Como o marketing de conteúdo ajuda o empreendedor a alcançar o sucesso
É fácil perceber como o marketing digital facilita a vida dos pequenos empresários. À medida que as empresas migram para o ambiente digital, os custos diminuem e começam a existir o reconhecimento de marca e o marketing de conteúdo para empreendedor.
Se esse é o seu caso, pode ser que você tenha um pouco de receio de apostar nesse novo modelo, afinal, sua capacidade de investimento é baixa. No texto de hoje, vamos te explicar por que esse medo não se justifica.
E, também, como o marketing de conteúdo pode te ajudar a alcançar o sucesso gastando menos, se relacionando, criando autoridade para a sua marca, medindo e analisando cada passo antes de dar o próximo. Acompanhe:
Por que o conteúdo é tão importante para empreendedores?
Houve uma época, antes do marketing digital, em que tudo era muito caro e trabalhoso. Quem empreendeu nesses tempos sabe o quão difícil era colocar em curso uma estratégia, qualquer que ela fosse.
Até porque educar o público sobre um produto ou serviço numa época sem internet era coisa para empresas enormes, que podiam se dar ao luxo de gastar muito dinheiro com publicidade diária no horário nobre dos canais de televisão.
E mesmo para essas empresas, o retorno era limitado.
Quer um exemplo? Tente imaginar algum meio — mesmo que muito caro e demorado — de uma dessas companhias obter um feedback diário dos seus consumidores?
Isso mesmo. Ao contrário do que acontece hoje, em que as redes sociais desempenham esse papel, acompanhar o gosto dos clientes diariamente e corrigir estratégias de marketing com base nisso era impossível.
Veja alguns outros motivos pelos quais o marketing de conteúdo vai mudar o seu empreendimento. E como ele coloca ao seu alcance, quase gratuitamente, outros recursos que custariam uma fortuna há alguns anos:
O conteúdo te ajuda a crescer
Aqui estamos nós do Saia do Lugar, como convidados do blog Marketing de Conteúdo, dialogando com você sobre uma técnica de marketing que pode melhorar muito a divulgação da sua empresa.
Se você colocar esse conhecimento em prática, vai ver os resultados e nós não só vamos ficar muito felizes com isso, mas também vamos ganhar a sua confiança para os próximos posts.
E a pergunta de um milhão de dólares é a seguinte: se você confia na gente por causa do marketing de conteúdo, por que os seus clientes e potenciais clientes também não confiariam em você pelos mesmos motivos?
Em outras palavras: se você está lendo este texto agora e tem esperança de que nossos artigos possam te ajudar, por que não haverá mais gente como você que precisa de uma solução que a sua empresa pode oferecer e que vai buscar o seu conteúdo?
Basta aprender como educar o seu público sobre as soluções que ela apresenta e direcionar essa tendência.
Com o conteúdo, você ajuda o seu cliente a crescer
Isso pode levar a outra pergunta: por que educar o seu público?
Há várias respostas possíveis. Mas a mais significativa é: para diminuir seus custos com vendas e aumentar o lifetime value dos seus clientes, isto é, o gasto total de cada um deles com os seus produtos ou serviços.
Os consumidores ficaram muito mais informados e exigentes com a internet e isso não é uma notícia ruim para você.
Afinal, quanto maior for o conhecimento que um cliente em potencial tem do seu produto antes da compra, menos tempo seu processo de venda vai durar.
E maior a probabilidade de ele se manter fiel à sua empresa por anos, já que você vai continuar oferecendo conteúdo para ele depois da primeira venda.
Felizmente, os tempos são outros. Hoje, quem começa a empreender tem à mão uma enorme quantidade de material gratuito que circula na internet.
O que faz com que aprender como esse novo tipo de marketing funciona, além de tudo, seja fácil. E colocá-lo para funcionar gastando muito pouco está incrivelmente mais próximo da realidade do pequeno empreendedor.
Quais os principais benefícios do marketing de conteúdo para empreendedor?
Algo que qualquer especialista vai te dizer é que fazer marketing de conteúdo não é apenas criar um blog, colocar conteúdo lá e divulgar esse conteúdo nas redes sociais.
O motivo de eles baterem tanto nessa tecla é simples: como o nome diz, o conteúdo é o foco desse tipo de marketing, mas ele é o meio, e não o objetivo final.
