SEO para iniciantes, tudo o que você precisa saber para aumentar a visita de seu site.
Você começou um blog, mas tem dificuldade para fazer com que seu conteúdo seja encontrado por outras pessoas? Já tem um blog e quer fazer sua audiência aumentar? Quem sabe até duplicar. Então para conseguir mais visualizações em seu site você precisa conhecer o SEO para iniciantes.
O que é SEO para iniciantes?
A sigla SEO significa Search Engine Optimization, em tradução livre otimização de sites para motores de busca. As técnicas de SEO servem para deixar o site melhor ranqueado nos buscadores como Bing, Yahoo e Google.
Para ranquear o seu site o Google, por exemplo, usa diversos fatores, e alguns são difíceis de controlar. Por outro lado, existem algumas práticas que podemos usar para tornar o site mais atrativo.
Algumas regrinhas básicas para deixar um site otimizado de acordo com as regras de SEO são:
Usar palavra-chave
É o termo usado pelo Google para verificar o texto, ela deve aparecer sem exagero para não atrapalhar o ranqueamento.
Relevância
Se você quer que seu site apareça no topo, então é preciso caprichar na produção de conteúdo que ajude o leitor de alguma forma.
Subtítulos
Divida o texto em partes usando H1, H2, H3, isso ajuda o visitante a não se perder durante a leitura.
Outra vantagem é que o usuário pode pular direto para a parte do texto que o interessa.
Colocar a palavra-chave no título do post
Isso mostra que o texto é relevante logo no início, além disso a palavra-chave deve estar do lado esquerdo.
Texto escaneável
Alinhar o texto a esquerda o torna visualmente mais agradável para o leitor, pois cria uma leitura dinâmica.
Desse modo cria-se a leitura em F, que é o ideal para textos online, pois acompanha o movimento dos olhos.
Hyperlinks
Usar links relevantes aumentam as chances de um bom ranqueamento, porquê mostra que o site tem autoridade no assunto. Fazer linkagem com conteúdo do próprio site aumenta a autoridade do site nos motores de busca.
Como também, o uso de links de outros sites mostra que aquela página está atrelada a sites do mesmo assunto. Usar essas regras deixam o texto mais atrativo para os crawlers, que são robôs que fazem o ranqueamento dos links.
Como é feito o ranqueamento dos sites pelos buscadores
Agora que você já entendeu um pouco o básico de SEO, vai aprender como as buscas funcionam. O ranqueamento dos sites é feito pelos crawlers do sistema do buscador.
É importante dizer que alguns critérios de avaliação podem mudar dependendo do buscador utilizado. A mesma página pode aparecer em primeiro no Bing e em terceiro no Google, por exemplo.
Isso acontece por que os crawlers de cada buscador trabalha de forma um pouco diferente. Para facilitar o entendimento, imagine que os crawlers são robozinhos que leem os sites e organizam os links na página.
Quando fazemos uma pesquisa na internet são esses robôs que nos levam aos sites. Agora que você já entendeu o básico do SEO para iniciantes, vamos mostrar o que não se deve fazer.
O que não é SEO, ou black hat
Algumas práticas são vistas com maus olhos pelos buscadores e podem até receber punição. Então para que seu site não tenha problemas para ser encontrado aí vão algumas dicas do que não fazer:
Dois dos maiores problemas estão na palavra-chave.
Keyword Stuffing
Escrever textos que repetem a palavra-chave de forma forçada e exaustiva pode gerar punições.
Para garantir um bom ranqueamento a palavra-chave deve aparecer naturalmente no texto sem atrapalhar a leitura.
Unrealated Keyword
Criar uma página com palavras-chave e links fora do contexto, buscando gerar clicks e autoridade através dos links.
Cloaking
Essa tática camufla os links, mostrando coisas diferentes para o usuário e para os crawlers.
Conteúdo duplicado
Para os buscadores, conteúdo bom tem que ser original, qualquer texto que for idêntico terá problemas de ranqueamento.
Em casos de conteúdo duplicado o buscador exibirá apenas um site, dando prioridade para o que foi criado primeiro.
Linkfarm
Uma tática onde vários sites tentam gerar links entre si.
Essa é a forma que alguns sites usam para monopolizar o conteúdo entre eles.
Blog SPAM
Essa prática consiste em fazer comentários sem relevância, apenas para incluir um link.
Existem diversas outras práticas ruins que podem fazer o seu site ser rebaixado ou a página ser banida.
Então para não deixar que esses problemas aconteçam com seu site use ferramentas como o Google Serch Consule.
Ferramentas de SEO gratuitas
Não é da noite para o dia que uma pessoa vai entender tudo sobre SEO.
Para entender tudo sobre o assunto, é necessário horas de estudo e muita pesquisa. Algumas pessoas contratam profissionais em otimização de sites, mas não é preciso gastar dinheiro para ter um site bem ranqueado.
A boa notícia é que, você não precisa virar um expert para colocar o SEO para iniciantes em prática.
Vamos mostrar algumas ferramentas que ajudarão no ranqueamento do seu site.
· Google Search Console
Uma ferramenta de SEO para iniciantes muito poderosa, com foco em analisar a saúde do seu site.
· Google Adwords
Essa ferramenta é muito útil para pesquisar palavras-chave, podendo mostrar quantas vezes uma palavra foi buscada. Outros dados que a ferramenta oferece é saber em quais lugares do mundo a palavra foi pesquisada.
Também mostra quais palavras estão sendo mais procuradas naquele momento.
· SEMrush
Essa ferramenta é muito usada para quem quer saber mais sobre o próprio site ou sobre a concorrência.
Para isso, basta inserir o link que a ferramenta apresentará uma serie de dados que podem impulsionar os seus esforços em SEO.
· Keys4UP
Uma ferramenta muito boa para pesquisar palavra-chave, a ideia dessa ferramenta é facilitar o processo de busca palavra certa.
Além disso, é muito fácil de usar Keys4UP e é uma ótima opção para impactar sua audiência da forma certa.
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SEOquake
Esse é uma extensão para navegadores, pode ser baixado no seu navegador preferido.
Suas principais funções são:
- comparar URL;
- Analisar links de qualquer site;
- Fazer exportação de dados.
Estratégia básica de SEO para iniciantes.
Até aqui você aprendeu o que é SEO, como funciona o ranqueamento e descobriu algumas ferramentas úteis.
Agora vai aprender algumas dicas que não podem faltar no seu site.
Title Tag
O título do texto deve estar no formato H1, conter no mínimo 55 caracteres e conter a palavra-chave.
URL amigável
O endereço do texto não deve aparecer cheio de caracteres aleatórios, a URL deve conter até cinco palavras.
Assim o Google consegue ler melhor o conteúdo do site.
Alt Tag Imagens
Infelizmente os robôs que fazem a busca ainda não conseguem ler imagens ou infográficos. Mas tudo que for feito para otimizar seu site será considerado pelos buscadores, então capriche na descrição das imagens. O adequado é usar até oito palavras, com a palavra-chave entre elas.
Com o crescimento da internet, onde todos podem escrever sobre o que querem, aparecem milhões de textos, sobre vários nichos. No meio desses milhões todos querem ter seu conteúdo consumido e se tornar referência nas páginas de busca.
Atualmente ninguém tem paciência para ficar buscando o que deseja em todas páginas do Google. É nesse cenário que surge o SEO, um atalho para chegar no topo, apesar de sua popularização, nem todos conhecem.
Agora que você leu esse texto até o final, considere-se um passo à frente da maioria.