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Conteúdo para meio de funil, como ele deve ser?

Conteúdo para meio de funil, como ele deve ser?

Quando o visitante fornece informações em troca de mais conteúdo, eles se tornam leads ou prospects. Essas pessoas se encaixam no perfil do consumidor e demonstram intenção de compra. Portanto, os esforços aqui é nutrir leads (potenciais clientes). É importante observar, conhecer mais e oferecer materiais com conteúdo mais qualificado, útil, relevante e oportuno para cada tipo de visitante. Neste contexto, o conteúdo para meio de funil é o elo que liga o lead até a conversão.

Você precisa encaminhar os leads para base do funil para que ele se aproxime ainda mais da venda final. É o momento de estabelecer mais confiança e entregar um conteúdo mais centrado no produto. Afinal, ele já sabe o que precisa, suas necessidades e procura por opções para solucionar seus problemas. É neste ponto que o marketing de conteúdo se torna ainda mais importante!

Durante a jornada do cliente, esse meio do funil equivale a transformação dos leads para reais consumidores.

Essa fase é onde se separa o jogo do trigo, após a geração de tráfego, você precisa cuidar da captura de mais dados dos visitantes para selecionar quais são os leads que realmente tem interesse pelo seu produto ou serviço. Nessa fase é essencial construir a lista e fidelizar o lead com uma estratégia de relacionamento. Você precisa apresentar que seu produto ou serviço é a solução para o problema do lead.

A gestão dos leads passa por seis etapas, desde da geração de tráfego para entrar no funil de vendas, a avaliação e pontuação, cultivar o relacionamento nos estágios iniciais de compra, distribuição de leads para o setor de venda, acompanhamento e monitoramento de leads após a venda.

 

O que é o meio do funil

O meio do funil é o momento da conversão. O Meio do funil de vendas é a etapa que o empreendedor apresenta o produto ao cliente por meio da conversão de tráfego.

 

Leia também: Funil de vendas no marketing de conteúdo, entenda como ele funciona

 

Mas lembre-se, esse não é um momento de efetivar a venda ainda. As pessoas estão interessadas na solução que sua empresa tem a oferecer para suas necessidades.

E agora, ele tem curiosidade de saber mais sobre o assunto e deseja receber conteúdo mais relevante, específico e aprofundado para que ele tome a decisão de adquirir algum serviço ou produto, através do marketing digital.

A importância do meio do funil

A importância do meio do funil para que você feche uma venda e conquista novos clientes, passa pelos seguintes motivos:

  • Fornecimento de mais informações – Nessa fase, você já conhece mais seu lead por consequência, o seu potencial cliente deseja saber mais sobre as soluções para suas necessidades, demandas e problemas. É um relacionamento de mão-dupla, quanto mais conteúdo você prover para seu lead, mas ele vai ter a fornecer novas informações, características, preferências que vão te ajudar a conhece-lo melhor e te guiar para a próxima fase da jornada.
  • Interrupção de objeções – Durante o meio do funil, o cliente tem somente a intenção da compra. Ele não decidiu por completo. Ele está interessado na solução da sua marca, mas não está confiante em fazer a decisão. É importante interromper essa objeção dos seus futuros clientes. Você fornecer informações necessárias para animá-lo e gerar a confiança para que ele faça sua escolha. O conteúdo para meio de funil irá trazer uma série de vantagens para este objetivo.
  • Domine o conteúdo – Materiais de qualidade com conteúdo relevante, útil são fundamentais para que seus potenciais clientes despertem o interesse não apenas pelo seu produto ou serviço, mas também, pela sua marca. Se você domina o assunto relacionado ao seu nicho de mercado e apresenta soluções para resolver os problemas do seu lead com conteúdo de valor, ele vai te dar preferência na hora da compra.

 

 

conteúdo para meio de funil

 

Conteúdo para meio de funil

O seu potencial cliente nessa fase, está em busca de alternativas, comparando, pesquisando, tomando a iniciativa de obter mais informações. É fundamental que o marketing de conteúdo nessa fase funcione de maneira mais assertiva e eficiente. Por isso, o conteúdo para meio de funil precisa ser pensado de forma estratégica.

