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Vender serviços pela internet, por onde começar?

Vender serviços pela internet, por onde começar?

Mesmo com toda a crise que o Brasil e o mundo enfrenta há mais de um ano, o e-commerce cresce constantemente. Os dados do comércio online no Brasil são impressionantes. Quase 105 milhões de brasileiros tem acesso à Internet, sendo que desses 75 milhões usam a internet de forma ativamente e quase 30 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online no primeiro semestre de 2016. Mas e serviços, é possível vender? Existem muitos elementos envolvidos, mas é sim possível vender serviços pela internet!

As compras online crescem duas vezes do que o varejo físico. O faturamento total em 2015 foi de quase 20 milhões de reais. A internet tem oferecido serviços cada vez melhores, melhorando suas ofertas e tem conquistado cada vez mais os brasileiros de que o ambiente online é o melhor para as compras.

Quando você decide vender seus serviços pela internet, precisa saber por onde começar. Para vender serviços pela internet e se destacar no mercado online, levando em consideração as 3 principais esferas que envolvem este tipo de venda:

  • Gerar tráfego para seu site, página de captura ou blog;
  • Aumentar a conversão;
  • Estabelecer um alto padrão de entrega da prestação de serviços;

Mas isso não é o suficiente. É preciso ter um plano de ação para vender serviços pela internet!

Questões fundamentais para vender serviços pela internet!

Estude e planeje (ou contrate alguém para fazer isso)

Tenha muita calma, não se empolgue, estude e planeje. Não saia construindo o site, cadastrando serviços e começando a vender imediatamente. É preciso planejar de forma objetiva e clara e antes de tomar qualquer decisão, responda as seguintes perguntas:

  • Qual vai ser o tamanho do meu negócio?
  • Quem será meu público-alvo que desejo atingir?
  • Qual problema, necessidade, dores desse meu público-alvo que meus serviços podem solucionar?
  • Qual serão minhas metas diárias, mensais e anuais?
  • Qual os prazos para atingir todas as metas?
  • Posso gastar algum valor em publicidade e quanto?

Após responder essas questões e montar seu planejamento, você precisa pensar na escolha de um plano de hospedagem, plataforma de vendas ideal para seus serviços. Por isso que o planejamento é tão importante para ajudar a entender todas as implicações técnicas e a grande variedade de soluções que o mercado podem oferecer.

É possível fazer isso internamente ou contratar profissionais. Na grande maioria dos casos, se torna mais barato e efetivo contratar uma agência. Por exemplo, para a geração de leads, uma agência de marketing de conteúdo é o mais indicado.

 

Implemente seu negócio de forma assertiva

Após o planejamento, é a hora de colocar a mão na massa.

Para escolher o serviço de hospedagem é preciso pensar nas necessidades do seu site: volume de tráfego, espaço de armazenagem, estabilidade, número de e-mails, ou seja, definir as principais características do seu negócio online.

 

 

vender serviços pela internet 2

 

 

Para trabalhar o marketing digital da melhor forma, é fundamental ter um domínio próprio. É importante pensar em algo para representar sua marca, sua identidade, sua empresa. Isso é um dos elementos básicos para vender serviços pela internet!

Pesquise a melhor plataforma que atende seu negócio e construa seu site, sua loja, seu blog com seus serviços. Analise a construção de sua estrutura de vendas em dois grandes blocos

FrontEnd

Escolher a ferramenta que possibilite a criação de um site bonito, atrativo, com excelente usabilidade, onde seu cliente vai entrar no site, apreciar e comprar de maneira segura e fácil. É fundamental que tudo deve aparecer na tela quando for aberta, sem que o usuário tenha a necessidade de rolar a barra de “scroll”.

BackEnd

Pesquisar as melhores formas de integração e qualidade no suporte técnico, analisar as soluções técnicas e gerenciar o site de forma fácil para gerir, editar e atualizar.

É importante criar uma headline para sua página que transmita clareza com detalhes do serviço que deseja vender, para quem e qual são os benefícios. A frase precisa ser curta e atrativa;

Desenvolva um formulário simples para geração de leads (no máximo com nome, email, telefone), pois na maioria das vezes você não consegue converter na primeira visita do usuário ao seu site ou blog. Ofereça algo em troca das informações como um ebook, orçamento sem compromisso ou acesso a um aplicativo.

E crie no topo da página um botão Call to Action que explica de forma clara o que você está oferecendo e leve diretamente para sua página de conversão.

Essas decisões precisam levar em consideração, o custo aceitável para o seu modelo de negócios e a qualidade dos serviços.

 

Avalie com olhos do cliente e melhore seus serviços

Após o site estar pronto, é fundamental que você o visite com os olhos do cliente. Entre, navegue, se pergunte se a navegação foi fácil, se a usabilidade está boa, se o conteúdo tem qualidade , útil, relevante, se a na hora da compra há opções de pagamento suficientes e certificados de segurança, se o seu site funciona para os smartphones e tablets, se o carregamento está rápido ou lento, o tempo de entrega, os comentários.

Confira suas respostas e analise o que há para melhorar ainda para que seu negócio cumpra o que promete solucionar para os clientes.

Anuncie e crie conteúdo

Seu site ou blog está lindo, atrativo, com boa usabilidade, mas se as pessoas não acessam, não te acham na internet, você não terá captura, não terá demanda e não fará vendas. Nesse ponto, você precisa conhecer, estudar, entender e usar o Marketing Digital. É importante escolher qual será a melhor a ferramenta para que seu site apareça nos resultados de buscas.

Há as mídias pagas como Adwords, que vai trazer um tráfego rápido, mas o investimento é muito alto. Já as mídias gratuitas e orgânicas demandam mais paciência, dedicação e esforço, mas quando você conquistar seu espaço, vai conseguir manter por um bom tempo.

É importante conhecer as diferentes ferramentas que o Google oferece no marketing digital como o Google Analytics que tem por objetivo analisar os dados de tráfego de qualquer site ou blog, mensurar a interação do usuário e entender o comportamento dos seus clientes.

Lembre-se também que o marketing de conteúdo é de extrema importância para seu negócio. Desenvolva textos engajadores, interessantes, de qualidade, relevantes e úteis para o seu público alvo. Ele precisa ser alimentado com conteúdo para se sentir atraído para comprar. Neste caso, se você não tiver uma equipe específica, é mais fácil, barato e efetivo contratar uma agência de conteúdo.

 

Estas são algumas das estratégias para vender serviços pela internet. Este é um mercado que vem crescendo exponencialmente e pode te trazer muitos novos negócios. Porém, para se destacar, é preciso um trabalho de alta qualidade.

A Leads marketing de conteúdo pode te ajudar com isso! Fale com um de nossos consultores.

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