Inbound marketing para pequenas empresas, é possível ter sucesso?

Quando pensamos em estratégias de marketing, em formas de potencializar as vendas e o crescimento de uma marca, geralmente nos vem à mente uma grande empresa. Mas e as pequenas e médias empresas, não podem ter vantagens também? Com certeza! Basta usar a metodologia certa. Neste sentido, o inbound marketing para pequenas empresas é uma via mais barata e altamente efetiva para estes casos!

Porém, uma coisa é fundamental e separa o sucesso do fracasso: a metodologia adequada. O Inbound marketing é uma estratégia com excelente retorno, consideravelmente mais prática e barata do que algumas outras possibilidades. Porém, tudo isso depende de sua boa aplicação.

Mas antes de falarmos mais especificamente de como aplicar o inbound marketing para pequenas empresas, precisamos entender o cenário em que estas estão envolvidas.

 

Inbound marketing para pequenas empresas e a solução de problemas!

 

Antes que você digite a primeira linha de qualquer estratégia, precisa entender o que sua empresa oferece. Não em questão de serviços ou produtos. Isso é muito vago, frio e impessoal. Qual a solução que sua empresa oferece?

Para que isso fique mais claro, pense da seguinte forma. Uma revendedora de carros, por exemplo, não vende automóveis. Ela vende solução! Sim, ela vende transporte, locomoção, conforto, sensação de sucesso e de bem-estar. Esta é a solução!

 

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Nenhuma pessoa compra produtos ou serviços, por eles mesmos. Nós compramos soluções e conceitos.

Entender isso, ver sua empresa desta forma, fará com que você tenha muito mais sucesso em sua estratégia.

Isso por que o inbound marketing para pequenas empresas é o processo, mas não o fim em si mesmo. Sem um conceito de solução, sua empresa pode investir nos melhores profissionais, mas irá patinar muito para crescer.

Agora que já quebramos alguns paradigmas quanto ao posicionamento de sua empresa, vamos pensar na forma de organizar o inbound marketing, para que tenhamos mais sucesso!

 

Inbound marketing para pequenas empresas, começando pelo planejamento!

 

O planejamento de inbound marketing é o ponto de partida de qualquer estratégia. Como ele deverá ser focado nas soluções que sua empresa oferece, a persona tem que ser o ponto de partida!

A persona, nada mais é do que a criação de um personagem, que irá simbolizar seu público alvo. Muito mais do que apenas conter informações como idade, sexo, função no trabalho e renda, temos que pensar em seus hábitos de consumo.

Neste sentido, é fundamental pensar de forma mais ampla, procurar informações sobre a forma como este determinado público consome e toma suas decisões.

 

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Depois de estabelecer a persona, temos que encontrar formas de impactar e interagir com este público. De forma geral, vemos muitas vezes os profissionais usando o inbound marketing apenas de uma forma, com um conceito engessado.

Não são todos os públicos que podem ser trabalhados com a sequência tradicional de recompensa digital – interação via e-mail- venda.

Cada público precisa ser trabalhado de acordo com suas especificidades. Por exemplo, será que sua persona não usa mais mobile do que desktop? Neste caso, toda a estratégia precisa ser trabalhada desta maneira.

 

Planejamento de inbound marketing para pequenas empresas, colocando a mão na massa!

 

No planejamento de inbound marketing para pequenas empresas, precisamos criar um plano de ação específico. Cada ação, precisa ser detalhada e principalmente, monitorada. Isso fará com que você não perca o timing das campanhas e consiga executar toda a estratégia de forma mais direta.

Para facilitar seu entendimento, vamos delimitar pelas fases do inbound marketing, como deve ser feito o planejamento!

 

  1. Atração:

Como você irá atrair pessoas para seu negócio? Geralmente, partimos do pressuposto de tráfego em uma landing page + recompensa digital em troca de um contato (e-mail e/ou telefone).

