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Consultoria em marketing de conteúdo

Consultoria em marketing de conteúdo

Você já parou para pensar na importância da consultoria em marketing de conteúdo? Afinal de contas, esta é uma área cada vez mais importante para empresas de todos os tipos. Com a nova realidade imposta pela pandemia do coronavírus, essa ferramenta se tornou o principal meio de interação e convencimento de clientes, sobretudo online.

Mas é claro que, para passar uma mensagem assertiva, converter leads e gerar mais vendas para a sua empresa, é preciso colocar uma série de estratégias em prática. E, neste sentido, o marketing de conteúdo desempenha um papel fundamental. Por isso, saiba mais sobre o assunto a seguir e veja todas as vantagens de contar com esse tipo de benefício.

Pilares da consultoria em marketing de conteúdo

Em primeiro lugar, você precisa ter em mente que o papel de uma consultoria em marketing digital é técnico e prático. Isto significa que, ao mesmo tempo em que ela serve para mostrar os melhores caminhos para uma empresa no meio virtual, também elabora planos para isto.

Assim sendo, neste campo podemos estabelecer – a partir de alguns pilares específicos – as bases para cumprir com seus objetivos. Entre os principais aspectos, se destacam:

  • A identificação do perfil, preferências e demais informações importantes do público-alvo da empresa, a partir da criação de personas;
  • Uma estratégia eficiente de planejamento de conteúdo, que faça o cliente identificar a sua dor no que lê. E mais do que isto, que encontre razões para acreditar que os seus produtos e serviços podem ajudar a saná-la;
  • Além disto, há também a criação de um plano de multicanal para a divulgação de seus conteúdos. Isto inclui textos, e-mails, vídeos e postagens em redes sociais, entre outros;
  • Por fim, a elaboração de materiais ricos e informações exclusivas para leads em potencial, que já estejam perto do fundo do funil de vendas.

Muitas empresas contam com um departamento voltado para esses serviços, ou mesmo sem esse tipo de serviço gostaria de elaborar uma boa estratégia. Mas aspectos como a falta de tempo, budget mais limitado ou ausência de conhecimentos específicos dificultam essa missão. E é aí que entra a consultoria em marketing.

Aspectos importantes para você considerar

Partindo do princípio de que todas as empresas precisam se comunicar com seus clientes e seu público-alvo, a produção de conteúdo é fundamental. Mas ao contrário do tempo em que simples postagens ou textos soltos em sites e redes sociais eram o suficiente para atrair a atenção para sua marca, essa realidade mudou.

Dessa forma, a consultoria em marketing de conteúdo leva isso em conta. E assim esta área trabalha com uma lógica capaz de engajar e convencer, a partir de:

  • O descobrimento daquilo que o seu público-alvo está procurando;
  • Uma estratégia para guiar com o cliente em sua jornada de compra com sucesso;
  • A organização de um cronograma de conteúdos em dias e horários propícios;
  • A obtenção e análise de dados positivos e negativos sobre as ações tomadas;
  • O estabelecimento de sua marca como uma autoridade em sua área de atuação;
  • A execução de um plano mais simples, efetivo e barato que o marketing tradicional;
  • O ensinamento de fatos e informações relevantes de seus produtos e serviços.

Tudo isso acaba fazendo uma grande diferença para o cliente. É a partir destes aspectos que seu site receberá mais visita e suas ações gerarão mais leads. E com isso o número de clientes vai aumentar cada vez mais, trazendo o fechamento de mais negócios e realização de mais vendas.

O que a consultoria em marketing de conteúdo faz na prática?

Depois de levar todas essas informações em conta, é hora de entender quais os aspectos práticos deste tipo de serviço para aumentar a sua conversão. De forma geral, empresas e profissionais que trabalham com esse tipo serviço seguem alguns passos específicos.

Análise completa da empresa

Antes de definir uma estratégia de marketing digital, a consultoria se empenha em conhecer todas as particularidades de sua empresa. Isto inclui produtos e serviços, pontos fortes e fracos, perfis de clientes mais comuns e a percepção de sua marca para si e para os outros.

Elaboração de um plano de comunicação

Voltando novamente para a questão do marketing de conteúdo como forma de comunicar e informar, é papel da consultoria avaliar esses aspectos. Isso inclui criar canais de comunicação diretos com o público, ou trabalhar com os que já existem para alcança-lo e atrai-lo até você.

Criação de um plano de marketing de conteúdo multicanal

A partir dos passos acima, a consultoria em marketing de conteúdo será capaz de analisar quais são as melhores estratégias em seu caso. Dependendo do perfil do público ou da empresa, podem ser utilizados textos de tamanhos diversos, ou mesmo imagens e vídeos de produtos e serviços.

Análise e monitoramento de resultados

As ações que fazem parte de uma campanha de marketing de conteúdo precisam ser constantemente avaliadas. A partir de uma análise completa é possível ver o que está dando certo para a sua empresa e o que pode ser mudado para aumentar os leads e converter mais clientes.

Todas essas ações resultam em um posicionamento da empresa no mercado de uma forma eficaz. Isto é possível a partir da criação de um conceito eficiente, além do estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazo. Lembre-se que existem vários aspectos técnicos em meio a isso tudo, como por exemplo:

  • Funil de vendas com etapas de topo, meio e fundo;
  • Processos de comunicação B2B e B2C;
  • Marketing de conteúdo focado em conversão e personalização;
  • Automatização dos processos de comunicação com o cliente;
  • Acompanhamento do cliente no processo de pós-venda.

Régua de relacionamento

Uma boa consultoria em marketing de conteúdo irá criar uma régua de relacionamento de sua empresa, com seus leads e prospects. Através de diferentes canais de vendas, será possível estabelecer pontos de contato, otimizando o processo de conversão, de acordo com o estágio no funil de vendas.

 

O melhor para você e sua empresa!

Se antes dos últimos dois anos a realidade da divulgação e distribuição de informações, produtos e serviços das empresas já estava mudando, em 2020 o marketing digital iniciou oficialmente um novo capítulo. E esta é uma tendência que deve permanecer por muito tempo no futuro.

Assim sendo, qualquer negócio tem chances significativas de crescer e se desenvolver na medida em que contar com um serviço especializado de consultoria. Tudo é uma questão escolher os profissionais certos para ajuda-lo nessa missão. E para isto, considere por exemplo:

  • Qual o nível de expertise e qual a reputação da empresa ou profissional escolhido em sua área de atuação;
  • Os serviços específicos que serão oferecidos para a sua empresa, a partir do melhor custo-benefício;
  • O conhecimento dos profissionais que prestarão esta assessoria, inclusive para tirar dúvidas que você possa ter;
  • De que forma essas pessoas realizarão o acompanhamento das ações de marketing em prol dos melhores resultados.

O mais importante é que você realize uma pesquisa prévia do serviço que pretende contratar. Assim será possível avaliar se ele é a melhor escolha para a sua empresa e se ajudará a alcançar os resultados pretendidos. Lembre-se de que uma estratégia bem pensada e executada é um dos aspectos mais importantes para o seu sucesso, inclusive a longo prazo.

Por fim, tenha em mente também que se você tiver uma boa apresentação, além de um produto ou serviço que satisfaça as necessidades de seu público-alvo, as chances de sucesso são grandes. Por isto leve essas dicas em consideração e conte com a ajuda de uma consultoria em marketing de conteúdo. Acredite, seguindo esses passos os resultados positivos vão aparecer em pouco tempo.

 

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