Dados qualificados: o que são e como podem melhorar seu marketing de conteúdo?

Uma empresa que deseja ser reconhecida no universo digital precisa trabalhar com dados qualificados diariamente. A internet transformou o marketing e publicidade, tornando-se um grande canal de vendas.

 

As oportunidades de empreender hoje em dia estão cada vez mais próximas das pessoas que desejam ter realização no âmbito profissional, trabalhando com algo que gostam e tendo mais liberdade.

 

Diversos fatores permitem que os indivíduos realizem o sonho de empreender, transformando as ideias em realidade. 

 

Com o surgimento de ferramentas administrativas, as pessoas podem aumentar a produtividade e tornar a rotina das empresas mais simples com a execução de tarefas de modo eficiente.

 

Essas ferramentas ajudam no acompanhamento do desempenho do negócio. 

 

O controle das atividades é importante em diversos negócios, seja em empresas de administração de condomínios ou companhias de diferentes segmentos.

 

O cruzamento de dados permite melhores avaliações, otimizar processos produtivos e de divulgação e vendas da empresa.

 

Um sistema de gerenciamento que é muito utilizado por conta dos seus benefícios é o ERP (Enterprise Resource Planning), em português Planejamento de Recurso Corporativo.

 

Este recurso consegue reunir todas as tarefas de uma empresa de gestão condominial em um único lugar. 

 

As informações podem ser usadas para otimizar processos e economizar tempo, mas também para criar estratégias de marketing para o negócio.

 

Por isso, conhecer o software ERP, como funciona, as vantagens e como pode ser aliada ao marketing são formas de ter excelentes ganhos para a empresa.

O que é ERP?

O ERP é um software que consegue integrar todos os setores das empresas, ajudando no controle das informações e a ganhar poder de decisão e gestão para os gerentes, diretores e proprietários do negócio.

 

A ferramenta consegue ajudar os profissionais nas questões de estoque, compras, vendas, produção, entre outros setores que podem ser otimizados com o uso do ERP.

Como funciona o ERP?

Ao utilizar um ERP, este software possibilita que, a partir do momento em que os computadores e os dispositivos da empresa se conectam à internet, os dados podem ser compartilhados.

 

Isso significa que os colaboradores não precisam ficar fazendo anotações sobre as informações ou usar planilhas que deixam o computador com excesso de arquivos.

 

Os funcionários autorizados a acessar o ERP podem buscar informações que necessitam para executar suas tarefas, sem precisar mexer em arquivos físicos ou perder tempo. 

 

Isto posto, o ERP agrega mais praticidade e transforma a rotina de trabalho.

 

O ERP permite criar bancos de dados para o armazenamento de informações relevantes para a empresa. É possível armazenar informações sobre compras, estoque, vendas, finanças e outros dados que podem ser organizados para uma boa gestão do negócio.

 

Um ponto interessante do ERP é a capacidade de amortizar custos com a redução de funcionários. 

 

Já a diminuição de gastos ajuda na qualidade e produtividade, proporcionando resultados que podem ser utilizados a favor das estratégias de marketing da empresa.

Como relacionar o ERP ao marketing?

A união do software ERP com o setor de marketing pode render ótimos resultados. 

 

Sendo assim, saber como fazer a relação entre os dois é o jeito de transformar as suas estratégias de marketing.

Melhora o relacionamento com os clientes

Usando o ERP, é possível organizar os dados referente aos clientes, um processo que ajuda muito os gestores na tomada de decisões que envolvem as estratégias de marketing.

 

A opção de selecionar os contatos com base nos critérios que são importantes para a transportadoras em Ribeirão Preto, por exemplo, permite criar conteúdos e campanhas mais focadas, com uma abordagem personalizada e que ajuda na segmentação do público.

 

Um método simples e que gera bons resultados é o envio de uma newsletter sobre os novos produtos aos clientes que não realizam uma compra há um tempo. 

 

Além de gerar interesses de compra, essa técnica ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes, já que eles gostam de ser lembrados.

 

Enviar e-mails no aniversário com descontos e criar ações específicas em datas comemorativas que sejam relevantes para a área de atuação são possibilidades que geram um bom retorno.

 

Com informações obtidas por meio do ERP e ferramentas de automação de marketing, é possível falar com o público ideal, fortalecendo a imagem da marca, otimizando tempo, custos e, assim, fidelizando clientes.

Potencializar as vendas

Com o ERP, as empresas de piso de concreto polido e de outros setores podem acompanhar com praticidade os orçamentos e propostas que não foram respondidos. 

 

Analisar o histórico de cada lead (potencial cliente) e compartilhar os dados com a equipe de vendas para fazer um novo contato é uma possibilidade de realizar mais vendas. 

