Otimização para Youtube: como fazer da forma correta?

A produção de vídeos cresce cada vez mais no Marketing de Conteúdo. O Youtube se tornou uma das redes sociais mais frequentadas pelos internautas, construindo uma interação assertivas entre marca e consumidor. E para que isso ocorra da melhor maneira é importante trabalhar com a otimização para Youtube.

Não é por acaso que o Youtube é o segundo maior buscador do mundo (ficando atrás apenas do Google, é claro). E isto significa que, diariamente, milhões de usuários fazem buscas na plataforma de vídeos.

Ter presença no Youtube é estar onde seu cliente está. É estar onde seu cliente procura por conteúdos, diversão e informação. Por isso, ter um canal de conteúdos na plataforma é fundamental.

 

A importância dos vídeos para o Marketing de Conteúdo

 

Os vídeos têm um poder forte de envolver o internauta. Muitas vezes, os canais do Youtube superam a audiência televisiva, com milhões de seguidores e visualizações.

Em redes sociais, como o Facebook e Instagram, os vídeos também tendem a gerar um maior engajamento. Sendo assim, investir nessa mídia pode gerar maior visibilidade para uma empresa. Os vídeos possuem maior humanização e, por isso, geram mais conexão com o internauta.

Além disso, por ser também um buscador online, o Youtube pode levar muito tráfego para um site. É uma maneira de atrair mais leads para a sua empresa.

 

Leia também: 5 dicas de produção de conteúdo para web para sua empresa.

 

Otimização para Youtube

 

Entretanto, não basta gravar um vídeo e postar no Youtube. Além de precisar ter um planejamento estratégico de Marketing de Conteúdo (objetivo, etapa do funil, roteiro, conteúdo), é preciso seguir também regras para otimização.

Assim como um artigo sem SEO, um vídeo pode, simplesmente, desaparecer no meio de tanto conteúdo divulgado na plataforma. Então, o investimento será totalmente perdido.

Para isso não acontecer com seus vídeos, confira as melhores maneiras de fazer otimização para Youtube.

 

Escolha uma palavra-chave matadora

 

Uma não! Várias!

 

A comparação entre artigos para blog e vídeos para Youtube também funciona aqui. Ter uma palavra-chave é fundamental para a otimização para Youtube. O vídeo terá mais destaque e encontrabilidade.

A palavra-chave deve ser pesquisada antes mesmo da produção do roteiro. É importante conhecer os interesses do público, e o que ele está buscando na internet.

A busca pela palavra-chave pode ser feita na própria barra de pesquisa do Youtube. Ao digitar uma palavras, o Youtube sugere os termos mais pesquisados pelos usuários. Outra maneira de fazer a pesquisa é pelo Google Trends.

O ideal é buscar mais de uma palavra-chave para cada vídeo. Trabalhando com o termo principal, e outros relacionados. Você irá entender melhor a importância das palavras-chave nos próximos itens:

 

Título

 

Para os robôs internos do Youtube, o título do vídeo é o que revelará sobre o assunto do conteúdo. Portanto, ele deve ser totalmente eficaz e conter a palavra-chave. Isso irá aumentar a encontrabilidade do vídeo, quando o usuário fizer a pesquisa.

Os títulos também tem a mesmo função das headlines: provocar ou chamar a atenção. Eles serão determinantes para o clique do usuário, ou não. Isso irá depender, exclusivamente, do título e da capa.

A dica é não enganar o internauta com títulos que geram muita polêmica ou apenas sugerem algo que não é tratado no vídeo. Assim que o usuário perceber, irá sair do vídeo e, provavelmente, isso irá prejudicar a credibilidade da sua marca.

 

Tags

 

Quando fizer a pesquisa sobre a palavra-chave, você irá perceber que há outros termos relacionados à palavra-chave escolhida. O que fazer com eles?

Você pode guardá-los para conteúdos futuros e usá-los nas Tags do vídeo atual. O Youtube permite que até sete tags sejam relacionadas ao vídeo. Ou seja, você pode trabalhar com mais de uma palavra-chave.

