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Como monitorar suas campanhas de marketing de conteúdo

Como monitorar suas campanhas de marketing de conteúdo

Apenas lançar campanhas de marketing de conteúdo não é o suficiente para ter sucesso. Veja neste artigo como monitorar suas campanhas de marketing de conteúdo!

O marketing de conteúdo é uma poderosa ferramenta para atrair novas oportunidades de negócio e também para posicionar a empresa em uma posição de destaque e de autoridade. Apesar disso, as campanhas de marketing de conteúdo precisam de monitoramento correto para que forneçam os resultados pretendidos. Por isso, confira como monitorar essas campanhas e garantir que o marketing de conteúdo mostre todo o seu valor.

campanhas de marketing de conteúdo

Defina metas e objetivos de suas campanhas de marketing de conteúdo

A monitoração da sua campanha deve começar antes mesmo da mensuração: ela deve começar na definição de objetivos. Você só poderá monitorar e controlar uma campanha se souber exatamente quais são os resultados que ela deve oferecer e por isso a definição deve ser feita antes mesmo de a campanha ser colocada em prática.

Nesse momento, é preciso definir se o objetivo da campanha é aumentar a branding awareness, aumentar o engajamento, gerar mais leads ou aumentar a taxa de conversão em vendas, por exemplo. De posse dessa informação, a monitoração será mais eficiente.

Não descuide da qualidade, ela é fundamental para suas campanhas de marketing de conteúdo!

A qualidade – ou a falta dela – pode significar o sucesso ou o fracasso de uma campanha de marketing de conteúdo. Por isso, o monitoramento também deve incluir um controle de qualidade eficiente e que esteja de acordo com os objetivos pretendidos.

Correções necessárias, adaptações de linguagem ou de abordagem à persona do negócio são fundamentais para garantir o sucesso da campanha. Esse controle de qualidade, inclusive, deve ser feito de maneira dinâmica após a campanha se iniciar de modo a não causar prejuízos para a marca.

Use as métricas certas, elas serão o diagnóstico de suas campanhas de marketing de conteúdo!

Após definir os objetivos, devem-se definir as métricas certas e diretamente relacionadas com o objetivo. Assim, se o objetivo é aumentar a branding awareness métricas como taxa de visitas no site são uma possibilidade. Caso o objetivo seja o engajamento, entretanto, um maior número de visitas pode não significar sucesso se não for acompanhada de mais comentários, por exemplo.

Leia também: 5 maneiras de melhorar o marketing de conteúdo de sua empresa

Usar as métricas incorretas pode gerar dois efeitos diferentes e igualmente prejudiciais: tanto podem gerar a sensação de que a campanha foi ineficiente e que precisa ser mudada ou que a campanha foi mais eficiente do que realmente aconteceu. Em ambos os casos, o que acontece é um desperdício de recursos e de oportunidades.

Use as ferramentas corretas

Após ter as métricas definidas é indispensável que você utilize as ferramentas corretas, pois, caso contrário, seus esforços não trarão resultado.

Dessa forma, nem sempre é preciso escolher a ferramenta mais cara, mas ferramentas gratuitas e limitadas também não darão conta do recado. Avalie as diferentes opções do mercado, veja quais oferecem melhor custo-benefício e principalmente quais estão alinhadas aos seus objetivos e as métricas estabelecidas.

Conte com profissionais qualificados

Por mais simples que possa parecer o monitoramento de campanhas de marketing de conteúdo, a verdade é que é preciso contar com profissionais qualificados e que possuam experiência nesse tipo de atividade.

Ao contar com profissionais que não possuem experiência ou conhecimentos sobre o assunto o resultado é um monitoramento ineficiente e que não fornece os resultados reais.

Caso você seja o profissional responsável pela monitoração, tenha em mente que a qualificação e reciclagem de conceitos é fundamental para que a tarefa se adapte às diferentes necessidades que surgem a todo instante.

Faça um acompanhamento constante de suas campanhas de marketing de conteúdo

Monitorar campanhas de marketing de conteúdo significa fazer um acompanhamento constante para poder identificar as variações que ocorrem em curtos períodos de tempo. Nesse sentido, o melhor é fazer uma avaliação e balanço diário, inclusive para conhecer mais sobre o público.

Com esse tipo de análise frequente é possível, inclusive, identificar oportunidades para gerar resultados ainda melhores com o mesmo esforço. É o caso, por exemplo, de utilizar um assunto em alta nas mídias sociais para atrair mais visitantes e conseguir mais visibilidade com menos esforço. Para isso, entretanto, o acompanhamento ativo e dinâmico é indispensável.

Faça testes constantes!

Fazer testes durante o monitoramento também é importante para identificar o que funciona e o que não. Esses testes podem acontecer, por exemplo, na introdução eventual de um novo formato pra identificar a resposta do público ou aumentar a frequência das ações da campanha.

Dependendo da resposta obtida junto ao público é possível identificar novas oportunidades e prever novos resultados, conseguindo otimizar o investimento e melhorando o desempenho.

Não se precipite

É muito comum que durante o monitoramento de uma campanha desse tipo ocorra um ímpeto de fazer mudanças radicais mediante resultados aquém do esperado. Ainda assim, é preciso não se precipitar já que o marketing de conteúdo, por definição, exige maior paciência e tempo para fornecer os resultados da maneira esperada.

Esse ponto, inclusive, relaciona-se diretamente com a definição de metas e objetivos, já que com eles em mente é possível observar como o cronograma está sendo seguido e se mudanças realmente são necessárias ou se são atos precipitados.

Monitorar campanhas de marketing de conteúdo é fundamental para garantir que os resultados esperados sejam atingidos e, principalmente, que o investimento seja utilizado adequadamente. O monitoramento correto não apenas faz com que o investimento valha à pena, como também gera oportunidades de negócio para a empresa e por isso é tão importante.

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