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Como a estratégia certa de mídia paga pode gerar leads qualificados para um escritório de advocacia

Como a estratégia certa de mídia paga pode gerar leads qualificados para um escritório de advocacia

Em pleno século XXI, diversos segmentos de atuação, mesmo os escritórios de advocacia, precisam entender como a implementação de estratégias para mídia paga pode gerar leads qualificados e direcionar os anúncios para a audiência mais adequada de maneira correta. 

Há diversas plataformas digitais que estão à disposição dessas empresas, mas que precisam de um olhar profissional para que sejam muito bem aproveitadas e estejam alinhadas às diretrizes do setor.

Para um escritório de advocacia ser visto na internet nem sempre pode ser uma tarefa fácil. 

As redes sociais estão repletas de influenciadores de negócios legais e os algoritmos das plataformas de pesquisa estão se tornando cada vez mais sutis. 

Além disso tudo, é preciso mencionar que a internet está repleta de bons e maus conteúdos e, de uma maneira ou de outra, é preciso se destacar para que os clientes conheçam o potencial profissional ou do escritório. 

Isso é possível compreendendo como estratégias para mídia paga podem gerar leads qualificados para esses profissionais, inclusive sem ferir as normas da OAB.

Mesmo que a ajuda de profissionais da área da publicidade seja importante, há alguns processos que os escritórios de advocacia ou profissionais que prestam serviços de topografia podem seguir, e assim promover os trabalhos online com qualidade e de maneira integrada, humanizando as ações. 

A partir de 4 etapas distintas, e estratégias pontuais, é possível criar atividades de marketing estável e sustentável, com foco na atração de clientes valiosos.

  1. Permita que os clientes encontrem o SEO eficaz

A prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, tem como objetivo atrair mais visitantes para o site do escritório de advocacia. 

Com a aplicação de palavras-chave apropriadas em um conteúdo rico, os algoritmos das plataformas de busca identificam os sites relacionados à pesquisa, colocando os mais adequados entre os primeiros resultados de pesquisa. 

Os usuários tendem a abrir poucas páginas quando pesquisam por informações específicas e, nesse caso, o pagamento de anúncios no Google Ads e Bing Ads pode ser um ponto positivo. 

Dessa forma, os usuários podem encontrar sobre as garantias legais durante a manutenção de elevadores, se for o tipo de pesquisa que está fazendo. 

Geralmente, o usuário se mantém nas primeiras páginas, sem a necessidade de procurar por outros links. Por isso é importante usar o SEO adequadamente e estar entre as primeiras posições.

No entanto, com a mídia paga, é possível se posicionar em espaços destacados da página de resultados, trazendo o material de valor nos espaços dedicados aos anúncios. E assim é com os demais assuntos de Direito, conforme a especialidade de atuação.

Ou seja, basicamente, a aplicação de SEO eficiente ajuda uma marca a ficar no topo da primeira página do resultado de pesquisa e permite que novos clientes encontrem o escritório de advocacia. Inclusive, pode contribuir com o posicionamento enquanto mídia paga.

Com o uso de SEM (Search Engine Marketing), ou seja, marketing no motor de busca, os anúncios pagos ganham destaque, o que é uma estratégia que amplia o alcance por um período determinado, sendo bastante satisfatório.

Para ações a longo prazo, novos investimentos podem ser necessários.

Um ponto importante que vale destacar, nessa primeira etapa, trata da disposição de um site amigável, fácil de ler e navegar. 

Processos técnicos, como a velocidade de um site, o sistema de navegação e a colocação dos blocos de conteúdos podem fazer diferença no aumento do ranking de um escritório de advocacia nos mecanismos de busca. 

Nesse caso, a ajuda profissional é necessária, e assim poder obter classificações mais altas e garantir que os clientes tenham interesse ao visitar o site do escritório de advocacia. 

  1. Construa uma presença forte online

Um site é o primeiro passo para estabelecer uma presença digital de forma qualificada.

Assim, ajuda desde uma empresa que atua no ramo industrial prestando serviço de ensaio de dureza até os escritórios de advocacia, nas mais diversas ramificações que o Direito proporciona, ao possibilitar a criação de conteúdos e informativos nos mais diferentes formatos e devidas configurações.

Nessa segunda etapa, é preciso criar um plano dividido em duas partes:

  1. Landing page ou página de destino

A criação de uma página de destino, ou landing page, orientada ao usuário, é o cartão mais importante de qualquer negócio, pois é o ponto que leva os clientes a materiais sobre serviços específicos que um escritório de advocacia tem a oferecer. 

A internet tem diversos guias sobre como criar uma landing page eficiente, e é possível conferir construtores fáceis e sites sem código que se adequem ao perfil do escritório e diretrizes da OAB.

Aqui, é importante lembrar que as páginas de destino se mostram como uma ótima oportunidade para causar uma impressão verdadeiramente positiva junto aos clientes. 

  1. Criação de perfis em redes sociais

Não há escapatória quando o assunto é rede social. As diferentes plataformas possuem maneiras distintas de inserir postagens pagas. 

Por isso, com uma variedade de modelos dessas plataformas digitais, as redes sociais são ferramentas essenciais quando se trata da construção da presença online de qualquer segmento produtivo, seja uma instituição de ensino que oferece curso NR 10 ou um profissional de Direito que atua na regulação da prestação de serviços educacionais.