 

Descrição

 

Sim! Ainda há mais espaço para usar as palavras-chave. A otimização para Youtube também acontece no espaço para descrição, que é muitas vezes ignorado. A descrição do vídeo é escaneada pelo mecanismo de busca do Youtube, por isso, deve conter palavras-chave.

Utilize a palavra-chave nas primeiras linhas. Apenas elas aparecem antes da opção “mostrar mais”. Então, trabalhe com um texto objetivo e muito chamativo.

Aproveite a descrição para gerar conversão. Coloque links importantes, como as redes sociais e o site da sua empresa, ou uma landing page. Este CTA (Call To Action) será fundamental para a sua marca.

 

Capa do vídeo também atua na otimização para Youtube

 

A capa de um vídeo no Youtube, ou a thumbnail, é aquela imagem que aparece quando o vídeo ainda não foi clicado. Ou seja, é a primeira informação (juntamente com o título) que o internauta terá sobre o conteúdo do vídeo.

Portanto, é fundamental que a imagem traga elementos informativos sobre o que a pessoa encontrará ao dar o play. Gerar curiosidade ou provocar algo, neste ponto, é fundamental.

A imagem é mais importante que o texto. Utilize menos palavras e imagens mais chamativas. Pode ser, por exemplo, um frame interessante do vídeo.

 

Otimização para Youtube

Outros elementos para usar na otimização para Youtube

 

Confira outros elementos que você deve usar para ter mais encontrabilidade no Youtube, gerando mais tráfego no seu site e conquistando mais leads.

 

Duração do vídeo

 

Vídeos longos podem ser chatos. Portanto, não arrisque! Principalmente se você estiver no começo, ainda sem jeito. O tédio pode fazer com que os usuários abandonem o vídeo no meio. Não ultrapasse a marca dos 10 minutos.

Para isso, crie roteiros objetivos e corte excessos na edição. Seja objetivo! Isto não significa falar rápido demais ou ter um conteúdo fraco, vazio. Uma estratégia é dividir o conteúdo em série.

 

Qualidade do vídeo

 

A qualidade do vídeo, além de ser importante para a otimização para Youtube, representa a reputação da sua marca. Vídeos sem qualidade podem prejudicar a imagem da empresa e aparentar ser um desleixo.

Trabalhe com imagem em HD e uma boa resolução. Use microfones para que o áudio da voz seja captado sem ruídos externos, como aquela buzina no fundo.

 

Playlist

 

Criar uma playlist, com vídeos do mesmo assunto, é uma maneira de fazer com que o usuário fique mais tempo navegando entre seus vídeos. Assim, o Youtube irá sugerir vídeos relacionados ao conteúdo que o internauta está assistindo.

Transcrição do vídeo

 

Os robôs do Youtube não conseguem entender o conteúdo audiovisual. Por isso, a otimização para Youtube pode ser mais eficaz se houver a transcrição do vídeo (o conteúdo audiovisual em palavras escritas).

 

Interação: o grande segredo!

Quanto mais visualizações, mais comentários e curtidas, melhor é a otimização para Youtube. Porque a plataforma entenderá que aquele conteúdo é, realmente, bom.

Por isso, é fundamental conquistar mais inscritos e incentivar comentários na página. E isto só é possível de uma única maneira: ter um conteúdo, realmente, bom!

Na verdade, não tem nenhum segredo…

Por isso, invista em conteúdos relevantes, originais e que possuem praticidade para o usuário. Um dos termos mais pesquisados no Youtube é “Como fazer…”, então, o uso de tutoriais pode ser uma estratégia assertiva.

 

Dica bônus:

O tempo que um canal está no ar é fundamental para o SEO. Quanto mais tempo de vida, maior será a encontrabilidade dele nos resultados de uma pesquisa. Então, não perca tempo. Comece agora!

 

Foco no SEO

A otimização para Youtube é fundamental para que o conteúdo seja encontrado e visualizado pelos usuários. Por isso, investir em SEO e Marketing de Conteúdo é uma estratégia que irá gerar mais clientes e mais vendas para a sua empresa. Para alcançar esse sucesso, você pode contratar uma agência de conteúdo. Para isso, basta falar com um de nossos consultores!