Search Engine Marketing: o que é e como aplicar no seu negócio

Se você, empreendedor, está se familiarizando com o termo SEM, que significa Search Engine Marketing, ou em português marketing do mecanismo de pesquisa, e ainda entende o que ele realmente significa, isso denota um bom começo no mundo do comércio online. Mas se está iniciando esse processo, não se preocupe, iremos auxiliá-lo nessa jornada.

Basicamente, o SEM é o uso de motores de busca da internet para gerar negócios, e isso inclui a prática de SEO (Search Engine Optimization) e PPC (Pay Per Click). Em tempos de transformação digital e empresarial, as formas de apresentar sua marca, comercializar seus produtos, independentemente do setor, ou mesmo oferecer orçamento obra residencial junto aos mais diversos serviços, a ideia de alcançar o público-alvo tem se mostrado crucial, mas muito mudado.

Da mesma maneira, para acompanhar as formas de marketing tradicional e modernizadas, é preciso entender o que SEM e SEO podem proporcionar aos negócios, e como é possível utilizá-los para promoções em meio a implementação de melhores estratégias de divulgação.

Qual o significado de Search Engine Marketing?

O marketing do mecanismo de pesquisa, ou simplesmente SEM, é um método de anúncios pagos, que ajuda a comercializar um site de um escritório de assessoria contabilidade ou uma loja virtual de roupas personalizadas, junto às páginas de plataformas de busca, como Google e Bing. Isso ajuda a marca a aumentar a visibilidade e o tráfego de um site de maneira direcionada.

Como explicação básica, o SEM pode ajudar a atingir da melhor maneira possível os objetivos de negócios e expor a empresa a um público global.

Todas as empresas procuram obter os primeiros lugares nos resultados dos mecanismos de pesquisa, porém com custos mínimos por clique, e com o intuito de aumentar o tráfego e as vendas das promoções. Isso porque ações mais direcionadas podem ser desenvolvidas.
Entre os mecanismos de Search Engine Marketing mais conhecidos e utilizados, vale destacar:

Bing Ads;
Google Ads;
Facebook Ads;
Google Ads;
Instagram Ads.

Como esses pesquisadores e mídias sociais são, habitualmente, configurados para comprar, o SEM pode, na essência, ajudar sua empresa a atingir metas de negócios, pois direciona o tráfego de qualidade para o seu site ou e-commerce.

A diferença entre o SEO e o SEM

As estratégias de SEM e SEO podem trabalhar de maneira mútua, e assim impulsionar seus objetivos de negócios empresariais.
Uma estratégia geral de Search Engine Marketing também pode ajudar os esforços de implementação de palavras-chave, conforme a prática de SEO determina, produzindo tráfego qualificado para um site corporativo ou uma loja virtual.
Isso mostra aos mecanismos de busca que a empresa possui um site sólido, e deve ser visto como um recurso confiável.
No entanto, antes é preciso destacar as diferenças principais entre SEM e SEO, como apresentadas a seguir.

Search Engine Marketing

Os resultados pagos, de uma forma geral, são mostrados na parte superior da página de resultado de pesquisa.
Aqui, o anunciante paga para obter os cliques e o tráfego desejados em direção ao site especificado.
Para reservar espaços nos mecanismos de pesquisa, é importante gastar um orçamento específico de anúncios pagos, e assim aparecer no topo dos mecanismos de pesquisa, como é visto em plataformas como o Google e o Bing.

Search Engine Optimization

Os resultados naturais, ou comuns, são normalmente mostrados na página de resultado das plataformas de busca, e são escolhidos por meio dos algoritmos que são aplicados para melhorar a experiência do usuário. A importância do site, ou seja, a natureza do conteúdo e o quanto ele é relevante indicam a qualidade de indexação, em conjunto com a autoridade das páginas. Esse pode ser um método prático para direcionar quantidades moderadas de tráfego para seu site que são direcionados para pessoas que querem comprar nobreak, por exemplo. Ou seja, vai ajudar na geração de leads.

Além disso, ajuda sua marca a se classificar melhor e aparecer no topo da página de resultado de pesquisa, mesmo que isso demore um tempo para acontecer.

Como empregar estratégias de SEM para se destacar

A estratégia de Search Engine Marketing pode ser mais rápida do que a prática de SEO, no entanto, não garante que os resultados sejam alcançados, caso não se aplique de maneira correta. O ideal, contudo, é aplicar ambos em conjunto, alcançando resultados de curto e longo prazo, ganhando relevância e autoridade.

Como empreendedor, ou profissional da área de publicidade, pode-se utilizar anúncios pagos sobre manutenção de nobreaks para fins diversos, como reconhecimento de marca, ou geração de leads, os potenciais clientes. Sendo assim, antes de iniciar qualquer campanha publicitária, é preciso ser claro e coerente sobre os objetivos, e o valor que se deseja investir para aparecer no topo e ter uma classificação mais alta nas plataformas de pesquisa.