Há toda uma intenção por trás do uso desse conteúdo e é ela que determina como, quando e por que ele vai ser usado. Entenda melhor:
Ele abre um canal duradouro com os clientes
Por trás dessa técnica, o que importa não é o que você faz, mas sim, como. Deve ser aberto um canal de relacionamento entre a sua empresa e os clientes reais ou potenciais dela.
E esse canal só vai se manter se for baseado no conhecimento mútuo.
Afinal, essas pessoas chegam até você porque querem se informar a respeito de um determinado assunto e resolver algum problema específico.
Quando você oferece conteúdo que ajuda com esse problema e, em troca, pede apenas a permissão para conhecer melhor essa pessoa que te procurou é que ela percebe que esse canal foi aberto.
É quase como dizer que, num primeiro momento, a moeda de negociação entre você e o seu potencial cliente são as informações que ambos disponibilizam um para o outro.
Ele te destaca no mar de informações que é a internet
Agora, imagine como esse novo visitante do seu blog vai reagir a isso.
Ele navegou por páginas e mais páginas cheias de anúncios e publicidade — isto é, que pediam de várias formas diferentes o dinheiro dele — e agora ele encontrou algo diferente.
Um lugar onde alguém oferece uma resposta gratuitamente e pede, no máximo, alguns dados básicos para manter uma conversa e continuar educando-o sobre o assunto que ele quer resolver.
Ao se destacar dos concorrentes dessa forma é que você cria o primeiro laço de confiança com esse visitante. Além de começar uma relação muito mais duradoura do que a que antes era estabelecida pelo marketing tradicional.
A relação da sua empresa com ele se torna muito parecida com a relação entre duas pessoas: você precisa de algum tempo de convivência para pedir um favor a alguém, não é mesmo?
E, uma vez que ele seja pedido e realizado, é de se esperar que a outra parte o retribua quando for o momento.
Você se torna uma autoridade
Enquanto o seu blog educa os visitantes sobre as soluções para os problemas deles, algo muito interessante começa a acontecer.
O relacionamento de vocês se distancia do convencimento banal do marketing tradicional — aquele do vendedor que deve “empurrar” um produto no cliente — e se aproxima do que se espera da convivência entre professor e aluno.
O que ocorre em seguida é que você constrói, passo a passo, essa imagem de autoridade no assunto.
E o resto é provável que você já saiba: quando decidir optar pelo produto que vai resolver definitivamente seus problemas, esse contato vai querer contar com alguém que realmente saiba do assunto.
Seus resultados são medidos
Hoje, é fundamental medir as interações dos clientes com a sua marca, o seu blog, as suas páginas nas redes sociais e os seus emails.
E isso também se tornou muito mais fácil de fazer quando o marketing tradicional cedeu lugar ao marketing digital.
Medir, comparar e redirecionar uma estratégia de marketing de conteúdo é o que dá a ela aquele propósito ou intenção de que falamos lá em cima.
E vale a pena chamar a atenção para algo muito importante: quem define esse propósito são seus clientes e potenciais clientes, e não você.
São os números que vão permitir que você conheça as reais vontades das pessoas envolvidas com a sua marca. Elas têm preferências quanto a certas redes sociais, certos tipos de conteúdo e como querem entrar em contato com eles.
É por isso que não há marketing de conteúdo que não possa ou não deva ser medido: é pelos números que você vai conhecer as pessoas que se interessam pelo seu conteúdo e moldá-lo aos interesses deles.
Além disso, levantar dados sobre as suas estratégias acaba com um mal que aflige os empreendedores e termina por minar sua determinação diária: aquela sensação de sair do nada e ir para lugar nenhum.
Se você optar pelas métricas certas, levar a estratégia a cabo e analisar os números, vai progredir e, ainda, provar para si mesmo que o progresso existe.
Isso é uma motivação diária para quem optou por acreditar em uma ideia e levá-la pela vida afora.
Conclusão
No fundo, a mudança que o marketing de conteúdo propõe é tirar o foco da conexão com os clientes do ponto de vista da publicidade impessoal e começar a construir um relacionamento com eles.
Afinal, o que todos procuram numa relação com outras pessoas é o que elas vão procurar numa relação com as empresas.
E o marketing de conteúdo para empreendedor é onde essa relação começa, onde ela se desenvolve e, se você fizer da maneira correta, onde ela nunca termina!
Ficou com vontade de entender melhor o funcionamento de uma estratégia de conteúdo? Não deixe de dar uma olhada no nosso artigo Saiba como alavancar o sucesso da sua empresa com marketing de conteúdo!
“Este artigo foi produzido pela equipe do Saia do Lugar“