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Marketing de Conteúdo – 5 formas das marcas interagirem nas redes sociais

Marketing de Conteúdo – 5 formas das marcas interagirem nas redes sociais

De acordo com a pesquisa eMarketer, haverá quase 100 milhões pessoas usando as redes sociais no Brasil até o final do ano. Isso significa, metade da população brasileira. Essa estatística é a prova inquestionável que as redes sociais são verdadeiros canais de comunicação.

Portanto, atualmente, toda e qualquer empresa, independentemente do tamanho ou segmento, precisa estar presente ativamente nas redes sociais. As marcas que não entenderem que estar presentes nas redes sociais tornou-se um pré-requisito, vão perder várias oportunidades de usar esse canal para se conectar com seu público de forma eficaz e direta.

Por meio das mídias sociais, a empresa precisa expor todos seus valores, sua essência e despertar nos consumidores uma identificação com sua marca.

 

7 dicas para causar identificação com a sua marca

Para atingir esse objetivo, a marca precisa seguir determinadas estratégias:

Ser objetiva

Não enrole, não dê voltas. Quando o cliente solicitar algo, responda-o de forma objetiva.

Ser rápida

Além de objetiva, a empresa precisa ser rápida também. O cliente precisa encontrar nas suas redes sociais: rapidez e praticidade para qualquer tipo de problema ou dúvida que ele venha ter. Ele sempre vai lembrar se foi atendido com eficiência e de forma rápida pela sua marca. Isso fará diferença.

Ser respeitosa e paciente

Lidar com cliente insatisfeito nunca é fácil, principalmente nas redes sociais que ele está protegido por uma tela de computador. O cliente fica mais exigente e muitas vezes até rude. Seja sempre educado, respeitoso e gentil e mantenha a calma. Demonstre que sua marca é profissional e jamais leve para o lado pessoal.

Humanizar a marca

Apesar de ser uma empresa, o consumidor precisa enxergar o motivo, o propósito porque a empresa vende seus serviços e produtos. É fundamental humanizar o atendimento. Não use respostas automatizadas. Seja atencioso e personalize o atendimento.

Produzir conteúdo útil e relevante

Desenvolva conteúdo útil, atrativo e relevante com objetivo de conquistar e fidelizar o cliente. Se o cliente gostar, ele vai enxergar sua marca como fonte de ótimo conteúdo e vai interagir com frequência com ela.

Ser surpreendente

Surpreenda sempre seu cliente, principalmente quando ele fez uma reclamação. Crie estratégias para surpreender e cativar o cliente e por consequência fidelizá-lo.

 

O que leva os consumidores a interagirem com sua marca

O comportamento dos usuários nas redes sociais em relação às marcas é muito importante para as empresas crie planos de comunicação eficazes. Alguns dados apontados num estudo realizado pela empresa Gauge, consultoria em inteligência digital são extremamente relevantes para se entender o comportamento dos clientes:

  • 66% das pessoas conversam sobre as marcas com amigos no seu dia-a-dia;
  • 57% das pessoas já desenvolveram um conteúdo sobre determinada empresa em sua timeline;
  • 26% das pessoas curtem determinada página de uma empresa pela que representa;
  • 52% das pessoas relatam que a imagem real da marca tem influência direta na decisão de curtir uma página;
  • Quase 50% das pessoas que acessam as mídias sociais via dispositivos móveis estão mais propensas a interagir com marcas.

Diante desses números, é de fundamental importância criar um envolvimento com seu público e construir uma imagem positiva da marca, por meio de conteúdos úteis e relevantes. Contate uma agência de produção de conteúdo para te auxiliar nessa tarefa.

A lógica das mídias sociais

As mídias sociais funcionam por meio da lógica da afinidade: pessoas se conectam com outras e empresa por amizade, visões de mundo, interesse, ideologia, ou apenas acessar conteúdos divertidos e úteis. As empresas precisam ter essa lógica em mente para traçar suas estratégias de atuação nas redes.

O primeiro passo para interagir com a marca é curtir ou seguir. Não significa engajamento, como comentar, enviar sugestões, perguntas ou reclamações e compartilhar. No entanto é o primeiro passo de interagir com a marca.

Para a interação se tornar engajamento, as marcas devem apostar em posts com conteúdo úteis, relevantes, leves, descontraídos, qualificados e bem-humorados. Evite conteúdos promocionais gratuitos. E lembre-se, não espere o público interagir com sua marca. Interaja antes, seja presente, demonstre atitude positiva, esteja disponível e seja atuante.

 

Os tipos de fãs nas redes sociais

Tudo que você deseja é que sua marca ganhe muitos fãs. A maneira que você vai se relacionar com eles e promover sua marca é que vai garantir a permanência dos mesmos. É preciso ter muita habilidade de lidar com os fãs. Você precisa entender o comportamento de cada um deles e descobrir a melhor forma de interagir com os mesmos.

Muitos clientes são encorajadores, gratos e leais, porém, outros podem ser muito irritantes e irritantes. Confira os 7 tipos de fãs encontrados nas mídias sociais e a melhor forma de interagir com eles:

Fã silencioso

Segue sua marca, mas não é um cliente ativo. Ele te segue por indicação de outros amigos, mas não interage. Para ativar esse fã, melhore conteúdo com vídeos e imagens interessantes.

