5 erros que muitas empresas cometem no gerenciamento de redes sociais

Atualmente, as redes sociais fazem parte de todas as estratégias de marketing digital de qualquer empresa. Não importa se sua empresa é B2B, B2C, ou uma combinação dos dois. Seus clientes estão presentes nas redes sociais e sua empresa precisa estar também. O gerenciamento de redes sociais adequado auxilia e muito neste processo!

As redes sociais apresentam inúmeras vantagens para as empresas. No entanto, a maioria não consegue extrair todo potencial dessa mídia. Com isso, acabam cometendo erros básico que impactam negativamente na imagem da empresa, em vez de alavancar os negócios. O gerenciamento de redes sociais, baseado em planejamento, estrutura e processo adequado, evita estes erros.

 

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As empresas precisam entender que as redes sociais são poderosas aliadas para aproximar de seus consumidores, construir relacionamento a longo prazo, vender produtos e serviços e divulgar sua marca. Mas, para garantir todos esses feitos, é preciso entender como funciona essa mídia para não cometer certos erros que podem destruir a reputação da empresa.

Veja alguns dos principais erros da gestão de redes sociais.

 

Gerenciamento de redes sociais, erros que você não pode cometer!

 

  1. Estar presente em todas as redes sociais (sem um planejamento)

Hoje em dia, há várias redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Snapchat, Tumblr, Whatsapp, entre outras. Muitas empresas querem estar presentes em todas, mas é um péssimo negócio.

A empresa precisa conhecer seu negócio, seu público-alvo e todas as redes sociais. É importante fazer um estudo qual é a melhor para o seu negócio. Isso fará toda diferença;

Sua empresa não precisa estar presente em determinada rede só porque todo mundo está. Nem toda rede social serve para seu tipo de negócio.

Por exemplo se o seu negócio é voltado para pessoas acima dos 40 anos, as redes tradicionais como facebook são as mais indicadas, pois redes como Snapachat e Tumblr são usadas pelo público jovem.

Se o seu negócio vende produto somente para outras empresas – B2B, a rede mais indicada é a do LinkedIn.

Portanto, é importante planejar e encontrar a melhor opção para o seu negócio. Estar em todas as redes sociais não vai gerar o resultado que você espera. Foque na construção de um relacionamento com seu público-alvo e para isso, é preciso conhecer o seu perfil de cliente.

 

  1. Não se preocupar com o conteúdo

A empresa precisa se preocupar com que vai publicar. Nem bombardear demais os clientes com apenas informações institucionais para se autopromover, nem disparar conteúdo em exagero.

É importante alimentar o perfil da empresa com informações interessantes, úteis e relevantes ao público-alvo e para isso, pesquise muito. Confira se as informações são realmente verdadeiras e se elas possuem algum tipo de aderência com seus serviços e produtos.

Compartilhe conteúdo inteligente e bem-humorado e bem redigido nos melhores horários para atingir diretamente o maior número de usuários que fazem parte do seu público-alvo. No gerenciamento de redes sociais, é fundamental ter conteúdo de alto valor! Hoje, uma agência de conteúdo como a Leads, pode te ajudar!

Posts de caráter apenas promocional ou institucional não gera um relacionamento com os clientes. É importante inserir conteúdos interessantes, enquetes, perguntas para conhecer a opinião dos seus clientes.

 

  1. Não dar nenhum feedback

Responder aos comentários são tão importantes quanto a postagem de conteúdo. O feedback realmente precisa acontecer, seja a um comentário positivo quanto a uma crítica negativa.

O feedback precisa ser feito com muita cautela, de maneira inteligente, dentro do processo de gerenciamento de redes sociais. A empresa deve identificar o que responder ou não. Nem todas as postagens merecem respostas, muitos usuários utilizam do anonimato para provocar marcas e discussões. Portanto, não manche a reputação da empresa, entrando numa briga desnecessária.

 

gerenciamento de redes sociais

 

 

No caso de algum comentário negativo sobre determinado produto ou serviço, não ignore ou delete, responda de forma útil e educada e tente corrigir os erros apontados pelo cliente. Isso vai mostrar uma empresa prestativa, engajada e com credibilidade.

O cliente se sente valorizado quando suas opiniões são lidas e respeitadas. Isso é fundamental para a construção do relacionamento nas redes sociais.

 

  1. Não ouvir o cliente

A maior finalidade das redes sociais é se conectar com as pessoas e conversar. Muitas marcas acham que rede sociais é como um anúncio de TV. A empresa precisa estimular e estar preparada para essa troca de informações com o cliente, ouvir elogios, reclamações e responder de forma satisfatória a todos.

Criar apenas um perfil sem atualizá-lo com novidades nem dialogar com os clientes, seguidores e fãs da marca é o maior erro que a empresa pode cometer. As pessoas adoram dar opinião sobre tudo na internet, portanto aproveite isso para questionar os seus clientes sobre determinado produto, serviço. Elas vão adorar participar da criação da marca que já prestigiam.

 

  1. Não medir os seus resultados nem acompanhar a concorrência

A maior vantagem do marketing digital é poder mensurar tudo. Deixar de observar e medir como sua marca está se comportando nas redes sociais é um grande erro.

É importante se utilizar de várias ferramentas disponíveis, principalmente o Google Analytics para medir os resultados e monitorar seus concorrentes.

Acompanhar os resultados é fundamentar para entender como os seus clientes pensam em relação à sua marca e da concorrência. Da mensuração do resultado é possível avaliar onde estão os erros e acertos.

 

Estes são os erros mais comuns no gerenciamento de redes sociais. Por incrível que pareça, grande parte das empresas cometem tais erros!

Se você não quer cometer estes erros, conte com profissionais para te ajudar! A Leads Marketing de Conteúdo tem uma equipe completa para te ajudar! Converse com nossos consultores.

 

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