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7 tipos de conteúdo para captação de leads que você precisa produzir!

7 tipos de conteúdo para captação de leads que você precisa produzir!

Pode ser que, para quem trabalha com Marketing de Conteúdo, às vezes, faltam ideias para a produção de um conteúdo para captação de leads. Às vezes, parece que não há mais criatividade para atrair pessoas para o seu site ou converter leads em clientes.

 

Com a mudança nas relações entre consumidores e marcas, o Inbound Marketing ganhou força na internet. Isto porque ele é responsável por criar uma relação entre pessoas e empresas, antes mesmo do ato de compra.

 

Baseada em oferecer conteúdos exclusivos e de relevância para os possíveis compradoras, essa estratégia de Marketing Digital é utilizada para atrair clientes e fidelizá-los. No entanto, com a frequência de postagens, às vezes, resta a dúvida:

Sobre o que escrever agora? Se você tem este problema, muitas vezes, a solução é uma agência de conteúdo

 

O conteúdo para captação de leads pode ser vinculado em diversas mídias, como textos, vídeos, infográficos, áudios e imagens. Sendo assim, podem ser explorados plataformas como redes sociais, e-books, blogs e sites. A produção de conteúdo para web é o fundamento para a maior captação de leads!

 

Confira 7 tipos de conteúdo para captação de leads:  

 

Conteúdo que informa

 

A informação é uma das maneiras mais eficientes de atrair leads para o seu negócio. Isto porque as pessoas estão a todo momento fazendo diversas pesquisas em buscadores da internet.

 

É comum que as pessoas busquem por informações sobre algum tema ou nicho de mercado e, se seu blog oferecer este tipo de conteúdo para captação de leads, será mais fácil convertê-los em clientes fiéis.

 

Conteúdo informativo é aquele que transmite fatos, dados, pesquisas e alegações relevantes sobre determinado assunto. Eles não possuem caráter opinativo e persuasivo. Seu único objetivo é informar.

 

Dessa maneira, é possível construir uma base de leads mais esclarecida sobre o assunto e utilizar isso para dar início ao processo de vendas. As informações servem também para construir consciência no consumidor.

 

Conteúdo que educa

 

Outra forma de criar consciência no consumidor é por meio de conteúdos educacionais. As pessoas buscam, a qualquer momento, aprender algo que está ocasionando situações de desconforto em sua rotina.

 

Ou seja, ao procurar aprender algo na internet, as pessoas querem resolver problemas que encontram em seu dia a dia. Por isso, ao oferecer gratuitamente esses tutoriais, você poderá conquistar novos clientes para o seu negócio, criando uma relação, praticamente, de amizade.

 

Os conteúdos educacionais também servem para atrair leads mais qualificados, isto é, leads com maior grau de consciência de como aquele determinado produto ou serviço irá ajudá-lo. Este lead já reconhece suas dores e já está buscando por soluções na internet.

 

Conteúdo que diverte

 

Na internet, além de buscar por informações importantes, as pessoas também querem, simplesmente, se divertir. Por isso, é fundamental também oferecer conteúdos de entretenimento para o seu público. Esta é uma das estratégias de marketing de conteúdo mais usadas!

 

Estes conteúdos para captação de leads são importantes porque trazem emoções positivas (alegria) para o público. Com isso, é mais fácil de uma marca ser registrada na memória afetiva do lead. Dessa maneira, a marca irá construir o seu branding e será lembrada pelos leads na hora da compra.

 

Conteúdo que gera debate

 

Cada vez mais, as pessoas utilizam a internet para se manifestarem sobre opiniões políticas e causas sociais. A internet, hoje, é um palco de debates – alguns bons, outros extremamente negativos.

 

Independente desse aspecto, utilizar desse perfil de usuário é, também, importante para quem quer explorar ao máximo o Inbound Marketing. No entanto, é uma estratégia que deve ser feita com cuidado.