7 estratégias para implementação de SEM

Seguem 7 estratégias de Search Engine Marketing que podem ser implementadas em uma campanha publicitária no ambiente digital.

Pesquisa e desenvolvimento de palavras-chave

As palavras-chave são o elemento principal que o público utiliza para saber mais sobre sua empresa, e os produtos e serviços que sua marca oferece. Considere como seu público realiza as pesquisas e termos sobre cortinas blackout, por exemplo, e quais os tipos de palavras-chave que são utilizadas para buscar um conteúdo específico no segmento.

Isso aumenta as chances de conversão do lead para cliente pagante, e influencia em maior CTR (Click Through Rate), ou taxa de clique, pois gera mais tráfego para o site em questão.

Otimização da campanha SEM

Testar e monitorar é a chave para otimizar a campanha SEM. quanto mais dinâmica for uma palavra-chave, mais cuidadoso deve ser seu exame. É preciso tentar algo, de maneira consistente, e procurar atualizar as metas, mesmo que seja necessário empregar pequenas alterações, para que possam melhorar as técnicas de Search Engine Marketing.

Assim, também é possível acompanhar as transformações a longo prazo e, com isso, identificar se há necessidades de ajustes, sendo essencial dentro da estratégia SEM. Com isso, é possível identificar as áreas específicas, solucionar os problemas e superar os desafios ao longo do caminho. O segredo é continuar experimentando.

Aprimore as métricas e meça os resultados

É preciso se lembrar dos objetivos traçados, precisamente quando for necessário melhorar as metas. Ao entender a conexão dos principais públicos, você pode fazer alterações para corrigir as atividades e licitar os orçamentos com sabedoria. Para isso transcorrer de forma segura, meça os resultados, examinando os dados de maneira cuidadosa.

Você pode quantificar o ROI (Return Over Investiment), ou retorno sobre investimento, de cada estratégia, e avaliá-lo em relação a outras métricas, mesmo que em diferentes campanhas.

Landing pages ou páginas de destino

O inbound marketing, que trata de atrair, converter, vender e reter os clientes, também é uma estratégia que funciona bem com a presença do SEM. As landing pages, ou páginas de destino para captação de dados podem ser fundamentais para a condução de uma experiência e decidir se o conteúdo precisa ser modificado e, assim, se tornar viável junto às postagens de Search Engine Marketing.

Para isso, é preciso fazer testes entre as conexões, para que cada postagem sobre etiquetas para produtos de limpeza seja destacada na página certa, assim como qualquer outro produto que seja comercializado. Também é preciso se certificar de que o site oferece os serviços adequados, para que a empresa possa acompanhar os passos dos clientes. Com a simplificação das transformações, utilizando apenas algumas frases de chamariz sólidas e uma interface simples para explorar, os leads se sentem atraídos e fornecem todos os dados necessários.

Pense em conversões a longo prazo

O sucesso momentâneo pode dar um fôlego de segurança, mas toda empresa precisa de uma estratégia que agregue valor aos clientes em potencial. As técnicas de SEM devem ser altamente direcionadas, sustentando uma boa imagem da marca e ajudando a reter os clientes já existentes.

Foco na visão da marca

A visão da sua marca deve estar em sincronia com as campanhas que se está executando. Desde a cor utilizada e a fonte empregada no design dos anúncios. Assim, é preciso conciliar a linguagem visual à falada e determinar uma identidade clara para o negócio.
Ou seja, todos os aspectos devem ter um objetivo relevante, para que assim as métricas possam ser mensuradas com sabedoria.

Obtenha o melhor dos clientes

No momento em que a empresa de máquina de solda Mig Mag precisar descobrir clientes que permanecerão para se tornarem embaixadores, ou defensores da marca, pode ser necessário um certo grau de redefinição dentro dos padrões e práticas de negócios.
Acima de tudo, é preciso se aproximar cada vez mais, e assim ganhar clientes encantados, como propõe a última etapa do inbound marketing, que ajudam a melhorar a imagem geral da marca.

Conclusão

Usar estratégias de otimização de mecanismos de busca para aumentar a visibilidade da sua empresa na internet requer cuidadosa reflexão e planejamento. Ao contrário do que muitos acreditam, há uma infinidade de fatores a serem considerados, principalmente quando se trata de Search Engine Marketing, considerando um uso alinhado às práticas de SEO.

Na verdade, o que se espera é melhorar o site da empresa, seja ela atuante com serviços, como escritório contábil, ou um comércio que deseja se posicionar no ambiente online da melhor forma possível. Isso deve ser feito para que ele esteja adequado aos padrões dos mecanismos de pesquisa e possa atrair mais e mais clientes em potencial, o que requer esforços contínuos e inteligentes. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.