News

Check out market updates

Como fugir do Black Hat

Como fugir do Black Hat

No meio digital, todos anseiam por resultados positivos e rápidos que geram visibilidade e crescimento para sua marca. Mas, para isso, muitos recorrem a estratégias questionáveis e perigosas como o black hat

 

É normal querer ver o seu negócio crescendo e os resultados aparecendo, mas utilizar de estratégias manipuladoras e mentirosas para alcançar esse objetivo é extremamente prejudicial para você e sua empresa.

 

Por isso, vamos explicar o que significa black hat, uma das estratégias mais perigosas para a sua empresa e que infelizmente muitos ainda fazem uso. 

 

Explicaremos quais os riscos que ela apresenta e o que deve ser feito para alcançar resultados da forma correta. 

O que é black hat?

As técnicas de SEO são muito utilizadas por quem deseja melhorar o posicionamento do seu site no Google, o black hat envolve técnicas de SEO, porém, de formas totalmente errôneas. 

 

As técnicas de black hat tentam enganar os algoritmos do Google para conseguir um posicionamento mais rápido, colocando em risco a integridade de sua marca e o seu próprio site, que pode ser banido pelo Google com essas táticas. 

Por que ele é tão prejudicial?

O black hat traz inúmeros malefícios para o seu trabalho e para a sua estratégia de marketing digital, além de colocar em risco todo o seu trabalho e seriedade no mercado.

 

Primeiro, utilizar as estratégias de black hat é injusto para com os seus leitores, que esperam ler um texto de qualidade e valor que realmente irá ajudá-los, e o black hat não se preocupa com isso, mas sim, em posicionar seu site custe o que custar. 

 

Não é justo com os seus concorrentes, que podem utilizar estratégias corretas para posicionar seus conteúdos, enquanto o seu site se apropria de resultados que não foram gerados da maneira correta e podem gerar graves problemas lá na frente.

 

Esse truque não te garante benefícios a longo prazo, ele pode até trazer um melhor posicionamento e visibilidade para a sua marca em um primeiro instante, mas com o passar do tempo, o Google verá que o seu conteúdo não é tão relevante assim.

 

Consequentemente os seus resultados começarão a cair e a taxa de rejeição dos usuários será grande, pois o que eles procuram é informação de qualidade, o que o black hat não consegue te ajudar a produzir. 

Quais são as técnicas de black hat?

Keyword stuffing

Se refere ao exagero do uso de palavras-chaves para forçar um bom posicionamento do conteúdo no Google. 

 

Repetir a palavra-chave muitas vezes deixa o texto cansativo, repetitivo e com uma mensagem que foge da naturalidade buscada pelos algoritmos do Google. 

Conteúdo duplicado

O Google gosta de originalidade, ou seja, que tudo o que você produza tenha a sua cara e características da sua marca, nada copiado.

 

Quando o Google percebe que existem dois textos idênticos no ar, ele prioriza apenas um, prevalecendo o que foi postado antes. Por isso, copiar conteúdo só trará malefício e retrabalho para você e sua equipe. 

Linkfarm

Ainda é comum ver esse tipo de técnica sendo usada em muitos sites, se trata da inclusão de diversos links de blogs que não possuem nenhuma relevância na área e que só irão prejudicar você.

 

Muitos acreditam que colocar vários links diferentes dentro do conteúdo trará um melhor posicionamento, mas se esses links forem de empresas que não possuem autoridade no assunto, eles só irão te trazer problemas. 

Link pagos

Muitas pessoas pagam empresas para gerarem links para seus blogs, ou então, oferecem algum tipo de desconto no seu produto ou serviço para que eles forneçam links para inserção. 

 

Essa é a técnica mais difícil de ser descoberta pelos algoritmos do Google, mas mesmo assim, é uma técnica que gera punições da plataforma por não se tratar de uma estratégia orgânica.

 

Por isso, o  número de acessos e visualizações podem cair surpreendente após isso, já que o público que foi conhecer o seu trabalho não apareceu de forma natural. 

E o que fazer para não aderir ao black hat?

Separamos uma lista de opções com estratégias que são muito melhores para o seu site do que o black hat:

 

  • Mobile friendly;
  • Criatividade na escolha de palavras-chaves;
  • Boa meta description;
  • Faça link building e guest post;
  • Use URLs amigáveis.

 

Essas são algumas das várias dicas que existem na internet que substituem as técnicas de black hat e te ajudarão a construir uma audoenie fiel e constante. 

Fale conosco
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?