Como produzir conteúdo que converte?

Talvez você já tenha se deparado com a seguinte cena: Você se dedica horas e horas para escrever um texto e ao publicá-lo tem uma surpresa… Ele não rende muitas visualizações, tampouco conversões. A dificuldade de produzir conteúdo que converte não é só sua! Veja, neste texto, como nunca mais passar por isso!
Muitos redatores, blogueiros e empreendedores enfrentam o mesmo desafio na hora de gerar conteúdo para os seus canais de comunicação com os seguidores, leads e leitores, em geral. A tarefa mais complicada é unir um conteúdo rico, em um texto que, verdadeiramente, prenda a atenção.
Por que alguns textos são lidos até o final, enquanto outros são abandonados nas primeiras 3 linhas? Por que alguns textos engajam o público, enquanto outros são esquecidos minutos após a leitura?
Afinal, o que difere os bons textos dos textos fracos?
Produzir conteúdo que converte, começando pelo engajamento: o que, como e por quê?
Há três pilares básicos para a estruturação de um texto que gere conversão. Ao produzir conteúdo que converte, o redator deve se atentar a três fatores que parecem simples, mas farão total diferença:
Leia também:
Gestão de redes sociais para pequenas empresas, por que contratar uma agência?
O que: Este primeiro pilar se refere ao conteúdo em si. Ou seja, sobre o que é o texto. O ideal é que os assuntos sejam relevantes para o público-alvo.
Por quê?: Esta é a pergunta que deve ser feita ao criar qualquer conteúdo. O conteúdo deve ter um objetivo bem claro para ser produzido e divulgado.
Se você não encontrar esse motivo, não produza-o. Será tempo perdido!
Como: Por fim, um dos pilares mais esquecidos pela maioria dos conteudistas. Afinal, não adianta nada ter um conteúdo relevante e um bom motivo, se a mensagem não é transmitida da maneira certa.
Não basta procurar palavras-chave e criar um conteúdo extremamente buscado na web pelo seu público-alvo. Mesmo que o texto possua informações novas e atualizadas…
Apenas isto não fará com que as pessoas se engajem. Na verdade, na maioria dos casos, conteúdos excelentes são perdidos no meio de textos com formatos equivocados e com nenhum ponto de legibilidade.
Veja como melhorar a forma do seu texto e gerar mais conversões:
Forma: Sorriso, rosto, corpo e coração
Imagine que o seu texto é uma pessoa que precisa seduzir o seu leitor. Obviamente, para que exista um romance, é preciso que o seu texto tenha um ótimo conteúdo. Certo?
Isto significa que ele deve atender às expectativas do leitor, corresponder aos flertes e, até mesmo, realizar algumas vontades e desejos. Ou seja, seu texto deve ir de encontro ao que o leitor espera.
Por isso, ao produzir conteúdo que converte, é fundamental criar textos com relevância e que sejam de interesse do público. É fundamental criar impacto no leitor, motivando-o a tomar uma ação. Esta é a grande questão da produção de conteúdo!
Entretanto, assim como em uma paquera, em um jogo de conquistas, o “conteúdo” sempre vem depois, em um segundo momento. Para gerar mais conversões, o ideal é gerar uma paixão à primeira vista.
Para isso, é preciso pensar muito bem no terceiro pilar de um bom conteúdo. Muitas das paixões imediatas surgem com o físico (o sorriso, o rosto, o corpo… E, depois, o “coração”). É mais ou menos assim que funciona com um texto.
Sorriso: headlines matadoras
Chamar a atenção do seu leitor é o seu primeiro desafio. As headlines possuem importância inegável na produção de conteúdo que converte. Afinal, elas são capazes de atrair os olhares dos leitores e encantá-los para dar continuidade à leitura.
O ideal é que elas atuem diretamente com as emoções mais primitivas dos seres humanos, como o medo, por exemplo. Ao colocar o leitor em estado de alerta, a mensagem será transmitida da melhor maneira para gerar a conversão.
Outra característica possível para as headlines é a curiosidade. Gerar curiosidade no leitor é uma forma simples de atrair a atenção, engajando-o para dar continuidade ao texto, a fim de solucionar o suspense.
Rosto: primeiro parágrafo, primeira impressão
Depois de atrair o olhar, o objetivo agora é prender o leitor. E isto é feito logo no primeiro parágrafo. Essa parte do texto deve gerar identificação, curiosidade e dar ao leitor um motivo claro e persuasivo para ele ler o texto até o final.
Veja algumas dicas para o primeiro parágrafo:
> Mostre que você conhece e se importa com a “dor” do leitor
> Mostre um benefício que ele terá ao longo da leitura
> Use a criatividade e surpreenda-o
> Inicie sempre com algo próximo a ele (algo do cotidiano dele)
> Faça perguntas retóricas
> Conte um pouco sobre o que ele verá no texto
Corpo: o desenrolar da paquera
Por fim, para aumentar o número de conversões, é fundamental averiguar que o texto com um conteúdo rico esteja em um formato adequado para a leitura. Ou seja, é importante que o seu leitor consiga compreender a mensagem, sem abandonar o texto, e se sentir motivado por ela. Desta maneira, o conteúdo converte e traz mais engajamento.
Leia também:
Produção de conteúdo digital, como se destacar no meio da multidão
Para isso, o texto deve ter uma alta taxa de legibilidade, isto significa que ele deve facilitar a leitura. Dessa maneira, o texto ficará mais claro e prenderá a atenção do leitor. Veja algumas dicas para conseguir isso:
> Faça parágrafos curtos
> Divida-os em blocos
> Crie listas
> Divida o texto com subtítulos
Coração: mensagem compreendida
Ao final do texto, o ideal é que seu leitor tenha compreendido a mensagem. Ou seja, ele deve ter entendido o “espírito” do texto, decodificado a mensagem e ter assimilado as dicas, a fim de aplicá-las no dia a dia. Produzir conteúdo que converte, sem levar isso em conta, é impossível!
Ao entender a mensagem, o leitor sentirá a necessidade de saber mais, conhecer mais, ver mais… É neste ponto em que a conversão deve ser feita. Após ter se engajado com o conteúdo, o leitor estará preparado para clicar no botão de conversão.
CTA: Chame para a ação!
O botão de conversão, localizado no final do texto, é o objetivo final da postagem. “Pedir” para o seu leitor clicar no botão, na maioria das vezes, funciona. Seja sincero com ele e mostra que ao clicar, ele irá receber benefícios e informações exclusivas, sem correr nenhum tipo de risco, como spam.
Mostre para ele o caminho certo. A clareza é peça-chave para que ele conclua a ação sem se preocupar com mais nada. Caso você acredite que haja, ainda, uma possível objeção, quebre-a antes de apresentar o botão!
Lembre-se: as pessoas gostam de se sentir seguras e querem ganhar algum tipo de vantagem. Por isso, explique as “regras” do jogo para o seu leitor.
Outro ponto importante para o CTA é a frase de ação! Uma dica é colocá-la na voz do leitor. Veja alguns exemplos:
> Quero saber mais!
> Quero participar!
> Quero me inscrever!
Estas são algumas das principais bases para produzir conteúdo que converte. Sem esta estrutura, provavelmente você não terá bons resultados.
A Leads Marketing de Conteúdo é especializada em conteúdo de alta conversão. Converse com nossos consultores, para conhecer nossos planos e ter muito mais sucesso em sua estratégia de criação de conteúdo.