O conteúdo para meio de funil mais adequando é aquele que apresenta análises e conceitos de diversas alternativas para solucionar o mesmo problema. Você precisa apresentar a sua alternativa como a melhor entre todas as outras soluções disponíveis.

É fundamental fazer o direcionamento adequado do seu conteúdo para meio de funil, para evitar desperdício de recursos e fazer valer todo o seu esforço dedicado aos seus clientes.

O principal objetivo da etapa do meio do funil é fornecer as informações para que o perfil ideal que possui a dor certa identifique que essa alternativa é a melhor para ele. E ao mesmo tempo, é preciso apresentar outras possibilidades para fazer o filtro de perfis e problemas não ideais. Por isso, a criação do conteúdo para meio de funil precisa levar estes aspectos em conta, sempre!

Pensando no objetivo, você precisa explorar 80% do conteúdo com a sua alternativa e o restante dos 20 por cento com soluções paralelas voltadas para os outros perfis que você não busca atender.

 

Os conteúdos que possuem maior eficácia nessa fase são: ebooks, whitepapers, manuais, guias, vídeo-aulas, tutoriais, templates, webinars, posts exclusivos em blogs, eventos (presenciais e online), e-mails personalizados, newsletters, autoresponder e materiais educativos.

É um ótimo momento para usar landing pages como porta de entrada para o seu conteúdo para coletar mais informações e ganhar mais confiança dos seus clientes em potencial.

Whitepapers e ebooks

O Whitepaper é um material intermediário entre um post ou artigo e ebook. Ele não é tão curto quanto o primeiro, nem tão longo e profundo quanto o segundo. Os Whitepapers são artigos mais longos, extensos o suficiente para que o seu lead precise preencher um formulário em troca do conteúdo.

Esse formato pode ser focado em um único assunto e com muitos dados informativos.

Os ebooks já contêm conteúdo mais aprofundando, temas mais complexos sobre determinado assunto. É uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas do potencial cliente e apresentar as soluções que sua empresa tem a oferecer. Em geral, ele é disponibilizado e baixado em formato pdf. A criação de e-book é um ponto muito importante para o conteúdo de meio de funil.

Tanto para desenvolver os whitepapers quanto para os ebooks é preciso criar um título atraente, trabalhar a estrutura de forma coerente (tom, estilo, layout e design) e compartilhar mediante uma troca de informações com o lead.

 

Autoresponder

Se o usuário entrou no seu site é um sinal que ele está interessado no seu conteúdo e pode ser um prospecto cliente para o seu negócio, por isso você não pode perder o contato com essa pessoa. O autoresponder é um dos principais tipos de funil para essa fase. Ele é um sistema automático que o empreendedor do site ou blog configura várias mensagens pré-programadas para quando um visitante entrar no seu site e informar o seu email, essas mensagens serão enviadas de forma automática.

E com o autoresponder é possível oferecer conteúdo novo, brindes, configurar de acordo com as necessidades do empreendedor. Esse sistema é essencial para quem deseja fisgar e convencer seu cliente a comprar o seu produto ou serviço. As mensagens podem ser programadas para enviar dia-a-dia durante algumas semanas, operando 24 horas, mesmo se você estiver dormindo, viajando, fazendo outra atividade, escrevendo para o seu site, pois você já configurou essa ferramenta previamente.

Os principais sites que disponibilizam esse serviço são:

 

 

Webinars

São palestras, reuniões interativas ou conferências online e ao vivo. É uma ótima forma de promover novos conteúdos, para isso é preciso escolher com cuidados os temas a serem explorados. Você não deve ultrapassar em 1 hora, incluindo o tempo para perguntas e respostas

É fundamental planejar os assuntos com antecedência para não ter surpresas ao vivo. Você deve promover seu webinário por meio das redes sociais e por email.

 

Tutorial

Muitos nichos de mercado usam esse tipo de artigo/conteúdo para vender seus produtos e serviços. É importante que o empreendedor, e a empresa tenham um bom conhecimento sobre o seu nicho. isso será fundamental para produzir o conteúdo para meio de funil de uma forma mais assertiva.

