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6 motivos para usar um ERP para fazer um marketing de conteúdo impossível de ser ignorado

6 motivos para usar um ERP para fazer um marketing de conteúdo impossível de ser ignorado

Entenda como o ERP pode ser um aliado para suas estratégias de marketing de conteúdo.

Você sabe qual é a relação de um sistema ERP e o marketing de conteúdo?

Muitas pessoas não usam todas as funcionalidades que um software oferece para ajudar nas estratégias de marketing da empresa, além disso, alguns empresários ainda veem a aquisição de um sistema como um gasto desnecessário, além de perder muito tempo com a implantação.

Mas, como toda a tecnologia, os sistemas estão evoluindo para levar agilidade e praticidade para as empresas. Um ótimo exemplo são os sistemas de gestão online, que fornecem vários dados confiáveis para ajudar na gestão do negócio, além de poder acessá-los de qualquer lugar do mundo, pois são totalmente online e não demandam tempo de instalação.

E como toda estratégia de marketing precisa de dados confiáveis para ser efetiva, adquirir um sistema pode facilitar muito o seu trabalho de criação de conteúdo.

Como começar a fazer as estratégias de marketing de conteúdo

Para começar a fazer uma boa – e eficiente – estratégia de marketing você precisa responder primeiramente 3 perguntas:

  1. Quem são seus clientes?
  2. Que lugar eles frequentam?
  3. Em quais canais de marketing você deve atuar para alcançá-los?

E para isso, o sistema ERP poderá ser um aliado, possibilitando a análise de dados depois que a compra for realizada, pois nele ficarão armazenados os dados de compra de cada cliente.

Veja os 6 principais motivos de usar um sistema de gestão para melhorar seu marketing de conteúdo.

1.      Você poderá realizar um cadastro detalhado dos seus clientes, ajudando a criar a sua persona

O primeiro passo para criar um marketing de conteúdo é entender quem é o público-alvo do seu negócio e criar uma persona para que seu conteúdo gere valor para os usuários que estão seguindo a sua empresa.

A vantagem de usar um sistema ERP é que você pode realizar o cadastro detalhado dos seus clientes, informando dados como:

  • Gênero sexual
  • Endereço
  • Telefone
  • E-mail
  • Data de cadastro
  • Data de nascimento
  • Grau de instrução
  • Principais interesses

Além de fornecer um cadastro completo dos clientes, sejam elespessoas físicas ou jurídicas, é possível extrair relatórios sobre os períodos de vendas, pagamentos, atendimentos e muito mais.

Ou seja, o sistema fornecerá dados detalhados dos seus clientes e perfil de consumo para que você possa gerar conteúdos eficientes.

2.      Será possível acessar o histórico de compras dos seus clientes

Para entender como é o comportamento dos seus clientes, com um sistema de gestão para pequenas empresas será possível analisar o histórico de compra com base em relatórios confiáveis.

Ou seja, você poderá analisar com base no histórico de vendas dos seus produtos quais são os mais vendidos, que possuem maior margem de lucro e até mesmo os produtos que possuem maior inadimplência.

Com isso, será mais fácil analisar quais devem ser as próximas companhas de marketing para vender os produtos que geram maior resultado de lucro e possuem maior procura.

3.      Análise de estoque

Caso sua empresa venda produtos físicos, um ERP também possuirá a vantagem de realizar o controle de estoque.

Muitas empresas que estão em fase de expansão ainda usam planilhas eletrônicas como o Excel para realizar o controle de estoque dos seus produtos, e como todas as informações são inseridas manualmente, existe grande chance de erro nos dados cadastrados.

 

Leia também: Marketing de conteúdo para e-commerce, qual a sua importância.

 

 

Usando o sistema de controle de estoque para fazer a análise é possível verificar, entre outras informações, quais são os produtos que estão há mais tempo sem saída, seja para verificar a necessidade de não o vender mais, ou a opção de fazer ações de marketing para vende-los e não ficar com estoque obsoleto.