 

Empresas que apoiam causas sociais e ambientais geram mais engajamento nas redes sociais (mesmo que, por algum motivo, possam existir manifestações contrárias a determinado conteúdo). No geral, criar debates inteligentes é uma forma de atrair leads.

 

Isso acontece porque as pessoas não buscam mais empresas – E sim marcas que correspondem às suas ideias e aos seus valores. Portanto, alguns assuntos podem render mais pessoas interessadas no seu negócio.

 

Mas, é claro, é importante ter bom senso na hora de apoiar uma causa. Portanto, é fundamental estar conectado com temáticas discutidas na contemporaneidade e não utilizar argumentos que possam ofender ou difamar classes sociais, etnias, raças, crenças, identidades de gênero ou orientações sexuais.

 

Conteúdo que responde dúvidas

 

Outro tipo de conteúdo para captação de leads é a produção de textos, vídeos e infográficos que sancionam as principais dúvidas dos leads. Para a elaboração deste tipo de conteúdo é fundamental ter empatia e conhecer as principais dores de seu público.

 

Talvez dúvidas como penteados de cabelo ou formas de lavar uma panela pareçam simples demais para um conteúdo de Inbound Marketing. No entanto, muitas vezes, causam situações de desconforto na vida dos leads.

 

Ao tirar dúvidas básicas sobre dores rotineiras dos leads, a marca gera, automaticamente, uma aproximação com eles. Essa é uma outra forma de criar memória afetiva nos clientes, que saberão que podem contar com a empresa!

 

Conteúdo que motiva

 

Outro tipo de conteúdo para captação de leads é a publicação de artigos e postagens motivacionais. Mas um cuidado: você não pode ser clichê ou cafona demais!

 

Os conteúdos motivacionais sempre rendem bastante engajamento na internet (e até mesmo fora dela, como é o caso de vários best-seller de autoajuda). Afinal, são capazes de reanimar o público e dar novas esperanças.

 

Conteúdos motivacionais também possuem forte ligação com a memória afetiva, porque trazem emoções. E, com isso, o cérebro humano consegue arquivar aquela memória por um período mais longo.

 

Por exemplo, é possível que você se lembre de uma frase de efeito dita por alguém no instagram, mas não se lembre da última postagem da sua melhor amiga. E por quê isso acontece? Porque a frase motivacional possui efeito emocional.

 

Conteúdo que conta histórias

 

A última dica é sobre Storytelling, estratégia de construção de narrativas, ou seja, “contar histórias”. Conteúdos que abordam algum tipo de história sempre geram muito engajamento não só na internet, e isto acontece porque desde sempre as histórias encantam a humanidade.

 

Quando alguém ouve alguma história, o organismo libera  alguns hormônios que estimulam nossas emoções. Trabalhando diretamente no sistema límbico (parte cerebral relacionada às emoções e aos sentimentos, e também memórias de longo prazo), as histórias atuam com força na sensibilidade humana.

 

Dessa maneira, os interlocutores conseguem criar conexão, gravando a mensagem e gerando memória afetiva. Outro ponto fundamental do Storytelling é assimilação espelhada, em outras palavras: quando o leitor se vê naquele personagem.

 

Conteúdos que contam histórias são formas de se relacionar com os lead de maneira extremamente empática. É a forma de encontrar com as dores, os medos e as preocupações do seu público, gerando um relacionamento assertivo e duradouro.

 

As histórias podem ser contadas de diferentes formas e em diferentes mídias. Não importa, desde que sejam críveis, emocionais e com personagens que geram empatia. As narrativas também devem ser claras, com ideias organizadas e com fatos que remetem à vida do público-alvo.  

 

Que tal usar cada um destes conteúdos, de forma estratégica em seu negócio? Isso é o que uma agência de marketing de conteúdo como a nossa faz! Nós temos a expertise que você precisa, para que seu negócio tenha muito mais alcance e seja visto com muito mais valor por seus leads.

 

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