Inbound Marketing para negócios físicos: como ter mais sucesso?

Para quem atua com um negócio online, as estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo já são totalmente conhecidas e vistas como imprescindível. Mas, muitos empreendedores ainda não sabem como aplicar essas técnicas de Inbound Marketing para negócios físicos.

Mesmo tendo um público segmentado por região, as lojas e empresas físicas devem atuar com o Inbound Marketing para ampliar a visibilidade na internet, aumentando as vendas na loja. A principal diferença entre um negócio físico e um online, no Marketing Digital, é justamente a segmentação por região de anúncios e conteúdos.

 

Por que investir em Inbound Marketing para negócios físicos?

A principal vantagem do Inbound Marketing é o baixo custo e a alta porcentagem de retorno positivo para a empresa. Estima-se que gasta cerca de 60% menos com estratégias online de marketing, sendo que elas atingem muito mais pessoas.

Supondo como um negócio físico uma lavanderia. A princípio, pode ser difícil imaginar como o Inbound Marketing pode solucionar o problema desse comércio com a falta de clientes. Entretanto, com um posicionamento assertivo na internet e nas redes sociais, a lavanderia pode ganhar muito mais clientes.

O Google, por exemplo, é a ferramenta de pesquisa mais utilizada no mundo. Diariamente as pessoas fazem milhares de pesquisas diferentes na plataforma. Sendo assim, as pessoas da região da lavanderia em questão podem estar pesquisando um lugar para lavar roupas que seja barato, de confiança e próximo da casa delas – ou do local em que elas estão hospedadas.

É neste momento que entram as estratégias de Inbound Marketing para negócios físicos. Imagine que a lavanderia fique no bairro Morumbi, em São Paulo. Os moradores do bairro ou visitantes hospedados pela região irão pesquisar no Google: “Lavanderias no Morumbi”, ou variações do mesmo termo.

Ao ter um anúncio no Google, ou um blog com SEO e redes sociais, a lavanderia será encontrada com mais facilidade por alguém que já precisa lavar as roupas! Agora, só faltará para o negócio apresentar uma oferta matadora e apresentar mais informações para o lead.  

 

Qual o primeiro passo para o Inbound Marketing para negócios físico?

A empresa que quer iniciar no Inbound Marketing para negócios físicos deve começar a criar presença na internet. Para isso, o ideal é criar perfis em redes sociais e criar um blog. Essas duas ferramentas irão auxiliar o processo de atração de leads, aumentando as vendas.

 

Anúncios

Os anúncios são estratégias de divulgar ainda mais a empresa na internet. Eles conseguem ser destaques nos resultados de busca do Google e também possuem um papel importante no facebook. É importante a empresa tenha uma landing page para receber o tráfego de leads desses anúncios.

 

Landing Page

Seja um site corporativo ou uma página com carta de vendas. É fundamental que o negócio físico tenha um espaço para fazer a conversão de leads e usar estratégias para criar lista de email marketing, seja com promoções, recompensas ou até mesmo vouchers de descontos.

 

Outras ferramentas

Além disso, os negócios físicos podem atuar com outras ferramentas importantes para o Inbound Marketing. Confira:

 

  • Canal no Youtube
  • Email Marketing
  • Comunicação por Whatsapp
  • Comunicação por SMS

 

Inbound Marketing para negócios físicos

 

Google Maps: mais visibilidade para negócios físicos com a localização

O Google Maps é uma ferramenta de geolocalizção muito utilizada pelas pessoas que buscam comércios e serviços perto de casa. Ao se cadastrar o no Google Maps, a empresa ganha mais visibilidade e se torna mais acessível. Além disso, acaba virando um ponto de referência para o Google, podendo aparecer mesmo para o internauta que fez uma outra pesquisa.

Como se cadastrar no Google Maps?

