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A importância do design para o marketing de conteúdo

A importância do design para o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é mais do que apenas textos e redes sociais. Veja neste texto a importância do design para o marketing de conteúdo!

 

O marketing de conteúdo definitivamente não se restringe apenas a produção textual, podendo também incluir a criação de imagens, vídeos e ouro conteúdo multimídia. Nesse sentido, o design é um fator fundamental para o marketing de conteúdo e, inclusive, é possível dizer que não existe marketing de conteúdo de boa qualidade sem um design que o acompanhe. Embora seja óbvio que um design bom com conteúdo vazio não irá gerar resultados, um bom conteúdo exposto da forma errada também não trará os benefícios esperados. Exatamente por isso confira qual é a importância do design para o marketing de conteúdo.

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O design atrai o interesse

 

Quando o marketing de conteúdo é aliado a um design simples, bonito, objetivo e por vezes inovador, a atenção do público é automaticamente atraída.

Mediante uma boa apresentação, o público passa a entender que se o visual do conteúdo é to bem cuidado é porque há grandes chances de o conteúdo ser realmente relevante. Além disso, diante de uma competição cada vez maior nas redes sociais ganhar a atenção em um feed recheado é fundamental para o sucesso de qualquer campanha.

Cores, formas e tipografia por si só chamam a atenção e quando são aliadas ao marketing de conteúdo aumentam o interesse da persona em consumir aquele material. Mesmo quando se trata de um artigo, o simples fato de haver uma formatação adequada já melhora – e muito – o interesse das pessoas.

 

Complementa o conteúdo

 

 

Além disso, o design correto também funciona como o complemento para o conteúdo. Assim, uma imagem correta pode finalizar um artigo ou um e-book da maneira correta. É função do design alinhar conteúdo e estética, garantindo que os elementos conversem entre si.

Com isso, o conteúdo se torna muito mais completo e rico e, com isso, fornece melhores resultados para a empresa que o utiliza.

 

Aumenta o engajamento

 

Com um material mais atrativo e mais completo maior é o interesse das pessoas em compartilharem aquilo que eles julgam relevante. Com isso, mais do que apenas mais visitas ou mais visualizações a marca ganha mais exposição por aumentar o seu alcance graças ao engajamento.

É muito mais provável que um usuário queira compartilhar uma imagem bonita e bem diagramada do que uma simples frase solta – coisa que ele pode fazer sozinho.

 

Diferencia o conteúdo

 

Fazer uma pesquisa adequada e relevante, embora não seja uma tarefa comum ou simples, pode ser feita por grande parte das pessoas – inclusive conteúdos semelhantes estão espalhados por todo o lugar. O que irá diferenciar esse conteúdo de maneira verdadeira, portanto, é como ele é apresentado.

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O design para marketing de conteúdo é responsável por garantir que a apresentação seja diferente, de uma forma positivo, de tudo aquilo que o usuário pode encontrar em outros lugares. A mensagem passada é quase como se fosse “Sim, você pode encontrar informações semelhantes a essa, mas somente aqui elas estão apresentadas desse modo”.

 

Favorece a compreensão

 

O que é mais fácil: entender dados corridos em um texto ou então enxergar sua distribuição em um gráfico, linha do tempo ou infográfico? Sem dúvidas dados apresentados com recursos visuais são compreendidos de maneira mais fácil e mais rápida e por isso o design é tão importante.

 

Leia também: Gestão de mídias sociais, alguns fatores relevantes!

 

Novamente falando de interesse, é muito pouco provável que um usuário comum ou que esteja em seu primeiro contato queira ficar lendo intermináveis linhas de dados. Com o design entrando em ação, entretanto, isso não acontece porque ele passa a entender o que está absorvendo de maneira dinâmica e automática.

 

Gera credibilidade

 

Se você ainda não se convenceu da importância do design para o marketing de conteúdo, saiba que a pesquisadora Elizabeth Sillence, de Newcastle, comprovou que de 94% de pessoas que não confiavam em um site possuíam problemas ou reclamações relacionadas ao design.

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Dessa forma, o design é grandemente responsável por garantir a credibilidade não apenas do seu site, mas da sua marca de maneira geral. O design certo pode fazer com que os clientes tenham muito mais confiança em seus serviços e enxerguem todo o profissionalismo envolvido em sua atividade.

 

Dispara gatilhos mentais

Com o uso de psicologia, o design dispara diversos gatilhos mentais. O principal deles é fazer com que a marca seja enxergada como uma autoridade no assunto. O design também pode disparar o gatilho de mental de prova social, especialmente quando se trata de aumentar o engajamento.

Recursos psicológicos utilizados pelo design incluem não apenas formas e cores, mas também disposições de textos, imagens e elementos visuais.

 

Fortalece a identidade visual da empresa

 

Toda empresa precisa de uma logomarca, porque é isso que é capaz de fazer com que os clientes identifiquem a marca. Quando o design é usado corretamente o que acontece é que essa identidade visual é fortalecida e, com isso, passa a fazer parte do subconsciente das pessoas de maneira muito mais efetiva.

Assim, é possível que com o design correto no marketing de conteúdo as pessoas passem a reconhece automaticamente quando algo vem da sua empresa, gerando a propaganda mais efetiva que existe.

 

A importância do design para o marketing de conteúdo reside no fato de que o conteúdo precisa de sustentação visual para que gere interesse, compreensão e engajamento. Utilizando das técnicas certas, as campanhas de marketing de conteúdo só têm a ganhar com o apoio do design.

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