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Quais as diferenças entre o marketing de conteúdo e a publicidade?

Quais as diferenças entre o marketing de conteúdo e a publicidade?

Veja neste artigo as principais diferenças entre marketing de conteúdo e a publicidade e de que maneira sua empresa pode tirar um melhor proveito de ambos!

 

O mercado está mudando com a entrada de novas tecnologias e com o advento da internet. Os consumidores passaram a ter acesso a diferentes tipos de informações e se tornaram muito mais criteriosos na escolha de produtos e serviços, assim como na compra deles. Neste sentido, é fundamental entender os conceitos de forma complexa. No caso do marketing de conteúdo e a publicidade, temos muita confusão entre os conceitos!

Isto significa que as empresas que desejam sobreviver a este mercado bastante exigente e que querem continuar crescendo precisam conhecer este novo perfil consumidor e se adaptar a esta realidade.

Fazer publicidade simplesmente é coisa do passado, mais do que isto, a empresa precisa agregar valor para seus potenciais clientes e também criar maneiras diferentes de atingir seu público.

Neste artigo, vamos mostrar quais as principais diferenças entre publicidade e marketing de conteúdo e como sua empresa pode usar esta estratégia para crescer.

Quais as principais diferenças entre publicidade e marketing de conteúdo?

Durante muitos anos, as empresas entenderam que fazer publicidade era a alma do negócio. Sabia-se que quanto maior era o investimento em propaganda e em promoções, maior seriam os retornos relacionados ao aumento de clientes e, como consequência, ao aumento de vendas de produtos e serviços.marketing de conteúdo e a publicidade

Isto era tão verdade que as empresas com potencial de investir muito em propaganda normalmente eram as que mais se destacavam no mercado. Por muito tempo, vimos empresas pequenas serem massacradas pelos altos investimentos em comerciais na televisão, no rádio e nos grandes veículos de comunicação.

Com o passar dos anos e com o crescimento do uso de computadores, tablets e celulares, este mesmo consumidor passou a ter acesso, através da internet, de informações diversas, reduzindo sua atenção para os meios de comunicação grandes e passando a se preocupar com o que a internet oferecia de mais valioso: conteúdo barato, muitas vezes gratuito, e de valor.

Assim, as regras de publicidade passaram a se tornarem menos importantes e as empresas grandes perceberam que seus esforços de investimentos já não geravam os mesmos retornos. Novas regras estavam surgindo e novas formas de negócio precisavam ser criadas. Com isso, o marketing de conteúdo e a publicidade se tornam complementares e seguem de mãos dadas para alcançar os objetivos traçados!

O marketing de conteúdo surgiu a partir desta necessidade. Mais do que apenas tentar vender, era preciso levar informação de qualidade e de valor para o mercado consumidor. Era preciso educar, mais do que convencer. E isto era justamente o que aumentava os lucros das empresas.

Assim, veja, a seguir, quais as principais diferenças entre publicidade e marketing de conteúdo:

  • Vender versus atrair, uma diferença fundamental entre marketing de conteúdo e a publicidade

A principal diferença entre publicidade e marketing de conteúdo, com certeza é esta. A publicidade sempre focou na venda e na divulgação de produtos e serviços de maneira muito direta. A equação era bem simples: divulgue mais, atinja mais pessoas e seus números de resultados positivos irão crescer.

No marketing de conteúdo, por sua vez, a venda é apenas uma consequência de um trabalho bem feito. A empresa precisa primeiro levar valor para o mercado consumidor, pensando em educar e em informar, tornando-se, assim, uma autoridade dentro da sua área de atuação.

Somente a partir deste conceito, é que a empresa passará a atrair pessoas que serão futuros potenciais clientes e, assim, aumentar seus resultados de vendas. Apesar de parecer um processo mais lento, os índices de retorno e de fidelização são muito mais expressivos do que na publicidade;

  • Investimentos mais baixos no marketing de conteúdo e a publicidade se tornando cada vez mais cara!

A publicidade precisa de investimentos que, em sua grande maioria, não são baixos. Colocar um anúncio, criar materiais de publicidade, tudo isto requer profissionais qualificados e também investimentos de recursos financeiros. Os pequenos profissionais tinham muita dificuldade de se destacar no mercado porque não podiam investir tanto quanto seus concorrentes.

No caso do marketing de conteúdo, os investimentos são muito baixos e mínimos, necessitando, muitas vezes, somente do tempo e esforço do profissional ou da empresa.

Isto criou uma enorme possibilidade de crescimento de micros e pequenos negócios que puderam se posicionar com tanta qualidade quanto os grandes negócios na internet. A nova regra é: quem tem melhor conteúdo, conquista mais o mercado;

  • Aumento da divulgação por parte do consumidor através do marketing de conteúdo e a publicidade complementando o conceito!

A ideia do boca a boca sempre existiu. Se você gosta de um determinado produto ou serviço, provavelmente irá recomendar ou falar dele. No entanto, dentro da publicidade, as pessoas faziam isto de maneira muito sutil e as empresas não contavam tanto com o fator indicação para divulgar seus negócios.

Já dentro do marketing de conteúdo, isto é uma das questões mais marcantes. As empresas que divulgam materiais e conteúdo de qualidade, passam a ter os compartilhamentos cada vez mais acentuados dentro das mídias sociais, o que traz um aspecto viral à divulgação do mesmo.

Logo, as indicações através do conteúdo da empresa são cada vez maiores, pois este compartilhamento pode acontecer de forma exponencial, trazendo clientes potenciais para seu negócios por muito tempo;

O mercado está mudando a cada dia com o crescimento da internet e dos meios digitais. Fazer publicidade se tornou algo obsoleto e surgiram novas formas de se conquistar o mercado consumidor e novos clientes. Nesta nova realidade, o marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa e de grande potencial para qualquer empresa e a Leads pode te ajudar! Conheça nossos serviços!

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