Para fazer o cadastro, a empresa deve ter uma conta gratuita no Google Meu Negócio. Depois disso, basta editar as informações sobre o negócio e atualizá-las na plataforma. Além do endereço, o negócio físico irá apresentar informações sobre contato, horários de atendimento e endereço so site. A empresa também passará a receber avaliações do usuário, que são extremamente importantes para o Inbound Marketing para negócios físicos.

 

Inbound Marketing para negócios físicos: da atração para a fidelização

 

Atração

O primeiro passo é atrair mais leads para a empresa. Seja uma loja, um comércio, um restaurante ou uma prestadora de serviços: a empresa deve produzir conteúdos de qualidade e relevância para gerar mais encontrabilidade na internet.

 

O que fazer:

1 – Criar um site (ou uma landing page) e perfis nas redes sociais

2 – Criar um blog

3 – Fazer anúncios no Google e Facebook

4 – Cadastrar o negócio no Google Meu Negócio

5 – Produzir conteúdo relevantes e otimizados

 

Conversão

A conversão ocorre depois da atração: é o momento em que a pessoa interessada passa a ser lead, ou seja, compartilha com a empresa algum tipo de contato.

O que fazer:

1 – Ter uma landing page para os anúncios

2 – Ter uma boa oferta

3 – Oferecer recompensas

4 – Criar listas

Atenção:

O lead pode pular essa fase e ir direto para o comércio. Sendo assim, a empresa pode fazer o cadastro dele na própria loja física. A lista será importante para gerar mais vendas e fidelização.

 

Nutrição do Lead

Caso o lead ainda não tenha executado a compra, é importante nutrir e aquecer o contato entre a empresa e o prospect. Por isso, é fundamental continuar com a produção de conteúdos relevantes para ele.

O que fazer:

1 – Trabalhar com e-mail marketing

2 – Direcionar para eles artigos específicos do blog

3 – Construir a autoridade da empresa

4 – Criar vínculos de comunicação

 

Fidelização

Após a venda, o funil deve ser reiniciado. Nesta etapa, inicia-se o processo de fidelização do cliente. Sendo assim, é importante que a empresa continue com estratégias de Marketing de Conteúdo. Além de pensar no sucesso do cliente em relação à marca e ao produto.

 

Leia mais: Como fidelizar clientes: trabalhando para o sucesso do seu público.

 

Marketing de Conteúdo: vitrinismo online para um negócio físico

 

O Inbound Marketing para negócios físicos possibilitou uma nova forma de comunicação e divulgação de produtos. Sendo assim, a internet apareceu como uma forma de expor os produtos e ofertas para mais pessoas. O vitrinismo não ficou restrito à fachada da loja e às pessoas que passariam em frente dela.

Dessa maneira, o Marketing de Conteúdo serve como uma forma de expor não só os produtos, mas os benefícios e o impacto que eles geram para as pessoas. O vitrinismo, no Inbound Marketing, ganha um tom de humanização ao falar sobre as questões humanas que envolvem a compra daquele produto ou serviço.

Vale destacar que o Marketing de Conteúdo não é e não deve ser uma apenas uma exposição de produtos. Nas redes sociais, por exemplo, a porcentagem de conteúdo voltado para a venda de um produto deve ser de apenas 20%. Sendo assim, é importante que o Marketing de Conteúdo foque em interação, entretenimento, informação e educação.

 

Dicas para ter mais sucesso nas estratégias de Inbound Marketing para negócios físicos:

 

  • Compreenda a persona e suas dores
  • Divulgue as soluções do seu produto, e não foque apenas nele
  • Humanize o conteúdo postado
  • Aborde assuntos do cotidiano da pessoa
  • Gere identificação
  • Esteja presente onde seu público está
  • Mantenha a mesma identidade visual da marca
  • Seja atencioso com o cliente
  • Esteja disponível para responder dúvidas

 

Terceirização de conteúdo para Inbound Marketing

 

Nem sempre, as empresas físicas possuem equipes de marketing digital para atender à nova demanda do mercado. Por isso, é importante contratar uma agência de conteúdo para produzir conteúdos de qualidade e gerar mais vendas.

 

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