Como usar o Google Analytics de forma correta!

Ter um blog ou site é extremamente importante para qualquer marca ou negócio. Mas, para que essa presença na internet seja assertiva é fundamental acompanhar resultados. O Google Analytics é uma plataforma excelente para quem trabalha com Marketing de Conteúdo. Com ele, é possível monitorar todas as visitas em uma página. Entenda como usar o Google Analytics para obter melhores resultados.

A principal vantagem da ferramenta é que ela é gratuita. Isso é muito importante, principalmente para empresas pequenas ou que estão começando e ainda não possuem dinheiro para grandes investimentos.

Com o Google Analytics é possível identificar a quantidade de visitas recebidas em um site, analisando quais artigos foram mais lidos, e a origem dos visitantes, ou seja, de onde eles vieram: Redes sociais, Google ou outros sites.

Além disso, é possível saber qual a região do internauta, entre outros dados. Com isso é possível fazer diversas pesquisas e análises sobre o desempenho do site, do público e do conteúdo.

 

A importância do Google Analytics

 

Antes de saber como usar o Google Analytics é preciso entender a importância dessa ferramenta para o desempenho de um site ou blog. Veja três pontos fundamentais:

 

 

  • Análise de público:

 

 

Ao saber como usar o Google Analytics é possível detectar se a sua marca está falando para o público certo. Muitas vezes, as empresas acreditam ter um tipo de público e se surpreende com o resultado.

 

 

  • Análise do conteúdo:

 

 

Quais são os assuntos preferidos do seu público? É possível responder essa pergunta com o Google Analytics e investir em pautas que têm um maior retorno de engajamento.

 

 

  • Análise de tráfego

 

 

É possível verificar se o seu site possui mais tráfego orgânico ou pago. E com isso investir mais ou menos em anúncios ou técnicas de SEO, por exemplo.

 

Como usar o Google Analytics

 

Depois de entender a importância dessa ferramenta para o desempenho de uma página na web, é fundamental saber como usar o Google Analytics. Entender todas funcionalidades da ferramenta irá otimizar o trabalho com ela. É recomendado que a plataforma seja instalada assim que o site ou blog estiver no ar. Dessa maneira, será possível ter um controle mais preciso sobre os visitantes.

Confira algumas dicas essenciais de como usar o Google Analytics da melhor maneira:

 

Integre com outras ferramentas do Google

 

Uma das vantagens de usar as ferramentas do Google (além da gratuidade) é poder integrá-las para obter melhores resultados. O Google Analytics, por exemplo, pode ser integrado com o Google Webmaster Tools e o Google Adwords.

Com isso, será possível ter conhecimentos aprofundados sobre os internautas que visitam a sua página, como o comportamento deles e o histórico de buscas no Google.

Ter conhecimentos sobre cliques em anúncios e buscas por palavras-chave será determinante para o desenvolvimento de um site. As palavras-chave, por exemplo, terão efeito direto no conteúdo de um blog.

Para o uso correto do Google Adwords é imprescindível integrá-lo ao Google Analytics. Por isso, entender como usar o Google Analytics é ainda mais fundamental para quem já trabalha com o Google Adwords.

 

Tenha métricas sobre conversões

 

Para quem trabalha com e-commerce ou vendas dentro de um site, essa dica de como usar o Google Analytics é fundamental. Ter um controle sobre a quantidade de conversões será importante para dar continuidade ao planejamento estratégico de vendas e Marketing Digital da sua marca.

Com o Google Analytics é possível monitorar e contabilizar todas as conversões, obtendo contatos e e-mails de leads e clientes convertidos. Além de outras informações práticas para o funil de vendas.

 

Leia também: Conversão no Marketing de Conteúdo, como melhorar seus resultados! 

 

Como usar o Google Analytics

 

Fique atento no tráfego irrelevante

 

Você chega na sua empresa e abre um navegador de internet e automaticamente é direcionado para o site da sua empresa. Esta é uma prática comum em muitas corporações, que instalam o site como página inicial.

Mas o que isso tem a ver com as dicas de como usar o Google Analytics?

Muitas vezes, a rotina de trabalho pode atrapalhar a análise de visitas de um site. Além do exemplo citado, muitos funcionários acabam visitando o site em busca de informações (como endereço da empresa, telefone, e-mail de um departamento, histórico ou qualquer outro tipo de consulta).

Essas visitas podem atrapalhar a análise da quantidade de visitas. Mas, sabendo como usar o Google Analytics é possível separar o joio do trigo. Ao cadastrar o IP dos computadores da empresa, é possível detectar quais visitas foram feitas por colaboradores (e que serão irrelevantes para as análises). Assim, haverá mais precisão nos resultados obtidos.

 

Conheça o comportamento do público-alvo

 

Tão importante quanto conhecer o comportamento da persona na vida particular dela (gostos, hobbies, estilo de vida) é conhecer o comportamento dela dentro do seu site.

Sabendo como usar o Google Analytic, é possível detectar o comportamento e hábitos do público dentro da página. Como, por exemplo, o caminho que ele faz entre as abas de um site, por qual página ele começa o acesso ao site, e em quais páginas passa mais ou menos tempo. O Google Analytics sugere um mapa do comportamento de cada visita no site, podendo extrair diversas análises desses dados.

 

Conheça outras funcionalidades do Google Analytics

 

Análise de Redes Sociais

 

A plataforma permite identificar como é feita a interação do público com botões de compartilhamento nas redes sociais. Isso é fundamental para compreender quais assuntos geram maior engajamento, e como e quando este tipo de conversão é feita. Entendendo os motivos que levam o internauta a compartilhar o conteúdo do seu site com os amigos dele.

 

Análise para dispositivos móveis

 

Ter um site responsivo a diferentes tipos de telas é fundamental atualmente. Sabendo como usar o Google Analytics é possível fazer análises sobre o comportamento do visitante também em dispositivos móveis.

 

Análise de Publicidades

 

Com o Google Analytics é possível perceber quais são os anúncios com mais resultados. Esses dados são extremamente úteis para as empresas que trabalham com teste A/B. Dessa maneira, é possível investir mais em anúncios com maior quantidade de conversão.

 

Google Analytics e o Marketing de Conteúdo

 

Saber como usar o Google Analytics e entender todas essas funcionalidades é determinante para quem trabalha com Marketing de Conteúdo ter melhores desempenhos em um site ou blog.

Ao analisar o comportamento do internauta, é possível verificar os artigos mais acessados. Essas informações devem ser usada para a elaboração de novas pautas, por exemplo.

Além disso, o Google Analytics permite, de maneira estratégica, entender quais são os tipos de textos e mídias preferidas pelo público. E saber, com precisão, quais artigos geram mais ou menos conversões.

Para a produção de artigos que geram conversões e se dão bem nas análises do Google Analytics, você pode contar com uma agência de conteúdo.

A Leads Marketing de Conteúdo pode te ajudar! Fale com um de nossos consultores!