No geral, o tráfego é obtido de forma orgânica ou paga. O tráfego orgânico, em longo prazo, se mostra muito mais efetivo. O tráfego pago, dentro do inbound marketing, deve ser pensado como parte da estratégia e não como única fonte.

Mas isso nem sempre precisa ser pensado desta maneira engessada. A atração pode ser trabalhada de diferentes formas. Aqui, entram as particularidades de cada negócio, a forma como o cliente interage, entre outros.

Por exemplo, imagine que você tem uma empresa com um público jovem, mais restrito, como um estúdio de tatuagem. Nem sempre, este público irá baixar um e-book ou abrir e-mails.

Neste caso, você pode usar as redes sociais para capturar contatos. Como assim? As estratégias são muitas. Em um caso de um cliente deste nicho, que atendemos aqui na Leads, usamos uma promoção de sorteio, onde o cliente deixava no inbox da página, um contato para participar.

Deixamos claro que estes receberiam promoções e contatos após isso. Houve uma conversão fantástica!

Isso é pensar a atração, dentro do inbound marketing, de forma específica e muito mais eficiente!

 

  1. Conversão

A conversão aqui, está sendo tratada sob o ponto de vista visitante-lead. Desta maneira, é muito importante uma análise um pouco mais detalhada. Muito mais do que apenas melhorar o conceito, ter uma landing page de alta conversão, precisamos nos preocupar com quem direcionamos para a página.

Muito se fala em técnicas para a melhoria da conversão nas landing pages, mas muitas vezes esquecemos do mais importante: qual a qualidade do tráfego você está direcionando para ela?

Não vamos nos ater a questões técnicas, isso você pode fazer com uma pesquisa rápida. O mais importante aqui é a visão da qualidade do tráfego.

Se você trabalhar com tráfego orgânico, em tese, terá mais facilidade de conversão. Em tese. Isso tudo depende de uma série de fatores.

Se você trabalha com trafego pago, este é um cuidado ainda maior! Neste sentido, é fundamental trabalhar com um bom profissional e principalmente, com uma escolha alinhada a sua persona.

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  1. Relacionamento

 

Aqui está a grande chave do Inbound Marketing para pequenas empresas. Quanto mais você investir em um relacionamento de qualidade, melhores as chances de ter um elevado nível de vendas. Mas relacionamento é algo amplo, complexo e com particularidades para cada negócio.

Uma das questões mais importantes no relacionamento é o valor que você entrega para seu cliente. Muita gente acha que mandar ofertas para os clientes, via e-mail, é se relacionar com eles. Isso é a velha propaganda (nem publicidade pode ser chamada).

O relacionamento se baseia na entrega de valor, com conteúdo e soluções. Para isso, alinhamos a comunicação, a forma de interação e direcionamos para o que a persona espera. Caso contrário, será um relacionamento fadado ao fracasso!

 

  1. Venda

O ponto mais importante, não é? Pois bem, a venda é resultado de um processo, do acompanhamento e eficiência dos itens anteriores. Se a atração, conversão e relacionamento não funcionarem, você não terá bons resultados!

Por mais que seu produto ou serviço seja bom, sempre há a questão de relacionamento, emocional, envolvida no processo. E nisso, nada supera a metodologia do Inbound Marketing!

 

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Como começar a usar hoje o Inbound marketing para pequenas empresas?

 

Comece gerando valor para sua audiência. Nisso, o marketing de conteúdo é fantástico! Na verdade, ele é a base. Sem ele, não se constrói um bom relacionamento, seu trafego não será tão qualificado e as vendas serão muito mais difíceis.

Todo o restante do processo, pode ser trabalhado de diferentes formas, desde que você tenha uma boa estratégia de conteúdo.

Para isso, conte com uma boa agência de marketing de conteúdo! Aqui na Leads Marketing de conteúdo, podemos cuidar de todas as etapas de seu processo. Deixe o inbound marketing para quem é especialista, e foque em seu negócio, em melhorar os processos e em melhorar a qualidade! Deixe o restante por conta da Leads!

 

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