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E-mail marketing: regras para criar títulos matadores

E-mail marketing: regras para criar títulos matadores

O e-mail marketing foi uma das primeiras técnicas surgidas dentro da comunicação digital. Trata-se de uma mensagem focada, enviada via correio eletrônico, com o intuito de divulgar produtos e serviços comercializados tanto em lojas virtuais, quanto em físicas. Também pode ser utilizado para promover algum evento ou lançamento.

 

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No entanto, com os avanços tecnológicos e o crescente aumento do número de usuários de internet, as campanhas de e-mail marketing tornaram-se demasiadamente triviais. Resulta que, uma ferramenta que deveria ser utilizada para comunicar e estreitar o relacionamento com o público-alvo, transformou-se em um mecanismo padrão para muitas marcas.

Você, que está lendo este artigo, neste exato instante, provavelmente já deve ter se cansado em algum momento, de tanto receber em sua caixa de entrada, mensagens tentando te vender alguma coisa, com títulos de e-mail marketing ao estilo “ofertas imperdíveis” e “promoções imbatíveis”.

A realidade é que eu também cansei disso e, obviamente, os consumidores se sentem igualmente saturados.

 

Como e em qual momento os e-mails marketing se tornaram tão cansativos?

 

Até 10 anos atrás, a navegação via web não era tão rápida e os endereços eletrônicos eram mais comuns apenas para quem os utilizava como uma ferramenta de trabalho ou estudos. Logo, era mais fácil de prender a atenção dos usuários com campanhas de e-mail marketing, desde que fossem minimamente bem planejadas e executadas.

Hoje, com o expressivo aumento de usuários de internet, a praticidade que uma caixa de e-mails oferece, pode ser também a maior inimiga dos anunciantes. Com apenas um clique é possível eliminar as mensagens indesejadas antes mesmo de serem lidas.

Por meio de aparelhos celulares e tablets cada vez mais práticos, conferir o que há de novo em uma caixa de entrada nunca foi tão rápido, e pode ser feito a qualquer hora e em qualquer local, desde que existe acesso à rede, via wi-fi ou pacote de dados.

 

e-mail marketing

 

Há uma infinidade de empresas, marcas e e-commerces fazendo uso da comunicação online e, por consequência, campanhas de e-mail marketing para promover seus produtos e serviços.

Junto a isso, uma caixa de e-mails é utilizada também para muitos outros fins, como assuntos particulares, ou então profissionais, de cunho acadêmico e mesmo para tarefas diárias como recebimento de boletos, entre outras infinitas alternativas.

Os títulos de e-mail marketing que possam ser considerados, de algum modo, pouco interessantes na visão de quem os recebe, acabam sendo nota de corte na hora limpar uma caixa de entrada diretamente da palma de suas mãos.

Conclui-se até aqui que títulos já manjados, repletos de bordões ou que simplesmente não prendam a atenção dos seus possíveis consumidores, podem fazer a divulgação da sua marca parar na lixeira virtual – isso quando não acabam diretamente na temida caixa de spam.

 

Se é assim, porque insistir em fazer campanhas de e-mail marketing?

 

Existem hoje diversos programas para criar sua própria base de dados, segmentando públicos, o que torna a produção de campanhas de e-mail marketing muito mais prática e rápida.

 

Além do mais, é necessário ter e-mail para utilizar a maior parte dos aplicativos de um smatphone. Ou seja, quase todo mundo que possui acesso à internet, tem ao menos uma conta de e-mail.

Dessa parcela, uma boa porcentagem, é impulsionada às compras após ler um e-mail marketing bem feito.

Sendo assim, mãos à obra! O problema não estão nos e-mails maketing, mas sim nas falhas que eles podem apresentar, a começar por um título mal escolhido.

 

 

Invisto pesado no conteúdo e deixo os títulos de e-mail marketing por último. Isso é um erro?

 

É um erro grave, porém comum e explicarei o porquê.

O esperado de quem planeja campanhas de e-mail marketing é pesquisar muito antes, e só depois produzir os conteúdos. Na sequência, a pessoa monta peça realmente boa, oferecendo produtos, serviços, ofertas, diferenciais e tudo mais que essa ferramenta permite utilizar.

Até aqui está tudo ótimo, pois o empreendedor ou profissional de comunicação digital estão demonstrando preocupação em construir um e-mail marketing de qualidade. Isso é natural e louvável!

Após checar se está tudo ok com a mensagem, por fim está quase na hora de dispará-la. Só então é percebido que está faltando o título do e-mail marketing, isso quando não foi opção do responsável deixá-lo por último mesmo.

Ou seja, em um ou mais minutinhos, é escolhido o assunto que irá sintetizar toda uma peça publicitária, encarregado de ser o chamariz para que seus potenciais clientes deem o clique que abra o e-mail marketing.