Blogs de produtos de beleza criam muitos tutoriais em posts com imagens ou vídeos para mostrar como fazer um tratamento de cabelo, uma maquiagem específica, etc. Vendo o passo a passo até o resultado final, os potenciais clientes ficam mais propensos em adquirir os produtos.

O uso do tutorial devem explicar todos os processos envolvidos do conteúdo que se deseja passar, com uso de vídeos, textos, imagens.

 

Posts exclusivos em blogs

Os posts a serem usados no meio do funil precisam ter um conteúdo focado em um público específico que já tenha algum conhecimento sobre seu nicho de mercado. Os textos para essa etapa precisam ser mais aprofundados, ricos em detalhes e novas informações sobre a necessidade ou problema do seu lead e as possíveis soluções.

 

Vídeo-aulas

Um dos elementos do marketing de conteúdo disponíveis para ajudar no sucesso do negócio online são as vídeos-aulas. Com essa ferramenta é possível aumentar a credibilidade do seu site ou blog e alcançar novos clientes. Esta é uma forma interessante e em muitos nichos inovadora, de produzir conteúdo para meio de funil.

Cada vez mais empreendedores se utilizam dessa ferramenta do marketing de conteúdo para se comunicar com os seus públicos, pois o conhecimento é passado por meio da visualização e audição e não cansam o usuário.

 

Por meio das vídeos-aulas, é possível apresentar serviços, contar uma história, criar um curso ou treinamento, mostrar depoimentos de clientes, entre outros.

Para aumentar as taxas de conversão, não basta seu vídeo-aula estar presente no blog ou site da sua empresa. Ele precisa ser publicá-lo no Youtube. Os números são realmente impressionantes. Mais de 1 bilhão de usuários utilizam quase 5 bilhões de horas assistindo a vídeos no Youtube mensalmente.

Aqui também, dependendo da forma como você faz a gestão de redes sociais, cabem lives no Facebook. Isso, devido ao fato do maior engajamento da rede social.

 

 

E-mail Marketing

Considerada a ferramenta mais popular do marketing de conteúdo. Também é a preferida de 9 em cada 10 empresas que desejam apresentar seu negócio, serviços e produtos online.

O e-mail marketing é maneira de venda mais rápida e de fácil mensuração. O conteúdo para esse formato precisa ser atrativo, relevante, valioso e com conteúdo. Ele não pode simplesmente vender os serviços e produtos.

Para que o conteúdo do meio do funil funcione nesse formato é preciso seguir algumas dicas:

  • Personalizar o seu email com o nome do seu potencial cliente;
  • Cria um título que chame a atenção do seu lead e o faça abrir o email;
  • No remetente, coloque seu nome, em vez do nome da empresa ou do site ou do blog.

 

Templates

Os Templates são modelos de documentos com apresentação visual, utilizados para planilhas, apresentações e outros fins que facilitem a realização de uma tarefa.

Esse tipo de formato funciona muito bem para nutrir os leads com conteúdo no meio do funil, pois você vai poder ajuda-lo de forma mais prática e assertiva. Quando você compartilha suas ideias criativas utilizadas diariamente, você começa a ganhar autoridade.

 

Cursos, treinamentos, guias, manuais

Esses materiais agrupam todas as informações sobre conteúdos educativos. Os documentos estão na extensão em PDF. Independe de qual formato você escolher, é importante que o assunto seja atrativo, relevante, específico e de qualidade.

 

Newsletters personalizadas

AS newsletters personalizadas nessa etapa apresentam conteúdo com mais profundidade e aproximar seu relacionamento com seu lead. É nesse momento que você vai falar mais sobre a empresa, seus serviços e produtos.

E lembre-se, o marketing de conteúdo não tem a função de vender uma solução, e sim de permitir que seu público alvo faça uma compra de forma consciente.

 

Basicamente, são estas as formas de propagar o conteúdo para meio de funil, que deve ser informativo e mais denso que o conteúdo para topo de funil. Neste ponto, é de fundamental importância que você tenha uma boa equipe para te ajudar. Uma agência de conteúdo pode ser de grande ajuda na criação do conteúdo para topo de funil.

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