 

Controlar as ações de venda e do estoque pode ajudar as empresas a avaliarem novas possibilidades de negociações.

 

Para melhorar as vendas, criar ações para divulgar produtos que estão em maior volume no estoque é uma boa solução.

Relatórios importantes 

Relatórios com informações que ajudam a analisar despesas, gastos, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber são funções que toda empresa deve priorizar. 

 

Nesse sentido, um ERP de qualidade pode entregar diversas vantagens e facilidades, evitando a compra de outras ferramentas.

 

Com esses dados, os gestores podem mensurar melhor o ROI (Retorno Sobre Investimento) resultante das estratégias de marketing e assim medir os resultados e eficiência das campanhas.

 

Lembre-se que avaliar os resultados proporciona mais segurança ao fazer novos investimentos, além de ajudar na tomada de decisões da marca, seja para empresas de auditoria em SP ou de outros segmentos de atuação.

Marketing de conteúdo e ERP

Ao utilizar estratégias de marketing de conteúdo, os clientes são direcionados automaticamente para o site da sua empresa quando realizam uma busca relacionada aos produtos e serviços que você oferece.

 

Quando o cliente busca informações, a empresa deve estar preparada para oferecer conteúdos que ele terá interesse.

 

Nesse sentido, as vantagens em utilizar o marketing de conteúdo nos negócios são:

 

  • Baixo investimento;
  • Aumenta a autoridade e visibilidade da marca;
  • Ajuda a transmitir mensagens ao público;
  • Traz oportunidades de interação;
  • Educa a audiência.

Relevância em utilizar um ERP para o marketing de conteúdo

Quando o assunto é marketing de conteúdo, ter uma equipe interna para elaborar os materiais e campanhas é algo bem interessante. 

 

Assim, é possível contratar uma agência com profissionais especializados no tema para criar estratégias para o seu negócio.

 

Para os iniciantes no marketing digital, utilizar um ERP é muito interessante, independentemente de quem irá cuidar do marketing de conteúdo, seja você mesmo, a equipe interna da empresa ou uma agência especializada, visto que otimiza vários processos e a mensuração.

 

O uso do ERP ajuda a ter controle das informações e atuar com mais qualidade. 

 

Mais ainda, considerando número de informações e pessoas que a empresa lida, ter uma ferramenta de gestão ajuda muito na rotina de trabalho e no faturamento do negócio, pois a capacidade humana e outras ferramentas podem não suportar.

 

Um ótimo sistema de ERP permite ter mais controle no cadastro de clientes, algo que ajuda a entender quais são os clientes recorrentes, o que eles compram e outros dados que são valiosos e criam um diferencial nas estratégias de marketing.

 

O sucesso do marketing e publicidade depende muito de boas ideias, criatividade e – principalmente – uma boa elaboração de planejamento. 

 

Para colher bons frutos, uma empresa de atuador pneumático e de outros segmentos precisam utilizar métodos de gestão eficientes.

Vantagens do ERP nas estratégias de marketing

O marketing não se resume apenas a publicidade. Isso significa que envolve diversos fatores que ajudam a promover produtos e serviços. 

 

Isso significa que o modo como o produto é vendido ao cliente, as melhorias para eles, o PDV (Ponto de Venda) e outros aspectos podem ser considerados ações de marketing.

 

Ao entender este ponto, os gestores podem saber como o ERP pode ajudar nas estratégias de marketing. Com acesso às informações da empresa, o processo de tomada de decisões se torna mais simples.

 

Isto posto, quando os gestores de construtoras precisam tomar uma decisão, como optar ou não por uma laje protendida, por exemplo, os profissionais precisam de informações que ajudem no processo.

 

Com o ERP é possível fazer boas escolhas, melhorar a comunicação e reduzir os índices de intervenção humana e burocracias durante os processos.

 

Para isso, um ERP eficiente possui recursos como:

 

  • Boletos;
  • Orçamentos;
  • Emissão de nota fiscal eletrônica;
  • Controle de clientes, finanças e de estoque.

 

Estas e outras funcionalidades podem ser facilmente utilizadas, independentemente do canal usado, desde que o gestor tenha acesso à internet.

 

De modo resumido, as principais vantagens em ter um ERP na sua empresa consistem em: 

 

  • Mais transparência nas ações; 
  • Otimiza os custos de TI (Tecnologia da Informação);
  • Permite planejamentos e relatórios mais aprimorados;
  • Torna o atendimento ao cliente melhor.

 

Portanto, investir no ERP em uma empresa de engenharia civil e em outras áreas é uma ótima maneira da empresa conquistar excelentes resultados, ter novos clientes e alcançar uma boa rentabilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.