Como aplicar o marketing de conteúdo na minha empresa?
Um termo que vem ganhando cada vez mais força entre empresários e empreendedores é o Marketing de Conteúdo. Afinal, quando bem feito, ele acaba sendo uma ferramenta valiosa na hora de gerar visibilidade para as marcas. Para entender melhor esse assunto, é importante saber que o marketing de conteúdo é uma forma efetiva de compartilhar e criar uma relevância com os clientes, que serve para gerar interação, promover ideias, e envolver o público (clientes) de uma forma realmente efetiva. Nessa “aba” do marketing, por assim dizer, o centro é o conteúdo. Mas como aplicar o marketing de conteúdo?
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Quando se fala em marketing digital, o conteúdo é essencial e a chave de sucesso de toda uma campanha. Ao investir em textos de qualidade para blogs, mídias sociais e sites, a empresa acaba atraindo novos clientes, além de fidelizar aqueles que já existem, pois ela se torna relevante, em outras palavras, o marketing de conteúdo é o responsável por fazer com que a sua marca fique ainda mais conhecida entre os clientes e possíveis clientes, sendo que ele deve ser pensando e focado não só para convencer os consumidores a finalizar a sua compra, como também informar.
Para aplicar o marketing de conteúdo, primeiro escolha os canais
A melhor maneira de aplicar o marketing de conteúdo na empresa é investir em informações que sejam relevantes para os seus clientes e que passe uma imagem positiva da empresa, afinal, essa precisa ser uma tomada de decisão estratégica, e para isso, é recomendado usar os canais disponíveis a seu favor, tais como:
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Criar e manter um blog atualizado:
Dentro do site da empresa pode-se criar uma aba especial para o blog da instituição. Ele é o ponto de partida para aplicar o marketing de conteúdo. Nele, o empreendedor deve estabelecer sugestões de temas que sejam estratégicos e interessantes para o seu público-alvo, se posicionando sempre como um especialista dentro do ramo em que atua, por exemplo, suponha que você seja dono de uma floricultura, é muito provável que os seus clientes se interessem sobre o assunto flores, então fazer posts sobre “flores da estação”, ou “como fazer com elas durem por mais tempo”, irá fazer com que você se posicione como alguém que entende do assunto, sempre tendo como base textos consistentes.
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Invista na gestão de redes sociais:
É inegável o poder que as redes sociais têm hoje em dia, de acordo com pesquisas recentes, o tráfego gerado por esses sites tem se aproximado bastante dos sites de busca, o que já é um grande feito. Nesse caso, o segredo é investir sempre em assuntos que façam as pessoas aprenderem algo novo ou que seja engraçado, vale lembrar que o Facebook costuma dar sempre preferência aos posts informativos quando o assunto é alcance orgânico, logo, aqueles posts que fazem a venda pela venda não costumam ser bem aceitos pelas pessoas. Esta é uma forma de aplicar o marketing de conteúdo para maiores públicos, com segmentação variada.
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Invista em conteúdo otimizado em SEO:
Otimizar o seu site para os buscadores é sinônimo de aumento de tráfego, e isso acaba gerando mais leads (cadastros) ou até mesmo atraindo novos clientes. Um conteúdo bom e que seja adaptado com as técnicas de SEO tende a fazer com que a empresa se destaque entre as concorrentes, e nesse caso, o segredo é utilizar as palavras-chaves estratégicas.
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Use as ferramentas do Google para criar conteúdo relevante:
O Google fornece para as pessoas diversas ferramentas que acabam por auxiliar na hora de fazer com que haja um bom crescimento orgânico, é o caso da ferramenta de palavras presente no Google Adwords, basta digitar um termo que ela acabará dando informações relevantes sobre a quantidade de vezes em que aquela palavra é pesquisada, bem como, outras sugestões.
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Tenha um bom profissional da área ou uma empresa especializada:
Na hora de aplicar uma boa estratégia de marketing na sua empresa, investir em mão de obra qualificada irá fazer toda diferença. Se você não sabe como fazer isso, nós da Leads Marketing de conteúdo podemos te ajudar!
6. Mensuração dos resultados
E é sempre bom lembrar que toda estratégia de marketing precisa vir acompanhada de ferramentas que devem ser utilizadas para mensurar os resultados, além disso, essas ferramentas também ajudam a definir muito bem o perfil dos seus clientes, e com base nesses dados é possível criar conteúdo cada vez mais relevante.
Uma dica importante para implantar o marketing de conteúdo efetivo na empresa é “desenhar” uma persona do seu negócio, pois, a partir dela, será possível saber exatamente quais assuntos irá chamar mais atenção da sua audiência.