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Copywriting para e-commerce, como criar uma comunicação focada em conversão

Copywriting para e-commerce, como criar uma comunicação focada em conversão

Durante muito tempo, a máxima de que “uma imagem vale mais do que mil palavras” foi fortemente difundida. Inclusive, quando o assunto era vendas online, o ideal era fazer uma boa foto, colocar uma breve e descrição e pronto, pode vender. No entanto, nos dias atuais, o copywriting para e-commerce tem sido muito útil.

Afinal, não basta apenas anunciar o seu produto. É preciso ter a certeza de que o seu consumidor irá te encontrar. Mais do que isso, você precisa dar a certeza ao seu consumidor de que é aquilo que ele precisa. Portanto, utilizar estratégias de marketing que alavanquem sua conversão, é essencial.

Dessa forma, para garantir o sucesso das suas vendas online, é preciso contar com técnicas que tenham o poder de persuadir. Ou seja, o copywriting para o e-commerce é uma ótima estratégia. Ele ajudará a descrever melhor o seu produto, focado diretamente na conversão. 

Para te ajudar, a Leads preparou para o artigo de hoje um guia sobre copywriting para e-commerce e sobre como criar uma comunicação focada em conversão. 

Copywriting para e-commerce: a comunicação focada em conversão

O copywriting é a técnica de escrever textos focados em converter, a partir da escolha de palavras persuasivas. 

No caso do copywriting para e-commerce, geralmente, a conversão desejada é a venda de fato. Porém, ela também pode ser utilizado para guiar seus clientes a realizarem outras ações. Essas ações podem ser para gerar leads, engajar sua audiência, fechar vendas, entre outras.

Atualmente, uma comunicação que tenha como foco a conversão, precisa adotar uma série de estratégias que, combinadas entre si, te levarão até o seu objetivo final. Dessa forma, para alavancar as vendas a sua loja virtual, é preciso também fazer uso dessas técnicas.

Inclusive, a copywriting para e-commerce pode ser usada não somente para a venda de produtos em si, como para promover algo, engajar sua audiência, etc.

A importância de uma boa descrição

Como mencionado, durante muito tempo, foi propagada a ideia de que se houvesse uma boa imagem, palavras não eram necessárias. Na publicidade tradicional e offline, então, essa é uma técnica que funciona bastante. Mas, com o marketing digital, essa ideia mudou.

Isso porque, quando falamos em presença digital — principalmente para um e-commerce — falamos de estar bem posicionado nos motores de busca. Ou seja, para ser encontrado por seus consumidores, o ideal é estar na primeira página do Google.

E, para garantir um bom posicionamento, é preciso investir no conteúdo da sua página e, especificamente no caso dos e-commerces, na descrição dos produtos.

Portanto, investir em técnicas de copywriting para e-commerce na hora de descrever o que você vende, pode lhe render um melhor rankeamento e, consequentemente, posicionamento também.

Dessa forma, garantir que os seus produtos estejam bem descritos, além de te ajudar a ser achado, garante a satisfação dos seus clientes. Afinal, você irá praticamente zerar dúvidas sobre o material, pois o consumidor terá recebido todas as informações necessárias. 

5 dicas sobre copywriting para e-commerce

A todo o momento, vendas onlines deixam de ser concretizadas, por falta de uma boa descrição do produto. 

Como seu cliente não vai ter contato físico com a mercadoria, é imprescindível que a descrição seja o mais focada que puder na venda. Afinal, a descrição também é responsável por manter ou não o cliente em sua página. Mais do que isso, as descrições atuam como se fossem os vendedores da sua loja virtual.

Confira, a seguir, 5 dicas sobre copywriting para e-commerce que nós separamos, que irão te ajudar.

 

  • Conheça sua persona

 

Um copywriting bem feito é um copywriting direcionado. Por isso, conhecer sua persona e o seu público alvo é uma ótima estratégia. Saber as características e os desejos dos seus consumidores te ajudarão a definir quais é a melhor linguagem para utilizar naquele caso de copywriting para e-commerce.

Ao combinar essas informações com a escrita persuasiva proporcionada pelo copywriting, é possível criar uma conexão entre cliente e produto. 

 

  • Preencha os detalhes técnicos

 

Ao descrever os produtos do seu e-commerce, tenha o cuidado de preencher todos os detalhes da ficha técnica. Como mencionamos, o seu cliente não irá ter contato físico com a mercado. Portanto, ele precisa saber que está comprando exatamente aquilo que precisa.

 

  • Mostre os benefícios

 

Ao redigir o copywriting para e-commerce, leve em consideração as dores da persona. Ou seja, mostre os benefícios que aquele produto traz. Mostre como aquele produto é a solução de todos os problemas que o seu consumidor têm. Todo produto, para ser vendido, precisa ter benefícios.

