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Técnicas de produção de conteúdo para usar em sua empresa!

Técnicas de produção de conteúdo para usar em sua empresa!

Criar conteúdo relevante é uma tarefa fundamental para as empresas que desejam firmar o seu posicionamento na internet. Mas, como é possível gerar conteúdos atrativos para o público-alvo? Quais técnicas de produção de conteúdo podemos aplicar para alavancar o site da minha empresa?

Essas e várias outras questões serão abordadas no texto. Através dele, você poderá tirar dúvidas e conseguirá entender melhor quão importante é gerar um bom relacionamento entre a empresa e os clientes por meio da web. E a importância de contratar uma agência de produção de conteúdo para desenvolver um trabalho eficiente para sua empresa.

 

O que é a produção de conteúdo?

Produzir conteúdo para internet não é somente escrever um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão. É o combustível de toda e qualquer empresa que deseja se destacar na internet. A produção de conteúdo exige uma série de práticas, técnicas e metodologias que visam educar, conquistar, entreter, informar, converter um futuro cliente.

Para produzir um conteúdo qualificado é necessário pensar em diversos aspectos, tais como: a relevância do assunto para o seu público-alvo, a qual persona o texto estará direcionado, o momento no qual será divulgado.

A realização de textos de qualidade depende do grau do conhecimento do gerador de conteúdo. Por isso, é aconselhável a contratação da agência de produção de conteúdo. Entre outras palavras, a produção de um conteúdo adequado é uma missão complexa e que demanda muita atenção dos envolvidos.

 

O planejamento é fundamental para a produção de conteúdo

Uma das principais características da produção de conteúdo para meios digitais é a concentração nos resultados. Para que esta concentração possa ser realizada com êxito, é indispensável contar com um correto planejamento.

No planejamento do conteúdo são abordados: os objetivos da sua publicação, o título, a palavra-chave e a linguagem escrita. Lembre-se, estas ações devem ser realizadas com muito cuidado, mediante a verificação das estratégias do cliente e usando boas referências para a pesquisa.

Nesta etapa, também é realizado o estudo do melhor momento para empreender o compartilhamento do conteúdo nas redes sociais. Essa adequação potencializa os resultados conferidos pelo post.

A persona e a produção de conteúdo

Certamente, este é um dos elementos mais relevantes na produção de conteúdo. Compreender quem irá ler o seu artigo é indispensável para conseguir bons resultados. Uma persona é um personagem fictício de um indivíduo para o qual o texto produzido será direcionado. É por este motivo que realizar um conteúdo relevante e valioso para a persona é fundamental para o sucesso do post tanto no site e blog quanto nas redes sociais.

Para ser assertivo na produção de conteúdo, é necessário pesquisar quais são as necessidades, desejos, problemas e desafios da persona para a qual o texto está focado. É importante que o objetivo do texto esteja relacionado com a solução de uma dúvida ou de um problema da persona. Desta forma, é possível garantir que o conteúdo elaborado vai ao encontro das necessidades da pessoa e será de extrema utilidade para ela.

 

Os conteúdos evergreen nas técnicas de produção de conteúdo

É provável que você já tenha ouvido falar nos conteúdos evergreen. Este tipo de conteúdo é uma tendência no marketing de conteúdo. O conteúdo evergreen é um estilo de produção escolhido por diversas empresas que usam o marketing digital a seu favor.

Os textos evergreen são diferentes dos textos informativos. Estes últimos focam em novidades do momento e é comum que sejam considerados irrelevantes pouco tempo após a sua publicação. O evergreen visa prestar informações completas a respeito de assuntos, e por consequência, busca educar a persona sobre determinado assunto.

Quando produzido de forma correta, o conteúdo evergreen pode posicionar uma empresa como autoridade no mercado e também pode gerar mais valor para uma persona.

 

SEO, conteúdo viral ou copywriting

A produção de conteúdo passa por 3 ações que precisam ser trabalhadas em conjunto ou separadas para que o conteúdo gere ótimos resultados.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é uma ação do marketing digital que prepara o conteúdo para ser mais flexível, otimizável, efetivo e amigável aos motores de busca como Google. O SEO, por meio de escolhas certas de palavras-chaves, garante que o seu conteúdo pode alcançar um ranqueamento melhor nos resultados de pesquisas, e dessa forma vai atrair mais público segmentado.

Conteúdo viral

O conteúdo viral é aquele que causa grande repercussão, muito reconhecimento e milhares de compartimentos. Isso garante maior visibilidade a mensagem produzida. O conteúdo viral poder ser planejado e não precisa acontecer somente por acaso.

