Como construir autoridade em seu nicho de mercado
Não é exagero afirmar que a ambição de qualquer empresa é se tornar uma referência em seu segmento de atuação. Para quem trabalha seguindo os preceitos do Marketing de Conteúdo, essa é uma validação incontestável da credibilidade da informação que está sendo transmitida. Por isso, construir autoridade, um legado, é tão importante para qualquer organização.
Todavia, este não é um processo simples. Pelo contrário. Construir autoridade requer paciência. Tornar-se uma autoridade – ou, em outras palavras, uma fonte respeitada – em seu nicho de mercado leva um certo tempo. Este é um status que, para ser alcançado, exige muita dedicação. Construir autoridade é um processo longo e complexo, mas com grandes resultados!
Por outro lado, também é recomendável um pouco de autoconfiança. Isso porque muitas pessoas não tem a dimensão exata de como o seu próprio conhecimento pode ser útil ou mesmo transformar a vida de outras pessoas. A seguir, preparamos um guia sobre como construir autoridade em seu nicho de mercado. Antes, porém, vejamos algumas vantagens de se tornar uma referência em seu segmento de atuação.
1 – Por que construir autoridade é tão importante?
Nesse momento, o leitor pode se questionar. “Por que mesmo me tornar uma autoridade é tão importante?”. Vários são os fatores que podem ser elencados para convencê-lo a conquistar esse objetivo. Listamos alguns deles abaixo:
- Uma autoridade é alguém que detém a admiração de seu público. Essa confiança não se estende apenas a pessoa em si, mas também recai sobre as atividades nas quais ela se engaja e todo o conteúdo que ela produz ou compartilha
- Além da admiração, uma autoridade também é uma pessoa respeitada. Quando se é uma referência, as pessoas vão parar para ler / ouvir tudo o que você tem a dizer sobre determinado tema.
- Em outras palavras, isso significa que a sua opinião – ou o seu conteúdo – será capaz de influenciar outros usuários
- Com isso, você passa a ter facilidades para se comunicar com a sua audiência, o que torna possível um relacionamento mais estreito e favorece o estabelecimento de parcerias.
2 – Busque sempre se atualizar
A dica é: busque sempre se atualizar, converse com pessoas influentes e detentoras de informação. Lembre-se que o seu reconhecimento como uma autoridade digital está atrelado a imagem que você transmite para as pessoas: em outras palavras, é preciso considerar o que elas falam de você para os outros e quais os referenciais que elas fornecem sobre o seu trabalho.
3 – Impressione o seu público
Até se tornar uma autoridade, não fique inerte. Participe de grupos e comunidades; se engaje em discussões e sempre se posicione. Este é o caminho para que tudo o que você diga seja aceito como “verdade”. Só assim você conseguirá influenciar outros usuários.
Tenha em mente que a sua missão é cativar o público e o status de autoridade lhe é atribuído por terceiros. Portanto, este não é um título do qual você pode se apropriar por conta própria – as pessoas é quem devem nomeá-lo. Ou seja: a imagem que você tem de si mesmo fica em segundo plano, o que realmente interessa é a opinião que os outros tem ao seu respeito.
Nessa mesma linha, pouco adiantam as teorias. Deve-se demonstrar, com atitudes práticas, que merece o status de autoridade. Para que você seja eleito uma fonte confiável de informação, é preciso impressionar o seu público, a ponto de instigá-lo a buscar informações sobre você. O passo seguinte é recomendá-lo sempre que alguém busca conteúdo sobre determinado assunto.
4 – Mantenha um blog, mas não se restrinja a ele
Até que você seja alçado à condição de autoridade, é necessária uma vitrine, capaz de conceder-lhe a visibilidade para que a sua informação ou conhecimento tornem-se públicos. Nessa direção, uma das estratégias mais eficazes é manter um blog, onde você pode postar todo o tipo de conteúdo que seja relevante a sua persona. É fundamental que a produção de conteúdo para web seja direcionada a isso!
Trata-se de uma plataforma bastante versátil, na qual você pode utilizar – conjuntamente ou de maneira isolada – diversos recursos como textos, áudios, vídeos, imagens e links. É um espaço no qual você dispõe de bastante liberdade para converter seu conhecimento em informação que seja útil aos seu público-alvo.
Mas, se por um lado, um blog é uma excelente vitrine, por outro, esse mecanismo não deve limitá-lo. Em outras palavras, não desperdice a oportunidade de chegar até aos usuários por meio de outros canais de comunicação, que devem ser utilizados como “isca” para atraí-los até o seu espaço principal.
De acordo com essa lógica, por mais que isso possa parecer contraditório, reserve alguns de seus melhores conteúdos para serem publicados em páginas de terceiros. Esta é uma estratégia não apenas de link building, mas aumento de autoridade.
Quanto a isso, a dica é: faça contato com sites de referência em sua área de atuação e se ofereça para escrever na condição de convidado. O objetivo aqui nada mais é do que potencializar o seu alcance de público. Isso tudo precisa estar presente em seu planejamento estratégico de marketing de conteúdo!
5 – Combine forma e conteúdo
Já prega o ditado popular: “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, tão importante quanto a relevância do conteúdo é o design do blog. Sob essa perspectiva, o layout deve ser agradável e a navegação facilitada, mesmo em aparelhos mobile. As pessoas são seres essencialmente visuais: a maneira como as informações estão dispostas faz MUITA diferença.
Outro elemento decisivo para atrair o interesse do leitor é o título. Lembre-se que, a cada segundo, milhões de novas informações são postadas e compartilhadas no ambiente virtual, o desafio é chamar a atenção do internauta de imediato, a ponto de instiga-lo a continuar navegando. Em poucas palavras, é preciso convencê-lo de que você é merecedor dessa chance.
Explore as diversas possibilidades oferecidas pela internet: crie conteúdos interativos, capazes de estimular o engajamento do internauta. Outro recurso é gravar vídeos entrevistando ou sendo entrevistado. Pode-se ainda participar de webinários, as chamadas conferências on-line.
6 – Lembre-se que seu objetivo não é apenas vender, mas construir autoridade em seu nicho!
Antes de postar qualquer conteúdo, tenha em mente: o objetivo principal de uma autoridade de mercado NÃO é vender. Trata-se de algo muito maior: a conquista da confiança de seu público-alvo. Do mesmo modo, a autopromoção também é uma característica que vai de encontro à sua estratégia. Elimine qualquer vestígio egocêntrico de seus conteúdos, isso afugenta usuários.
Qual seria então o legado de uma autoridade? A resposta é simples: todo aquele que deseja se tornar um influenciador digital precisa tomar para si a missão de ensinar: tenha em mente que seu produto ou serviço deve atender a um destes dois propósitos: ajudar o público a resolver um problema ou a realizar um sonho.
Por isso, é extremamente importante que você esteja atento aos anseios e expectativas da sua persona. Nesse sentido, a postagem de tutoriais, explicando como realizar determinado procedimento costuma ter um feedback extremamente positivo.
Outra estratégia que se revela eficiente é o estudo de casos, que demonstram, na prática, a eficácia de suas dicas e orientações. Via de regra, a audiência adora uma boa história: num estágio mais avançado, apresente personagens ou empresas que tiveram sua trajetória transformada por seus produtos ou serviços, enumerando os benefícios a que eles tiveram acesso.
Como foi possível ver, construir autoridade em seu nicho de mercado traz inúmeras vantagens para o seu negócio. Mas a sua preocupação primordial deve ser a conversão do conhecimento em conteúdo. Para que você se torne uma referência em seu segmento, use toda a sua bagagem para encantar o público. Mãos à obra!
Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato conosco!