Hashtags, como usar adequadamente
Nas redes sociais são compartilhados vários momentos e também novidades, não só sobre o dia a dia das pessoas, como também de empresas e marcas, sendo que uma das maneiras de filtrar esses assuntos é justamente o uso das hashtags. Através dela, é possível fazer uma busca por um tópico específico dentro das redes sociais, e ficar por dentro daqueles que mais interessam, elas são palavras-chaves, sendo que ao utilizar esses termos, é criado um hiperlink que redireciona a pessoa para todas as fotos, comentários e assuntos que a contém.
Algumas são muitos populares no gerenciamento do Instagram, Facebook e Twitter, se tornando assim uma importante ferramenta de marketing para conseguir maior engajamento entre os seguidores e usuários da rede. Qualquer pessoa pode criar a sua própria hashtag, bastando apenas acrescentar o símbolo cerquilha – # – na frente da palavra. Para aqueles que desejam que suas publicações alcancem cada vez mais as pessoas, o ideal é usar aquelas top hasthags nos posts, essa lista pode ser facilmente consultada em ferramentas específicas, uma delas é o iconosquare. Mas para que elas sejam realmente eficientes, é bom saber como usá-las adequadamente.
4 formas de usar adequadamente as hashtags!
1. Evite usar hashtags para cada palavra:
Um erro comum cometido por muitos usuários e marcas nas redes sociais é usar o sinal de cerquilha em cada palavra do post escrito, por exemplo, se a pessoa estiver falando sobre um filme que esteja assistindo e colocar hashtags como #eu #estou #amando #o #filme #tal, ao invés de ter um engajamento entre as pessoas, ela estará pulverizando o post em vários micro segmentos que muitas vezes são irrelevantes, pois dificilmente alguém irá fazer uma pesquisa constando apelas “#o”. Nesse caso, para atrair mais curtidas para o post, o ideal seria usar o nome do filme, pois provavelmente outros fãs iriam chegar até o seu conteúdo.
Leia também: Gerenciamento de Instagram, 5 dicas práticas
2. Nunca colocar toda a legenda em uma única hashtag:
Funciona como no exemplo anterior, se você estiver fazendo uma viagem e quer elogiar um local específico, use apenas a hashtag com o nome do local, acompanhadas de outras como a cidade, e aquelas mais usadas, nunca coloque algo do tipo #euindicovisitaresselugar. Esse tipo de construção também não costuma surtir muito efeito.
3. Cuidado com a ortografia:
Por usar muito o celular ou tablet para atualizar as redes sociais, muitas vezes o corretor acaba transformando totalmente, ou parcialmente, uma palavra, muito cuidado com esse detalhe. É muito importante ter um cuidado extra com a ortografia para que a sua publicação realmente atinja as pessoas certas.
4. Use hashtags que façam referência ao tema da publicação:
Outro erro muito corriqueiro é o uso de hashtags famosas apenas para atrair audiência, sem se preocupar se elas estão ou não de acordo com o conteúdo publicado, esse é um erro que deve ser evitado ao máximo, pois irá fazer com que você passe a ser uma fonte não confiável, e nas redes sociais credibilidade é muito importante. Pense da seguinte maneira, se você for uma pessoa que gosta de imagens e textos sobre natureza, e ao clicar em uma hasthag #natureza, por exemplo, for redimensionado para um desfile de moda, você provavelmente não irá gostar e sairá rapidamente dessa página, o mesmo vale para as suas publicações.
A importância da utilização das Hashtags para seu negócio
Muito mais do que apenas uma forma de identificar e tornar mais fácil a localização de certos conceitos, as hashtags podem trazer um grande retorno para as empresas ou marcas. Um dos pontos mais importantes a serem destacados é a originalidade das mesmas.
Uma hashtag que chame a atenção de quem lê e que seja alinhada a imagem e mensagem da marca, pode ser de grande valia!
Muitas marcas criam uma hashtag para seu slogan, o que pode ser sim bastante positivo. Mas existem formas mais criativas de usar as hashtags, como por exemplo criar conceitos e mensagens específicas.
De modo geral, a utilização das hashtags é muito importante para qualquer empresa que busca um bom posicionamento nas mídias sociais.
Se sua empresa ou marca precisa de ajuda com a gestão de mídias sociais, deixe que a Leads Marketing de Conteúdo pode te ajudar. Se quer mais dicas exclusivas, assine nossa Newsletter!