News

Check out market updates

Qual o papel de uma agência de conteúdo?

Qual o papel de uma agência de conteúdo?

Você finalmente decide que o marketing de conteúdo não é somente uma onda. Então decide aplica-lo em sua agencia ou empresa. Porém, na correria do dia a dia, não consegue produzir os conteúdos para redes sociais e blogs, da forma que gostaria. Neste momento então, você decide procurar uma agência de conteúdo. Será que isso é viável? Será que o conteúdo será de qualidade? Tudo depende….

Uma boa agência de conteúdo envolve uma série de questões e seu papel é fundamental para grande parte das estratégias. Mas antes de falarmos das vantagens de contratar uma agência de conteúdo, precisamos entender qual o seu papel!

 

Agência de conteúdo, qual o papel que ela desempenha?

 

Muitas pessoas acreditam que a agência de conteúdo apenas cria artigos. Sim, esta é uma de suas tarefas, mas jamais será a única. Na verdade, os artigos são, na maior parte dos casos, um produto final. Na verdade, a atuação da agência de conteúdo envolve muita coisa. Muito mais do que apenas comprar artigos para blog, a agência precisa pensar de forma estruturada e estratégica!

 

agência de conteúdo

 

Aqui, é importante destacar que existem diferentes tipos de agências de conteúdo. Muitas, são focadas em artigos otimizados em SEO, por exemplo. Da mesma forma, existem aquelas que trabalham de uma forma mais ampla, com gestão de redes sociais e e-mail marketing. Neste sentido, para deixar este artigo mais completo, iremos tratar dos papéis das agências de conteúdo, com foco no contexto geral.

Veja as principais tarefas e o papel de uma agência de marketing de conteúdo!

 

  1. Mapeamento da Persona:

Nenhuma estratégia de conteúdo dará certo sem o devido mapeamento da persona. É fundamental que a agência de conteúdo tenha isso, como o ponto de partida de seu trabalho. Existem casos onde o cliente, sozinho já fez isso. Mas mesmo assim, a agência pode otimizar este mapeamento com seu know how  na produção de conteúdo!

 

capa

 

 

  1. Planejamento de estratégia e produção.

 

A questão da estratégia é bastante especifica. Existem casos, onde o cliente faz a estratégia. Na verdade, o ideal é um trabalho conjunto entre o cliente, que tem o conhecimento do negócio e a agência.

Já quanto a produção de conteúdo, este é um papel 100% da agência. Sim, parece óbvio, mas é importante reforçar. Por produção de conteúdo, não entenda apenas produzir artigos ou posts. Revisão, adequação a persona, estabelecimento da linguagem a ser usada, também fazem parte das atribuições da agência.

  1. Produção de conteúdo:

 

Para isso que elas são contratadas! Parece que esta é a única tarefa das agências de conteúdo. É talvez a primordial, a que de fato, vai trazer mais visitas, leads e conversões para o cliente. Por isso, os 2 itens citados acima são altamente importantes, mas é na produção de conteúdo, seja ele para blogs, redes sociais ou e-mail, que ocorra a mágica!

Neste ponto, é muito importante avaliar a qualidade e a capacidade de adaptação. Qualidade está relacionada a busca por informações relevantes, pela correta aplicação de técnicas e conceitos. Adaptação diz respeito a possibilidade de usar o conteúdo da melhor forma, dentro do contexto do negócio.

Isso por que alguns negócios, tem determinadas particularidades quanto a produção de conteúdo. Uma boa agência de conteúdo terá que, de forma eficiente, se adaptar a isso. Por isso, um dos passos é avaliar o portfólio da agência. Quanto mais empresas de nichos variados ela atender, maior a possibilidade de fazer bons conteúdos!

 

  1. Monitoramento das métricas e avaliação.

 

O conteúdo foi produzido, postado e não atingiu seu objetivo? Algo aconteceu de errado. Por isso, é fundamental que a agência de conteúdo tenha um trabalho de estruturação e avaliação do conteúdo. Esse feedback é fundamental para alinhar as campanhas de marketing digital.

Desta maneira, é muito importante que o trabalho da agência de conteúdo tenha um trabalho contínuo e não apenas pontual!

 

Agência de conteúdo, como não errar na hora de contratar!

 

Produzir conteúdo de qualidade, que vai converter e de fato trazer resultados para sua empresa, não é uma tarefa muito fácil. Por isso, escolher de forma adequada a agência de conteúdo que irá prestar serviço para você é fundamental!

Existem alguns itens a serem avaliados. Selecionamos alguns deles, que podem te trazer maiores esclarecimentos:

 

  1. Verifique o blog e a presença da agência de conteúdo nas redes sociais:

Casa de ferreiro, espeto de pau? Não no marketing de conteúdo! Muito mais do que apenas criar seu conteúdo, a agência precisa estar bem inserida neste mundo. Por isso, analise o site, blog e páginas nas redes sociais. Quanto melhor a qualidade na escrita, no design, maiores as chances de um grande trabalho.

 

  1. Avalie o know how da agência:

Uma boa agência de marketing de conteúdo, tem que saber produzir materiais para os mais variados serviços e empresas. Desta maneira, uma das formas de avaliar uma na hora de contratar, é verificando seu know how, seu portfólio. Quanto mais empresas, de diferentes segmentos, forem atendidas, maiores as chances de um bom conteúdo!

Isso por que existem no mercado, alguns nichos que são mais difíceis de serem trabalhados, com conteúdos mais complexos. Desta maneira, se a agência de conteúdo já possuir uma boa estrutura para estes casos, será mais fácil de atender suas demandas!

 

Agência de conteúdo

 

  1. Profissionalismo:

 

Com a complexidade que o marketing digital atingiu, será praticamente impossível apenas uma pessoa realizar todas as etapas, de forma profissional. Com o conteúdo, é a mesma coisa. Planejar, produzir, revisar e mensurar, são atividades que envolvem conhecimentos diferentes. Por isso, ao avaliar uma boa agência de conteúdo, você precisa verificar se ela possui uma boa equipe, com todos estes conhecimentos citados!

 

Escolher uma boa agência de conteúdo pode não ser uma tarefa das mais fáceis, mas com certeza, te trará um excelente retorno! Aqui na Leads Marketing de conteúdo, você pode contar com tudo isso e com um processo inovador! Conheça nossos serviços ou nos deixe uma mensagem!

 

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu Telefone

    Descrição do pedido

     

     

    Fale conosco
    Precisa de ajuda?
    Olá! Podemos te ajudar?