por isso, procure se estar preparado se for redigir um eBook, pois ele é uma ótima forma de conseguir leads para seu negócio.

 

 

Produção de conteúdo web-  Redes sociais

Este item provavelmente está bem claro para qualquer pessoa que esteja minimamente acostumada marketing digital.

Atualmente, as mídias sociais são grandes vetores de divulgação de marcas, pois a grande maioria das pessoas está conectada nelas.

Devido a isso, é de extrema importância que você crie conteúdo baseado em cada uma das redes sociais. Isso talvez seja um pouco trabalhoso e demorado. Mas se adaptar as diversas redes sociais é algo que pode fazer toda a diferença na produção de conteúdo para seu blog.

Vídeos

Os vídeos são uma das mais comuns opções de conteúdo depois dos textos. Fazer demonstrações ou até mesmo vídeo-aulas tem grande utilidade em sua estratégia, e irão te auxiliar a atingir seu público com maior eficiência, pois por meio do vídeo, você acaba informando seus consumidores por meio da fala, criando assim um clima de diálogo. Além disso, um vídeo ainda pode virar um artigo para seu blog posteriormente. No entanto, não basta apenas ligar uma câmera e simplesmente ir falando. Crie um roteiro de qualidade, pois ele será o conteúdo oferecido por você no vídeo.

 

 Imagens

Não se engane pensando que imagem não é conteúdo. O fato de serem muito compartilhadas, faz com que elas tenham um alto engajamento por parte do público. Este é um ponto fundamental na produção de conteúdo para web. 

Dependendo do segmento de mercado em que você atua, as imagens podem ser até melhores que os próprios textos. Por exemplo, se seu negócio trabalha com decorações, usar imagens pode ser a melhor maneira de atingir seu público-alvo. E as imagens podem ser úteis mesmo se seu nicho de mercado não for ligado diretamente com o visual.

Existem diversas formas de se utilizar uma imagem no marketing digital. Porém, a imagem deve ser criativa, e de boa qualidade. Senão, ela pode afastar o público com a mesma facilidade que ela atrai. Por isso, é necessário que você trabalhe duro para criar imagens atrativas, assim como deve ser feito em todos os segmentos quando o assunto é produzir conteúdo para web.

Agora vamos ao foco principal deste artigo, que é te ajudar a produzir conteúdo para web de maneira mais eficiente. Confira abaixo algumas dicas de produção de conteúdo para web para sua empresa.

 

5 dicas para transformar a produção de conteúdo para web de sua empresa

Organize a produção de seu conteúdo

Normalmente, você tem três opções para produzir seu conteúdo, que são: a produção interna, produção terceirizada, ou uma mescla das duas opções anteriores. Pois bem, agora vamos situá-lo sobre o que isso quer dizer.

 

A Produção interna

Nesta opção, você pode contratar uma pessoa para produzir conteúdo para web exclusivamente para sua empresa. Esse funcionário ficará encarregado de cuidar de tudo o que diz respeito a produção de conteúdo em sua empresa. No entanto, vale ressaltar que nem sempre apenas uma pessoa será capaz de cuidar de tudo isso, então preste bem atenção neste ponto para não sobrecarregar seu funcionário e acabar causando uma queda de qualidade no conteúdo.

Outro ponto a ser destacado na produção de conteúdo para web é a necessidade de se contratar pessoas qualificadas, que saibam o que estão fazendo, para ter uma maior garantia de obtenção de resultados no futuro.

 

A Produção de conteúdo terceirizada

Nesta segunda opção, você contrata uma agência especializada no assunto, e que tomará conta de todo o seu marketing de conteúdo. Neste sentido, a produção de conteúdo para web fica muito mais fácil e profissional!

Além de ter uma equipe qualificada para os mais diversos tipos de conteúdo, você conta com mais tempo para as outras estratégias. Esta opção trará a você mais segurança, pois assim você terá uma garantia de resultados. Ao contratar uma agência você poderá focar na gestão de sua empresa, e deixá-los fazer o resto. Mas para isso, é fundamental contratar uma agência de conteúdo séria e competente!

Uma mescla das opções anteriores

Esta terceira via mistura as duas opções anteriores, onde um funcionário fica responsável por organizar e criar as demandas de conteúdo, enquanto uma empresa especializada executa e produz o que for necessário. Neste caso, a comunicação entre a empresa e a agência de conteúdo, precisa ser muito bem estruturada.

 

produção de conteúdo para web

 

 

Conheça seu público, para que a produção de conteúdo para web seja bem direcionada

Esta parece ser uma questão óbvia, porém, continua sendo de extrema importância. Para a produção de conteúdo para web de qualidade, você precisa conhecer o público que você procura atingir. Procure pensar com a cabeça de seu público, imaginando o que eles realmente estão procurando em paralelo ao que você está oferecendo. Tenha o seguinte pensamento em mente: “Seu eu fosse um consumidor, eu compraria esse produto baseado no conteúdo apresentado pela empresa? ”.

 

Tenha um bom conhecimento de SEO

 

De nada adianta você oferecer os melhores produtos e ter um conteúdo de qualidade  se seu público não consegue te achar. Por isso, é essencial que você produza conteúdo para web otimizado em SEO. Assim, sua página ficará melhor ranqueada nos mecanismos de busca, fazendo com que o tráfego no seu site seja muito maior. Consequentemente, gerando mais clientes.

 

Tenha sempre como principal foco a qualidade

 

De nada adianta você produzir muito conteúdo, se ele não tem a mínima qualidade necessário para vingar. O pensamento de que é melhor se ter qualidade e não quantidade se encaixa perfeitamente aqui. Sendo assim, produza conteúdo para web de forma relevante. Mesmo que demore um pouco mais ou demando mais trabalho, pois ele com toda certeza trará melhores resultados do que um monte de artigos mal feitos.

 

Analise os resultados obtidos

 

Saber qual tipo de conteúdo, ou qual plataforma está trazendo os melhores retornos é essencial para você produzir novos materiais. Tome as análises feitas como base para a produção dali em diante. Assim, você irá filtrar seus bons resultados, não perdendo mais tempo em coisas que não trazem retorno. Além disso, é importante você dar uma olhada no feedback do seu público, pois assim saberá o que eles mais estão gostando e o que você precisa melhorar.

 

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