Storytelling, contando histórias, vendendo mais!
O Storytelling está tão intrínseco em nossas vidas que nem o percebemos mais. Talvez, nem tivéssemos ouvido falar dessa expressão antes de estarmos aqui lendo esse texto. Entretanto, é possível afirmar que a definição do termo é tão simplória que nos acharíamos verdadeiros imbecis por não termos ligado uma coisa com a outra logo de cara.
A nossa crença religiosa, nossos heróis favoritos, nossos valores éticos, nossas regras. Tudo em que acreditamos nos é passado através do storytelling, que não é nada mais nada menos do que a capacidade de contar histórias. Como dito anteriormente, é uma essência de nossa cultura, por isso não é possível estimar uma data aproximada de seu início, contudo é de nosso conhecimento é que veio a existir antes da própria escrita. É uma característica do ser humano.
As histórias trespassadas pelo storytelling são interativas. Nos levam a visualizar a cena, facilmente nos identificamos com o protagonista – porque eles sonham, sofrem, correm atrás e conseguem realizar os respectivos sonhos – , despertam em nós as mais variadas emoções e no final queremos ser como o personagem principal, queremos mudar de vida, e em geral, saímos da história com sede de transformação.
Como o storytelling vende ideias?
É aí que o Storytelling tem o poder de vender – ideias ou produtos . Como o ato de contar histórias nos leva a acreditar e a investir em algo? Exclusivamente pelo fato de que os heróis que nos são apresentados são pessoas comuns que terminam a história após passarem por uma grande transformação. É nesse ponto que o nosso emocional é afetado. As narrativas desse tipo de conto tem, de fato, o intuito de repassar alguma lição moral, despertar nos ouvintes a curiosidade ou induzi-los a algo.
Muitas empresas utilizam desse recurso para incentivar os seus funcionários na busca da melhoria pessoal e profissional ou para recrutar um grupo de pessoas a fim de conquistar a confiança delas, uma vez que as pessoas estão se esquivando cada vez mais dos métodos de marketing tradicionais. O storytelling tem sido vital para muitas organizações de diversos seguimentos porque passa um conhecimento de forma mais sútil, atraindo a atenção das pessoas de forma mais agradável e leve.
Vender uma ideia se torna muito mais fácil com narrativas – improvisadas ou bem polidas – que contenham uma linguagem fácil de se compreender, com personagens heroicos, porém de ‘’carne e osso’’ e com um cenário favorável para rapidamente levar o público à credibilidade máster naquela frase que todos nós já ouvimos em algum instante de nossas vidas: se você quiser, você consegue.
Certamente, o contar de histórias é característica primordial para a vida humana. Todas as relações estabelecidas em nossa sociedade desde os primórdios são feitas por meio dela. Se desejamos ter sucesso, possuir muitos seguidores, alcançar o que sempre sonhamos devemos fazer como os storyteller e sair por aí espalhando as boas novas de nossas histórias bem elaboradas ou não, mas, que sem dúvida, possuam uma mensagem de motivação e ouvir as histórias pode nos acrescentar mais do que imaginamos a fim de vender a nossa história.
Como usar o storytelling para vender mais!
Marcas que contam sua história e com isso, acabam se humanizando, tem um potencial muito maior para vender mais. Não que isso, de maneira isolada e sem um bom trabalho de articulação, possa fazer milagres. Mas com uma boa integração com as demais estratégias, faz com que o storytelling seja uma prática muito efetiva!
Para citar um caso em específico, aqui na agência temos um cliente que busca um posicionamento de autoridade em seu segmento. Com este cliente, trabalhamos com pequenas histórias, desde aquelas em que ele se encontra como personagem principal, como outras que tem alguma relação com seu trabalho.
Isso gera muito mais engajamento e a interação com estes storytellings faz com que a construção de autoridade seja muito mais acentuada.
Ou seja, se bem alinhado e feito de forma estratégica, o storytelling torna as empresas humanizadas e isso é um fator cada vez mais importante para conseguir melhores vendas.
Nós da Leads Marketing de Conteúdo podemos ajudar sua empresa a construir não apenas estratégia de storytelling, mas também melhorar sua presença digital como um todo! Solicite um orçamento!