Além disso, também é possível verificar os produtos mais vendidos e fazer novas estratégias para que possam ocorrer ainda mais vendas.

Certamente você já deve fazer alguma análise nesse sentido, mas será muito mais fácil se você tiver todos os dados na palma da sua mão e automatizados com o sistema, não é mesmo?

4.      É possível calcular com maior facilidade o ROI

Utilizando corretamente o sistema ERP, será possível fazer um controle financeiro da sua empresa, analisando todos os pagamentos feitos, e entre eles, o valor investido em propaganda.

Dessa forma, ao analisar as os gastos com propaganda e o relatório de vendas em que você poderá fazer um controle por produto, será possível analisar com maior facilidade o seu ROI – Retorno sobre investimento.

É muito comum ver empresas que postam apenas uma vez seu conteúdo e não fazem estratégias de divulgação, e por mais que seja um conteúdo relevante, sem divulgação ele alcançará poucas pessoas.

5.      Fazer o marketing de conteúdo com base nos dados que constam no ERP

Outra grande vantagem de possuir um sistema é fazer o marketing de conteúdo com base nos dados históricos dos seus clientes e das suas vendas.

Você pode analisar todos os relatórios da sua empresa para entender como é o comportamento dos seus clientes.

Por exemplo, se você possui sistema de gestão financeira e vende diversos pacotes de serviços diferentes, é possível analisar qual é o tipo de serviço mais contratado para focar em assuntos relacionados a ele nas suas próximas postagens.

 

Leia também: Marketing de conteúdo no Facebook, marca forte!

 

 

Se a maior parte das suas contratações é referente a organização financeira, identifique quais são as maiores dificuldades dos seus clientes e poste conteúdos para resolvê-las.

Lembre-se sempre que para se tornar uma autoridade e conquistar mais clientes é necessário gerar valor a quem segue seu trabalho, então, analisar os dados e históricos de vendas da sua empresa certamente ajudarão nessa tarefa.

6.      Tenha mais credibilidade enviando orçamentos com agilidade e emitindo notas fiscais

Para fazer um marketing de conteúdo dar certo, outro fator importante é o posicionamento da sua empresa no mercado.

Certamente você já solicitou um orçamento e demorou horas ou dias para recebê-lo. Ou pediu para um fornecedor emitir uma nota fiscal e ele não tinha disponibilidade.

Qual é a imagem que você tem desse fornecedor?

Para que sua empresa tenha credibilidade, além de postar conteúdos de qualidade, é importante demonstrar profissionalismo para o seu cliente, enviando orçamentos prontamente e emitindo notas fiscais assim que as compras forem realizadas, e adquirir um sistema pode ajudar sua empresa nesse aspecto também.

Conclusão

Se sua empresa está expandindo é essencial usar bons sistemas para ajudar a controlar seu estoque e analisar os dados de forma confiável para estabelecer suas novas estratégias.

Resumindo, a criação de conteúdo pode ser facilitada de diversas formas:

  • Mantendo uma base de dados com informações detalhadas do perfil do seu cliente
  • É possível verificar quais são os produtos mais vendidos para fazer ações de marketing
  • Analisar seus produtos em estoque, tanto os mais vendidos quanto os que necessitam de promoções para não ficar obsoletos
  • Passar mais credibilidade para os clientes enviando orçamentos prontamente e emitindo notas fiscais
  • Análise do ROI com base em relatórios confiáveis

Se você ainda não conhece nenhum sistema, uma ótima opção de sistema ERP online é o GestãoClick, que é um sistema online que fornece todas as funcionalidades que já cite, além de outras que ajudarão a ter um controle melhor da sua empresa.

Além disso, a Gestão Click tem um ótimo custo-benefício, sendo acessível especialmente para as empresas que estão começando. Vale a pena conferir e testar por 15 dias gratuitamente.

Você já usa um ERP para fazer as estratégias de marketing de conteúdo na sua empresa?

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