Sendo assim, é preciso investir atenção e tempo suficientes para manter os perfis nas redes sociais que estão em alta junto ao público-alvo, e eles estão espalhados em diferentes plataformas, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn
  • Twitter.

Com características e dinâmicas próprias, é preciso escolher as redes certas para os propósitos específicos. 

Enquanto o LinkedIn é útil para conexões formais, o Twitter se mostra eficiente na construção de relacionamentos mais informais com o público em questão. 

Ferramentas digitais disponíveis na internet podem ajudar a criar um agendamento ideal, dentro de um cronograma definido, para novas postagens e monitoramento do fluxo de seguidores. 

Os perfis das redes sociais, quando devidamente estabelecidos, se tornam fortes e ajudam no SEO, no alcance de potenciais clientes e no relacionamento mais próximo com um público segmentado.

Isso porque têm um bom impacto geral na classificação de um escritório de advocacia que visa prestar consultorias para estabelecimentos comerciais, como lojas especializadas em tinta epóxi preço ou de peças em metal para construção de plataformas, e permite desenvolver campanhas mais específicas.

Outra vantagem que não pode ser ignorada é que, assim como o próprio escritório de advocacia, os clientes também podem compartilhar postagens com os seguidores, tornando a marca mais forte e visível para terceiros. 

3. Produza conteúdo relevante para criar confiança

As palavras-chave, quando inseridas em textos e outros tipos de conteúdos, como infográficos, imagens e vídeos, são os principais impulsionadores do envolvimento do público e ranqueamento das plataformas, inclusive em conteúdos patrocinados. 

Cada conteúdo, seja orgânico ou pago, sendo aplicado nas redes sociais ou no site corporativo do escritório de advocacia, pode fazer toda a diferença. 

A regra principal, nessa terceira etapa, é que é preciso lembrar que todo conteúdo deve atender às intenções dos usuários. 

Dessa forma, é importante priorizar a qualidade. A internet não precisa de artigos medíocres. 

Ou seja, fazer uma postagem de alta qualidade em um blog, ao menos uma vez por semana, pode ser muito mais eficaz do que postar uma vez a cada dois dias, mas sem realmente agregar valor ou compreender a necessidade do público.

Com base na implementação de uma estratégia de SEO, é possível criar artigos que os clientes possam achar úteis e valiosos, sendo o suficiente para compartilhar com outras pessoas. 

Vale pensar como uma distribuição de brindes personalizados, só que em forma de textos, artigos, podcasts ou vídeos esclarecedores, e que chamem a atenção ou possam reter e converter os usuários que se depararem com esse material em formato de anúncios pagos. 

Para isso, é preciso publicar conteúdos de autoridade com informações confiáveis e é necessário se certificar de que os dados que são publicados sejam baseados em fontes confiáveis. 

Sendo assim, no caso de escritórios de advocacia, é válido priorizar periódicos jurídicos populares, e utilizá-los como referência, assim como sites que sejam direcionados a assuntos específicos, como forma de parcerias empresariais. 

4. Amplie o público com anúncios digitais

Ao trabalhar todas as etapas apresentadas, a quarta e última etapa é o fortalecimento da marca, e para que isso seja eficaz, é preciso investir em anúncios pagos bem planejados, que não devem ser ignorados. 

Para isso, os anúncios atraentes são aqueles que ajudam o escritório de advocacia a se destacar e trazem, exatamente, informações de valor para os usuários de forma simples, ainda mais quando se observa os concorrentes que estão ao redor. 

Dentre as estratégias que podem ser aplicadas, quando se trata de anúncios digitais, está o direcionamento dos clientes para o site por meio de PPC (Pay Per Click), em que o pagamento da publicidade está relacionado ao número de cliques realizados.

Ao contrário da prática de SEO, as estratégias de PPC podem mostrar o progresso logo após o início da campanha publicitária nas plataformas de busca, como os já mencionados Google e Bing. 

Outra maneira de investir em anúncios de mídia paga está na criação de um boletim informativo por e-mail. É uma maneira de interagir com os clientes, pois é possível compartilhar informações valiosas, atualizações e notícias significativas. 

Para manter a segurança, compreendendo como estratégias para mídia paga podem gerar leads qualificados, é preciso utilizar sistemas de captação de dados adequados, que funcionam como portas corta fogo instalados em edifícios, em respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Dessa forma, é possível empreender em uma campanha publicitária alinhada às propostas que o marketing digital oferece a qualquer modelo de negócios, inclusive os escritórios de advocacia. 

Conclusão

De maneira segura, é possível afirmar que, para enxergar o crescimento a partir de como as estratégias para mídia paga podem gerar leads qualificados para um escritório de advocacia, o marketing digital precisa de dedicação, tempo e esforço para alcançar o ponto ideal.

No meio do caminho podem aparecer percalços, e os erros devem ser corrigidos, mantendo um olhar crítico para as conquistas alcançadas até então. 

O melhor a se fazer é priorizar o feedback dos clientes, já que o marketing eficaz para um escritório de advocacia não está no envio de informações para os clientes em potencial, mas na criação de um diálogo efetivo e educacional com todos eles. 

Por fim, vale lembrar que o sucesso, em qualquer esfera de negócios – como uma empresa de engenharia civil, e primordialmente no ramo do Direito -, vem da curiosidade, da perseverança e do poder da autocrítica para melhorar as ações realizadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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