Fã crítico

É o típico usuário das redes sociais. Adorar discutir e criticar. Interaja com ele de uma forma muito educada, não revide as provocações. Responda somente às questões relacionadas à sua marca, serviços ou produtos.

Fã perseguidor de bônus

O fã que adora uma promoção disponível. Ele está sempre à procura das melhores opções para o seu próprio bolso. Para atrair para sua marca, ofereça cupons de descontos, promoções para mantê-lo fiel.

Fã infeliz

Esse é que divulga todas suas experiências negativas nas mídias sociais. Monitore constantemente sua fanpage para agir rápido caso receba um comentário negativo. Responda de forma clara, educada, rápida e profissional para reduzir má publicidade.

Fã festeiro

É um cliente ativo que adora recomendar, promover sua empresa para amigos, família. Aproveite essa empolgação e ofereça opções vantajosas para seus serviços e produtos. Ele vai te ajudar a aumentar sua credibilidade nas mídias sociais.

Fã casual

É o fã que teve algum relacionamento no passado por ter adquirido um serviço ou produto, às vezes visualiza algo. Para transformá-lo em ativo, ofereça novos serviços ou produtos para ele adquirir.

Fã leal

Apoia completamente seu negócio. Recomenda seus serviços e produtos online e offline. Defende sua marca dos críticos. Para mantê-los como leais, crie planos de recompensa, ofereça brindes, cartões associados. Esse tipo de fã é um excelente recurso para sua marca e você recompensá-lo pela sua lealdade.

Leia também – https://www.leadsconteudoweb.com.br/gestao-de-redes-sociais-para-pequenas-empresas/

5 maneiras das marcas interagirem nas redes sociais

As redes sociais mudaram em definitivo as relações pessoais e profissionais. Por meio das mídias sociais é possível desenvolver uma interação sem fronteiras entre marcas e pessoas. Pensando nisso, cada vez mais empresas se aproximam dos seus clientes, aprendem com suas críticas, preferências, gostos, conhecem seus perfis de compra para que os mesmos se tornem mais fãs da marca.

Com uma correta interação, as empresas vão entender melhor as necessidades dos seus clientes e tratá-los da melhor maneira para atingir suas expectativas. Seguem 5 maneiras das marcas interagirem pelas redes sociais para aproximarem com seus consumidores:

1.    Análise de comportamento

As redes sociais é um grande banco de dados. Os usuários em seus perfis, deixam rastros por meio de interações, compartilhamentos, curtidas e postagens. Com base nesse rastro, as empresas conseguem analisar os hábitos de consumo e programar ações de marketing de forma personalizada.

Em posse dessas informações, as marcas conseguem desenvolver soluções cada vez mais efetivas e inteligentes para se interagir com cliente. Um dos melhores exemplos disso são as notificações de push por aplicativo ou navegador que são disponibilizadas por sites ou apps com novidades sobre produtos, serviços ou notícias de acordo com o nicho de mercado.

 

2.    Relacionamento e Customer Experience

As redes sociais são canais ideias de relacionamento com o consumidor. Por conceito do customer experience, a empresa não deve apenas vender um ótimo serviço ou produto para agradar seus clientes, mas ela precisa oferecer uma experiência que vai muito além da simples venda para o consumidor se lembre e se relacione com sua marca.

Para se comunicar com o cliente, a empresa deve acompanhá-lo o tempo inteiro, fora do ambiente de compras, conhecer suas necessidades, hábitos e dores. E por meio desse conceito, o relacionamento da marca com o cliente vai ter impacto na sua satisfação e gerar ou não engajamento e fidelidade a empresa.

 

3.    Parceria com influenciadores

Os influenciadores são pessoas que criam conteúdo acessível, relevante e qualificado sobre determinado nicho de mercado. Quando sua empresa firma uma parceria com um influenciador, é possível se comunicar com o público-alvo por meio de ações que vão deter mais atenção e credibilidade de sua audiência.

 

4.    Posts patrocinados

Os posts patrocinados são uma estratégica fundamental para atrair novos clientes. Conteúdo patrocinado é ideal para a empresa conquistar um público específico para seu nicho de mercado. É possível determinar gênero, faixa etária, e outros filtros e dessa forma, trabalhar com outras formas estratégias para conquistar mais clientes.

 

5.    Perfil social da marca

As empresas precisam ter um perfil próprio, com fotos, rosto, para serem encontradas, vistas e lembradas. O perfil de uma marca permite construir um relacionamento com seus consumidores por meio de conteúdos relevantes, respostas, críticas, elogios, comentários e estímulo à conversa.

Nas redes sociais, a empresa participa do dia-a-dia dos seus seguidores e fãs, recebe feedback direto do seu público. Por isso, é fundamental, manter o perfil atualizado. O perfil da empresa precisa ser ativo, social, interagir com os clientes, produzir conteúdo.

Lembre-se: o conteúdo é o elemento mais importante para contextualizar a identidade, posicionamento e valores de qualquer marca.

 

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