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5 formas de aumentar o alcance de sua página no Facebook

5 formas de aumentar o alcance de sua página no Facebook

Quer dizer que você resolveu apostar em uma fanpage em um dos sites de rede social mais badalados que existe? Ótimo! Tomou cuidado com o layout, planejou com antecedência suas postagens e tem buscado mantê-la sempre atualizada? Se a resposta for sim, parabéns! Porém, você tem recebido cada vez menos curtidas, comentários e compartilhamentos então, nem se fala. Parece que apesar dos seus esforços, você não consegue aumentar o alcance de sua página no Facebook. Ao contrário, ele só diminui!

Então você se pergunta “Por quê? O que eu estou fazendo de errado, afinal?” As respostas podem ser mais simples do que se imagina.

 

Como funciona o alcance orgânico no Facebook

 

Muitos ainda acreditam que suas atualizações dentro da rede social criada por Mark Zuckerberg aparecem na página inicial de todos os seus contatos, e isso é um grande engano!

 

capa

 

O Facebook, que em 2015 já havia ultrapassado a casa dos bilhões de usuários, funciona por meio da disputa de atenção. “Como assim?” Vou explicar melhor. Segundo dados divulgados pelo próprio site, cerca de 40 milhões de pequenas empresas já possuíam fanpages oficiais, isso também em 2015.

Um usuário comum, que curte várias dessas páginas dentro do Facebook, e também possui centenas de amigos adicionados, terá cerca de 1500 atualizações competindo pela sua atenção a cada acesso. Trata-se de uma verdadeira explosão de conteúdo!

No entanto, os algoritmos da rede social fazem com que apenas 300 dessas histórias, no caso as mais relevantes ao gosto de cada usuário, apareçam em cada página inicial.

Não é para menos que o alcance orgânico no Facebook de muitas marcas, inclusive algumas bem famosas, tenha caído ao longo dos anos. Isso se deve ao seu algoritmo, o Edge Rank!

Mas, o conteúdo de qualidade continua sendo relevante. Por isso, para aumentar o alcance orgânico de sua página no Facebook, é fundamental produzir conteúdo de qualidade!

 

É difícil aumentar o alcance no Facebook. Isso não é injusto?

 

Não é. Antes de ser uma rede social, o Facebook é uma empresa como qualquer outra, com funcionários e outros custos a pagar. Enquanto muitas marcas consolidadas optam por pagar por anúncios, a maioria ainda depende do alcance orgânico.

O que o Facebook faz, de certa modo, é natural, pois movimenta os negócios a publicidade dos grandes anunciantes.

E outra, você gostaria de ter 1500 atualizações na sua página inicial a cada acesso? Acho que não! Pense que o seu consumidor também não gostaria, e acabaria abandonando de vez o site.

 

aumentar o alcance de sua página no Facebook

 

Então a única saída é pagar para aparecer no Facebook?

 

Definitivamente não. Outro movimento interessante que a rede social promove é instigar os sociais media e produtores de conteúdo a sempre aprimorarem seu trabalho, com o objetivo de obter relevância junto ao público-alvo, apostando no tradicional alcance orgânico no Facebook.

Uma dos mecanismos do site que ajudam a ter uma melhor compreensão de como funciona a fórmula de alcance e relevância, é o Edge Rank.

 

O que é e como funciona o Edge Rank

 

Edge Rank nada mais que o algoritmo utilizado para o Facebook, fator determinante de quais serão as postagens de uma fanpage com melhor desempenho e bom nível de interação com usuários, em comparação com o histórico dos demais conteúdo publicados nela.

Ou seja, é fundamental para qualquer estrategista de marketing digital conhecer o Edge Rank, pois ele funciona como um termômetro, mostrando o que funciona e o que não funciona para se ter alcance orgânico no Facebook.

Nele, cada publicação tem uma espécie de pontuação. Quando ela é baixa, o alcance também. Agora, para quem responsável por uma publicação de Edge Rank alto, já pode comemorar! Isso significa que ela está tendo uma boa distribuição e, por consequência, isso irá aumentar o seu alcance de sua página no Facebook. Este é um dos desafios da gestão de redes sociais!

 

Quais fatores podem me ajudar a melhorar minha pontuação no Edge Rank?

 

O Edge Rank sempre passa por mudanças dentro do Facebook, visando sempre aumentar o grau de interação com os usuários com as publicações que chegam até eles. Abaixo, segue uma lista dos principais fatores para o algoritmo atualmente.

 

Afinidade:

Nada mais é que a boa relação entre usuário e criador de conteúdo. Se o segundo dá curtidas, comenta e compartilha conteúdos de uma página, mais coisas dela aparecerão no seu feed de notícias.

 

Peso:

Peso é igual a relevância do conteúdo. Seu fã deu só uma curtida ou também comentou e compartilhou uma postagem? Para o Edge Rank, as publicações mais relevantes são as que despertam um maior número de ações nos usuários do Facebook.

 

Tempo:

Quanto mais velha uma publicação, menor a probabilidade ela aparecer na página inicial de um usuário.