 

  • Mostre o valor do produto

 

Deixe claro quais são as utilidades daquele produto. Ou seja, que trasnformação ele causará na vida do cliente que comprá-lo. O consumidor compra por motivos emocionais. Portanto, mais do que só dizer para o que serve, é importante falar sobre a diferença que ele fará na vida do seu cliente.

 

  • Call To Action

 

Não tem como falar de copywriting sem falar da famosa “chamada para ação”. Após descrever todo o seu produto, dizer como ele pode mudar a vida do consumidor, fazer um tutorial de como usar e o que mais for necessário, não esqueça de chamar seu cliente para realizar uma ação — no caso do e-commerce, efetivar a compra.

Copywriting para e-commerce: como escolher as palavras certas

Tão importante quanto estudar minuciosamente as palavras que serão utilizadas é entregar aquilo que promete.

Portanto, de nada adianta usar frases, como por exemplo “um produto nunca visto antes”, se de fato ele nunca foi visto antes. Por mais impactantes que essas palavras sejam, é preciso estar de acordo com a realidade. Afinal de contas, não cumprir aquilo que promete, pode levar o seu negócio a afundar.

No entanto, uma boa copy vem sim, acompanhada de uma promessa. Porém, essa promessa é cumprida no final.

É importante, também, utilizar gatilhos mentais quando for criar seu copywriting para e-commerce. Criar sensos de urgência e escassez, por exemplo, são ótimos métodos de converter de maneira rápida. Ninguém quer ficar de fora de nada. Portanto, dizer “última oportunidade de comprar tal produto” pode funcionar bem.

Com a palavra certa é possível aumentar a conversão da sua loja online. Por isso, na hora da descrição dos produtos, tenha cuidado e invista em copywriting para e-commerce. Quanto mais atrativo o seu anúncio e o título estiverem, mais leads qualificados você irá atrair.

Como já mencionamos, uma boa estratégia de marketing digital para o seu negócio, envolve a combinação de técnicas. Juntas, essas técnicas criam uma comunicação mais eficiente com o seu público. Consequentemente, você irá conseguir vender mais no ambiente virtual.

Atrelado ao copy, é importante realizar um bom trabalho de SEO, por exemplo. Faça o planejamento das palavras-chaves. Pesquise o que sua persona anda buscando e o que, exatamente ela precisa. Faça o seu produto ser encontrado por quem realmente precisa dele.

A importância das fases do funil no copywriting para e-commerce

Para trabalhar bem o copywriting para e-commerce, é importante entender e trabalhar bem o funil de vendas. Afinal, sabendo em que etapa o seu consumidor se encontra, é possível traçar estratégias melhores de gatilhos e copy na sua loja online. 

Com uma comunicação direcionada para cada etapa de um consumidor, as chances de conversão são bem maiores. 

Topo

Na primeira fase, é importante atrair a atenção do leitor. Ou seja, você precisa manter a pessoa acompanhando o seu conteúdo. Portanto, aqui a copy precisa ser um pouco mais direta. Uma comunicação muito longa ou lenta pode assustar o consumidor. 

No caso do e-commerce, especificamente, geralmente o seu cliente vai chegar até a sua loja por meio de outros canais, como anúncios no Google e redes sociais. Por isso, é preciso focar e direcionar o seu conteúdo otimizado com copywriting para atrair o consumidor.

Meio 

Aqui, você já pode estabelecer uma comunicação um pouco mais longa. A sua copy deve ser composta por argumentos, para ajudar a construir a autoridade da sua marca. Aqui, é preciso fazer o seu cliente perceber todos os benefícios de adquirir o produto com você.

Por isso a descrição dos produtos é importante. O consumidor precisa perceber que você conhece bem o produto que está vendendo. Mais do que isso, ele precisa sair sem dúvidas sobre o produto que está comprando.

Fundo

No fundo do funil, a sua comunicação é voltada para o cliente que já decidiu comprar o produto. Aqui, você precisa mostrar para o cliente os benefícios de comprar com você. Valorize o que sua loja tem a oferecer e guie o consumidor para finalizar a compra.

Invista nos gatilhos mentais de urgência e escassez. Sem dúvidas o seu cliente não vai querer perder a “oportunidade única” ou o “compre agora e receba 10% de desconto na sua próxima compra”. 

Como você viu, um bom trabalho de copywriting para e-commerce é capaz de alavancar, não somente sua presença na web, como as vendas do seu site. Tão importante quanto vender, é manter os seus clientes satisfeitos por você estar entregando o que prometeu.

Portanto, agora que você já sabe como criar uma comunicação focada em conversão com copywriting para e-commerce, entre em contato conosco. Nossa agência de conteúdo está com especialistas esperando, pronto para traçar as melhores estratégias de marketing para o seu negócio.

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