Tudo o que você precisa saber sobre Google AdWords.
Todos os dias milhares de pesquisas são realizadas no Google, além de muitos portais que são acessados em busca de notícias, informação e/ou aprendizado, tornando-se assim um ambiente perfeito para as marcas comunicarem-se com o seu público.
Google adwords é a plataforma do Google para a criação de anúncios, também conhecidos como Links Patrocinados. Existem muitos formatos de anúncios disponíveis na internet e em sites, vamos entender cada um deles e entender qual é o melhor para seu negócio. Ele é uma forma interessante para otimizar o marketing de conteúdo!
Formatos de anúncios no Google Adwords
O primeiro e mais conhecido formato de anúncio é o da Rede de pesquisa, também chamado de Search. Este tipo de anúncio é ativado quando uma pessoa realiza uma pesquisa no site da Google. Os primeiros resultados, com um retângulo verde e escrito anúncio, são mostrados a partir da palavra-chave digitada pelo pesquisador.
A posição em que o anúncio é mostrado depende de um leilão que acontece nos microssegundos entre a digitação da palavra-chave e os resultados exibidos. Esta posição é determinada entre a qualidade do anúncio, relevância do anúncio com a página de destino e a palavra-chave e o valor determinado pelo anunciante para aquela palavra.
Outra forma de anúncio são os Banners (anúncios gráficos) veiculados em uma rede de parceiros do Google, também conhecida como Rede de Display:
Este tipo de anúncio é ativado de diversas formas, por palavras chave, por contexto do site onde o anúncio está sendo exibido, por canais específicos que o anunciante escolhe para serem veiculados e também por remarketing (após o visitante ter acessado o site do anunciante e continuar navegando por outros sites na internet).
Google Shopping
Para os anunciantes que tiverem um e-commerce existe a modalidade chamada de Google Shopping:
Estes anúncios são ativados pela palavra-chave digitada pelo pesquisador, mas quando esta palavra está diretamente relacionada a um produto estes anúncios são exibidos. Estes anúncios dependem de uma série de configurações para serem ativados como: preço, imagem, descrição, disponibilidade em estoque, etc.
Estas informações são passadas por uma planilha chamada de feed ou então via arquivo xml, o mesmo que alimenta as informações contidas no site.
Quem nunca ficou ansiosamente esperando os 5 segundos passarem para poder pular o anúncio ao começar a assistir um vídeo no YouTube? Esta também é uma modalidade de anúncios que são produzidos com o Google Adwords:
E por fim existe também a modalidade Mobile, para empresas que possuem aplicativos. Nesta modalidade é possível criar anúncios para diferentes objetivos com o aplicativo, desde o mais básico para instalar o aplicativo, como mas avançados para realizar compras específicas dentro do app.
Esta modalidade é muito usada para engajar os usuários com o app. Exemplo usuário baixou o app, usou no primeiro e segundo dias e depois não acessou mais.
Gostou de saber mais sobre como funciona o Google AdWords? Então não deixe de conhecer o blog da Orgânica Digital, lá você encontrará as melhores dicas sobre o universo do marketing digital!