Enfim. Título escolhido, e-mail enviado e… na hora de aferir os resultados, os números não são nada animadores. Apenas uma pequena porcentagem visualizou a mensagem! Triste não? Mas totalmente previsível.

Os títulos de e-mail marketing devem ser cuidados, lapidados e redigidos com calma e atenção, não em cima da hora. Fazendo uma analogia, o que poderia ser uma arma efetiva para prender a atenção do target, acaba afastando-o, da mesma maneira que uma capa de layout mal editada espanta um leitor, por mais que o livro seja ótimo.

 

Regras para criar títulos matadores

 

Para evitar que seus e-mails marketing sejam ignorados ou então acabem no temido cemitério virtual dos correios eletrônicos, aqui vão as principais dicas para formular títulos efetivos e que garantam o maior número de cliques possíveis.

1 – Conheça bem seu público online

– Em comunicação nunca é demais lembrar de focar no posicionamento de marca e nos objetivos de comunicação. Isso exige conhecer a idade, a profissão, a localização geográfica e os costumes e hábitos do target. Quanto mais essas questões forem aprofundadas na hora do planejamento de campanha, maiores são as chances de criar títulos e e-mails maketing que chamem mesmo a atenção dos consumidores. Atente-se sempre em produzir peças na linguagem adequada ao seu segmento de público online.

 

e-mail marketing

Creativity Concept

 

 

2 – Seja específico

– Objetividade é outro passo fundamental. Títulos de e-mail marketing devem ser específicos. Ao invés dos jargões “imperdível”, “imbatível”, “compre já”, “oferta exclusiva” e outros clichês semelhantes, tente ser conciso no assunto mostrando logo de cara porque o leitor deve de fato abrir a mensagem e quais os benefícios que ele terá. Evite também tratar de mais de um assunto no mesmo e-mail, para não confundir ninguém. Pessoas buscam uma resposta de cada vez, e não mil coisas amontoadas na mesma mensagem.

 

3 – Ofereça relevância

– Conteúdos relevantes são a principal forma de cativar definitivamente qualquer target. Cuide sua lista de contatos receba campanhas de e-mail marketing realmente boas, com conteúdos direcionados, prezando pela sempre pela coerência entre o corpo de texto e o título. É fundamental que a promessa do assunto se cumpra quando o cliente der o clique para abrir a mensagem.

 

4 – Cuide da sua redação

– Muitos são os profissionais em redação publicitária, porém todos coincidem em um ponto: não existe milagre, você precisa escrever e muito, até o seu texto resultar na peça desejada. Sendo assim, busque criar seus títulos de e-mail marketing com antecedência, dando a eles a mesma atenção que dá ao corpo de texto da mensagem. Tenha pelo menos duas ou três opções para fazer testes antes de disparar o e-mail final. Você pode testá-lo com colegas de trabalho ou então com uma pequena amostra de público-alvo, e aferir o índice de cliques entre eles.

 

5 – Seja pessoal

Gosto sempre de citar em meus artigos um das dicas básicas sobre o marketing atual. As gerações de consumidores de hoje, desejam ser tratadas de forma pessoal. Está acostumado a escrever títulos de e-mail marketing padronizados? Esqueça isso já! Todo mundo quer receber anúncios realmente condizentes com seus gostos e necessidades – Você também apaga e-mails desnecessários da sua caixa de entrada, lembra?

 

6 – Se identifique

– Seja claro e se identifique logo de cara, para a pessoa não ter a sensação de estar recebendo outra das famosas correntes de spam. Para não correr o risco dos seus títulos de e-mail marketing resultarem longos demais, você pode fazer isso no remetente. Busque também chamar o destinatário pelo nome, de preferência no cabeçalho das mensagens. Outra dica: Muitas empresas têm se identificando usando nomes de pessoas físicas, criando com êxito um vínculo de pessoalidade com o target.

7 – Menos é sempre mais

– Estudos feitos pelo software de gestão de e-mail marketing MailChimp, apontam que títulos com 28 a 39 caracteres tem o maiores índices de abertura. Lembrando sempre que não existe receita de bolo em comunicação digital, e se você usar mais caracteres se necessário. Não tem problema! O importante aqui é que o assunto do seu e-mail seja curto e com palavras chamativas e muito bem escolhidas.

8 – Chame as pessoas para a ação

– Fazer perguntas ou então convidar seus possíveis clientes para algo surpreendente, é sempre uma ótima forma de prender a atenção do público-alvo já no título do seu e-mail marketing. Mas não esqueça de oferecer as repostas no corpo de texto depois, retomando a regra número 2.

9 – Experimente criar o título antes

– A partir do momento que você tem a ideia do título do seu e-mail marketing criada com antecedência, é mais fácil desenvolver um conteúdo coerente e de qualidade. Você pode lapidá-lo depois, claro.

 

Quer que a Leads Marketing de Conteúdo te ajude com suas campanhas de e-mail marketing? Entre em contato com nossa equipe!

 

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