O conteúdo viral é a soma de diversos fatores que precisam ser muito bem coordenados ao mesmo tempo: gatilhos mentais, humor, storytelling, timing, utilidade, oferta de valor, temas relevantes, formato, apelo emocional e efeito chiclete.

Copywriting

O copywriting é a ação de construir um texto com objetivo de realizar uma venda. É um texto que precisam informar do que se trata o serviço ou produto, como esse produto ou serviço pode ser a solução do problema do cliente. Dessa forma, o conteúdo vai despertar o interesse pela compra. É importante nesse conteúdo, conter um call to action atrativo para o cliente realizar uma ação de interesse.

 

Hiperlinks no conteúdo: Obrigação para o sucesso

Se você deseja que o seu conteúdo desponte e seja encontrado nos primeiros resultados do Google, além de contar com técnicas SEO adequadas, é indispensável optar pela inclusão de hiperlinks.

O uso dos hiperlinks ou links inteligentes distribuídos no texto de maneira estratégica proporciona mobilidade para o leitor. Como resultado, permite que o leitor “passeie” pelo blog ou site e leia os demais conteúdos publicados.

 

Veja também: Cuidados ao contratar uma produção de conteúdo terceirizada

3 técnicas imbatíveis para quem deseja melhorar o marketing de conteúdo

A seguir, serão citadas 3 técnicas que podem revolucionar a forma de produzir conteúdo na sua empresa. Através delas, a sua empresa melhorará o marketing de conteúdos e a publicidade da organização.

Princípio de Pareto 80/20

Em termos gerais, o princípio descoberto por Pareto trata de que tudo o que nos rodeia possui uma relação 80/20. Assim sendo, 80% da receita da sua empresa depende de apenas 20% dos seus clientes. Parece inviável, não é mesmo? Mas isso acontece com uma frequência assustadora.

O que Pareto e os estudiosos do Marketing de Conteúdo mencionam é a necessidade de prestar atenção no marketing de conteúdo, criatividade e publicidade. Desta forma, os clientes poderão ser engajados com sucesso.

Vista a relação de Pareto, tomando as devidas providências no campo do marketing digital, é possível conquistar 80% dos clientes com apenas 20% de esforço.

Um ensinamento de Pareto e sua relação é que o sucesso no marketing de conteúdo não depende do número de publicações feitas e sim da qualidade das mesmas. A tendência é criar menos conteúdo, no entanto, buscar otimizar a relevância dos textos.

Técnica dos terços

Nessa técnica, visa-se a constituição do texto mediante a inclusão de conteúdo conhecido e que o profissional sabe que é assertivo; conteúdo reutilizado e conteúdo novo. Cada um destes tipos de conteúdo compõe um terço do texto.

Essa é uma técnica valiosa. Além de permitir o uso de conteúdo reutilizado, o que facilita a criação do texto, ela também ocasiona a exploração de novas informações e novas formas de levar conhecimento ao seu público meta.

Técnica 70-20-10

Esta técnica é recomendada quando se deseja combinar a produção de conteúdo constante com a produção de conteúdo de qualidade excepcional. Além disso, essa técnica permite a realização de testes para encontrar novas fórmulas que funcionem para a produção de conteúdo da empresa.

Nessa técnica, 70% do conteúdo funciona. Este é um conteúdo de qualidade, fácil de fazer, que demanda pouco tempo e recursos. Este conteúdo funciona. É importante a realização de posts de qualidade, pelo menos uma postagem por mês.

No que tange ao 20% do conteúdo, deve ter elevada qualidade e um valor diferenciado. O conteúdo deve ser considerado excepcional, complexo e avançado. Trata-se de um conteúdo que favorece a captação de dados dos consumidores do público-alvo. Esse conteúdo também assegura a geração de leads.

Sobre os outros 10% do conteúdo, este deve ser destinado a alocação de materiais e informações novas. O conteúdo experimental indicará se o público-alvo está em condições de receber novas informações e também poderá servir de aprendizado para os responsáveis pelo uso de técnicas de produção de conteúdo.

O que podemos concluir a respeito da produção de conteúdo?

A produção de conteúdo é fundamental para o desenvolvimento da empresa no mundo online. A presença na web é indispensável para que as empresas consigam melhores resultados. Neste sentido, é imprescindível contar com textos bem executados, dotados de técnicas SEO, copywriting, entre outras. Por falar nessas, as técnicas deste tipo são responsáveis pelo melhor posicionamento nas pesquisas orgânicas dos motores de busca. Outro ponto importante é a promoção de conteúdo viral por meio da realização de vídeos e demais conteúdos visuais.

Quer saber mais informações sobre este e outros diversos assuntos relacionados às técnicas de produção? Fale com nossos consultores e solicite um orçamento. Entre em contato conosco.

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