Branding e Marketing de Conteúdo: autoridade e a geração de valor!

Provavelmente você já presenciou alguém (ou até mesmo você) dizendo a seguinte frase: “Que fome! Um McDonald’s iria muito bem agora…” Você já se perguntou por que as pessoas lembram, instantâneamente, de algumas marcas, em detrimento de outras? Isso tem a ver com uma estratégia chamada Branding. E, neste artigo, você irá entender também a relação entre Branding e Marketing de Conteúdo.

 

Afinal, o que é Branding?

 

O termo que pode ser considerado sinônimo de Branding é Gestão de uma Marca. A sua marca vai além do logo da empresa, das cores ou dos produtos e serviços oferecidos. A sua marca é muito mais que uma empresa, um site, um blog corporativo e redes sociais.

Branding é a estratégia de fazer uma marca se tornar memorável e muito conhecida. Sabe o desejo de comer um lanche do McDonald’s quando bate uma fome? Este é um resultado do Branding da empresa.

A marca se torna mais desejada e é lembrada pelos clientes, principalmente nos momentos em que há uma dor, um problema (no caso, seria a fome).

Essa estratégia deve ser trabalhada desde a criação da marca, até todas as ações de marketing. Por isso, Branding e Marketing de Conteúdo possuem uma relação estreita e estratégica.

 

Sua marca não é o que você vende!

 

Há muito se discute que o Marketing (e principalmente o Inbound Marketing) não deve ser voltado apenas ao produto e à oferta. Na internet, por exemplo, essa estratégia nem sempre funciona, tornando a marca inimiga do público consumidor.  

Atualmente, uma estratégia seguida por inúmeras marcas de sucesso é criar afeto com o público. A identificação com a marca é fundamental para a decisão de compra.

Sua marca não é o que você vende. Sua marca não é o seu produto. Sua marca é a sua relação com o seu cliente. E o porquê de você fazer o que faz: a sua missão.

Isso faz com que a sua marca desenvolva um arquétipo e ganha personalidade. E isto é fundamental para a construção de um relacionamento assertivo com o cliente.

O posicionamento da marca será essencial para que um público goste ou não dela, lembre-se ou não dela, consuma ou não dela. É justamente nesta etapa que Branding e Marketing de Conteúdo se unem.

 

Branding e Marketing de Conteúdo

 

Branding e Marketing de Conteúdo devem ser estratégias que andam juntas. Afinal, a construção da imagem de uma empresa e a fixação da marca na lembrança das pessoas, deve ser feita por meio de produção de conteúdo de qualidade.

Veja como Branding e Marketing de Conteúdo devem ser usados em conjunto:

 

Construção da imagem:

 

Por meio de conteúdo, é possível construir a imagem e personalidade da sua empresa – elementos fundamentais para o Branding. Isso será feito a partir da linguagem utilizada e o estilo que será empregado em cada texto. Ou seja, a voz da marca, o tom que a marca irá utilizar para se comunicar com o público.

 

Estar sempre por perto:

 

O Marketing de Conteúdo permite que a marca esteja sempre perto do consumidor. É possível criar um relacionamento e aumentar a interação com o público. Isso é importante para que a marca ganhe mais visibilidade e seja lembrada com mais facilidade pelo consumidor.

 

Conquista de clientes:

 

Branding e Marketing de Conteúdo podem trabalhar juntos pela conquista de leads. Afinal, enquanto o Marketing de Conteúdo irá produzir material para gerar interesse espontâneo nas pessoas interessadas pela marca, o Branding irá agir no posicionamento e no fortalecimento da imagem da marca.

 

Fidelização:

 

O Branding deve ir além da captura de novos cliente. Deve trabalhar pela fidelização deles. Uma das características das marcas que atuam com esta estratégia é ter fãs, seguidores fiéis. É o caso da Apple, por exemplo, que possui consumidores fiéis, que não trocam a marca pela concorrência.

 

Branding e marketing de conteúdo

Branding e Marketing de Conteúdo na construção da autoridade

 

Outro ponto fundamental do Branding e Marketing de Conteúdo é a construção da autoridade de uma empresa. Uma marca forte e bem-posicionada significa uma marca com maior credibilidade.

A confiança de um consumidor na marca é fundamental para que sempre haja novas vendas, porque há segurança. Essa confiança é resultado das estratégias de Branding, e a autoridade deve ser construída por meio do Marketing de Conteúdo.