 

Diversidade:

O Edge Rank é influenciado também pelo fator multimídia. Transmissões ao vivo e imagens tendem a ter maior pontuação no algoritmo.

 

Qualidade:

Aspecto recorrente nos nossos artigos. Seu conteúdo é realmente bom? O fã da sua página além de clicar nele, leu até o final e interagiu com sua marca? Perfeito, pois o Edge Rank também leva isso em consideração, desde abril de 2016. Neste caso, criar conteúdo de qualidade para as redes sociais é um dos fatores mais relevantes!

 

Conheça as 5 formas aumentar o alcance de sua página no Facebook

 

Além de ficar de olho no Edge Rank, indicaremos agora 5 maneiras de aumentar de vez o seu alcance orgânico no Facebook.

 

1 – Estude os hábitos dos seus fãs:

Esse ponto é fundamental para qualquer tipo de campanha de comunicação, e também pode te ajudar a aumentar o alcance de sua página no Facebook. A partir do momento que você estuda e conhece melhor o seu público, é possível descobrir como eles se comportam enquanto usuários de internet. Dessa maneira, fica mais fácil produzir postagens com conteúdos que de fato irão chamar a atenção deles, melhorando assim os resultados do peso e da afinidade aferidos pelo Ede Rank.

 

2 – Descubra os horários nos quais seus fãs estão online:

Além de oferecer diversos relatórios para você conseguir identificar o perfil, a idade e outras informações acerca dos fãs da sua página, o Facebook também ajudar a saber em qual momento eles estão online. Assim, é possível planejar suas atualizações para os momentos em que elas possam receber um maior número de curtidas, já que elas tem maiores chances de aparecer imediatamente no feed de notícias deles.

 

aumentar o alcance de sua página no Facebook

 

 

 

3 – Teste a frequência das suas postagens:

“Então eu devo postar sempre que eles estiverem conectados?” Não necessariamente. Em comunicação digital a resposta para algumas questões é “depende”. Como já pontuado ao longo deste artigo, o Facebook está de olho na relevância do que as fanpages postam, por meio do Edge Rank e outros mecanismos que eles possuem.

De nada adianta você bombardear seus fãs, principalmente com conteúdo repetido e de pouca importância. Se você ainda está começando sua fanpage, primeiro siga os dois primeiros passos. Na sequência, teste quais os tipos de conteúdos seus fãs curtem, comentam e compartilham. Com certeza, isso mostrará quais caminhos seguir futuramente, auxiliando assim a definir uma frequência de atualizações para a sua fanpage.

4 – Fique ligado nas tendências do momento:

As redes sociais são um espaço de lazer, constantes mudanças e foram o principal meio para a popularização dos virais. Uma maneira de catapultar o seu alcance orgânico no Facebook é se mostrar antenado nas tendências do momento. Tem alguma data comemorativa se aproximando? Está rolando algum meme que possa ser utilizado nos seus conteúdos? Não tem absolutamente nada de errado em pegar carona nos assuntos considerados “quentes” essa semana ou esse mês, muito pelo contrário. Na internet tudo é efêmero e uma boa parte dos usuários é composta por gente que gosta de saber o que está na moda. Aproveite isso e ofereça postagens ligadas aos próximos feriados ou a mais nova piada que está fazendo todos rirem.

 

5 – Mostre-se presente e humano:

Não é porque o Facebook dispõe de várias ferramentas geradoras de relatórios e nas quais são possíveis programar publicações e deixar tudo automatizado, que sua fanpage precisa parecer ser manejada por um robô. Redes sociais são compostas por humanos e sua página precisa ter esse toque. Além de apostar em humor, como citado no item anterior, mostre que sua empresa é composta por pessoas.

Uma das características mais fortes dessas mídias é romper a barreira entre geradores e consumidores de conteúdo. Por exemplo, se você possui uma equipe numerosa de funcionários, por que não tirar foto delas e postar em sua fanpage? Afinal, todo mundo adora tirar e ver fotos em redes sociais. Outra atitude que tem se mostrado eficaz para aumentar o alcance no Facebook são as respostas dadas em tempo real pelos social medias.

Tem cliente fazendo pergunta na sua fanpage? Eles estão comentando suas fotos, vídeos e demais postagens? Fazem check-in na sua loja ou empresa? Mostre-se presente e interaja com eles. Mesmo em casos de algum desentendimento, nos quais algum indivíduo se mostre alterado nos comentários, demonstre compostura e responda adequadamente. Não são um nem dois os casos de marcas que trataram bem o seu público e ganharam muitos likes e compartilhamentos graças a isso.

 

Dica extra – Não fique só preocupado em vender:

O alcance orgânico no Facebook existe para te ajudar a ser lembrado e a se relacionar com seu público. Não estrague disso! Ninguém gosta de ser bombardeado em plena página inicial com mensagens dignas de “saldão”. Preze sempre em oferecer diferenciais e bons conteúdos aos seus fãs.

 

Quer mais alguma ajuda? A Leads Marketing de Conteúdo pode te ajudar e muito! Entre em contato com nossa equipe, que iremos te mostrar algumas soluções!

 

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