A reputação da empresa não é apenas positiva para as vendas. Mas também tem influência direta em acordos comerciais, terceirização e patrocínios. Caso a empresa trabalhe com marketing B2B, a credibilidade também é essencial.

 

Leia também: Como construir autoridade no seu nicho de mercado.

 

A importância da autoridade

 

Há inúmeras desculpas que o seu cliente pode dar para não pagar pelo seu produto. O preço está alto demais, ou ele acredita que não usará tal produto, ou que não precisa dele naquele momento.

Enfim, essas são algumas da objeções mais clássicas que qualquer vendedor encontra na hora da compra. São formas que o cliente encontra para desviar do pagamento.

Para convencê-lo de comprar, trabalhando com a persuasão, é importante matar todas essas objeções. Assim, o cliente ficará convencido que precisa de seu produto e ele está com um preço adequado.

A autoridade quebra uma das objeções: a falta de confiança na marca ou vendedor.  A autoridade é um gatilho mental, ou seja, é uma estratégia persuasiva. Quando não há confiança, não há compras.

 

Autoridade e Branding

 

A autoridade é um dos principais objetivos das estratégias de Branding. Afinal, a autoridade possui ligação com o posicionamento da empresa e a construção dela no imaginário das pessoas.

As principais palavras-chave que aparecem na cabeça das pessoas, quando elas pensam em determinada marca, é resultado da autoridade construída por meio do Branding.

A autoridade tem a ver com a construção da personalidade da empresa e o relacionamento dela com o público. Por isso, pode ser feita por meio do Marketing de Conteúdo.

 

Como construir autoridade com o Marketing de Conteúdo?

 

Há diversas formas de construir essa autoridade com a produção de conteúdo. Confira algumas estratégias para aplicar na sua empresa e nas ações de Branding:

 

Blog

 

Ter um blog é uma forma de divulgar o conhecimento da sua empresa e se tornar útil para o cotidiano do seu cliente. Além de construir um relacionado, os blogs irão revelar que a sua empresa entender, realmente, aquilo que ela se propõe a fazer.

A dica para os blogs é unir qualidade e quantidade. As postagens devem ser interessantes e relevantes (qualidade), mas também devem ser frequentes e mostrar diversidade dentro daquele nicho (quantidade).

 

E-book

 

Os livros digitais são formas de aprofundar o conhecimento da empresa e divulgá-lo. Além de ser uma estratégia assertiva de Inbound Marketing para a atração de leads.

Pensar em uma identidade visual para a capa e layout podem favorecer as estratégias de Branding, fortalecendo a imagem da empresa. O padrão pode contar muito, neste momento, já que os e-books serão salvos no computador da pessoa e podem ser consultados futuramente.

 

E-mail Marketing

 

Por dois motivos principais (já apresentados neste artigo) o e-mail marketing é importante para o Branding: relacionamento e presença (que atua na memória da pessoa). Ter uma frequência de conteúdo enviados na caixa de entrada do cliente, ou lead, fortalece a imagem e até na credibilidade da empresa.

A qualidade do conteúdo terá efeito na autoridade. Portanto, é fundamental abordar temas novos e que serão aproveitados na rotina do seu cliente, como dicas práticas e informações atuais.

 

Redes Sociais

 

As redes sociais colaboram muito para a construção da imagem de uma marca. Além disso, estão sempre muito próximas ao consumidor ou cliente. A interação é extremamente assertiva.

Um dica para construir a autoridade nas redes sociais é evitar assuntos polêmicos e trazer conteúdo importantes, que se destacam no meio de tantos outros conteúdos. É preciso ter um planejamento estratégico para gerar maior engajamento e ter uma presença mais forte nesta mídia.

 

Autoridade e a geração de valor

 

Portanto, a autoridade, elemento básico do Branding, é feito pela geração de valor. Ao construir conteúdos de valor, relevância e importância para o público, por meio do Marketing de Conteúdo, se constrói a autoridade de uma marca.

Dessa maneira, a marca ganha maior visibilidade no mercado e tem a imagem mais forte. Ela irá ficar melhor posicionada em relação ao cliente. Para trabalhar com essa estratégia, é possível contar com a colaboração de uma agência de conteúdo.

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