SEO local, como conseguir bons resultados

Você já percebeu que quando faz uma pesquisa no Google como “sorveteria” aparece uma lista de resultados de locais próximos de onde você está? Isso é possível devido a otimização conhecida como SEO local. Se para você ainda é um mistério, vamos te ajudar neste artigo!

Isso se deve ao que chamamos de SEO local. Entenda agora este conceito!

SEO local – O Que é?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization e se refere a otimização da página para que tenha melhores resultados nas buscas orgânicas. Trata-se de usar mecanismos que ajudem a posicionar melhor o site em buscadores como o Google, Bing, Yahoo entre outros. Basicamente o SEO local consiste em outra estratégia de posicionamento para a otimização de sites.

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A ideia é que o usuário que está fazendo a pesquisa encontre os resultados mais próximos de onde está. Desta maneira, ele resolve com mais facilidade a sua necessidade.

O Google leva em consideração o local em que o usuário está no momento em que faz a busca. Assim, ele pode oferecer as alternativas mais próximas. Então SEO local é uma forma que o buscador tem de oferecer resultados que sejam mais precisos.

Como o Google usar um rastreamento por GPS dos usuários, temos resultados mais relevantes. Ou você teria interesse em uma oficina que está há milhares de quilômetros?

SEO para Mobile

Pesquisas demonstram que quase 90% da população brasileira usa smartphones para fazer pesquisas de locais como comércios entre outros estabelecimentos. Dessa forma trabalhar com os algoritmos de SEO local do Google pode ser muito positivo para estar a um clique de distância dessas pessoas.

 

seo local 2

 

Como SEO local pode ajudar?

Analisando o conceito de SEO local, percebemos que se trata de um recurso muito prático para os usuários. No entanto, também oferece vantagens para as empresas. As empresas de pequeno ou médio porte podem usar o SEO local para otimizar seu negócio. Esta é uma forma de concorrer mais diretamente com as grandes empresas do mercado.

Atraindo novo público

Uma das principais vantagens de usar essa estratégia de otimização é ter a chance de atrair um novo público para a sua empresa. Se a sua empresa não é tão conhecida pode se beneficiar no sentido de aparecer como resultado de buscas de pessoas que moram perto ou mesmo turistas que estão no entorno. Imagine que você é essa pessoa que está fazendo uma busca e se depara com uma alternativa próxima e bem avaliada, com certeza tem uma excelente impressão.

 

Leia também: SEO para Youtube, o que você precisa saber!

 

Impacto nas vendas

Se mais pessoas passam a conhecer a sua empresa mais pessoas poderão vir a comprar, não é mesmo? Então não é exagero dizer que haverá impacto real nas suas vendas. Ter a sua empresa sendo localizada em buscas pelo smartphone contribuirá para crescimento de vendas e também crescimento da propagando boca a boca.

Valor a imagem da empresa

O universo digital tem o poder de validação para o universo físico, isso significa que temos uma tendência maior de confiar numa empresa que esteja entre os resultados de busca local e orgânica. Empresas que aparecem nos resultados de busca passam confiança e a possibilidade de conferir o que outras pessoas que já passaram por lá acharam também é bastante positivo.

 

Estratégias de SEO local para ter melhores resultados

 

Agora que você já sabe o que é SEO local e como ele pode ajudar a posicionar a sua empresa mais próxima do seu público-alvo deve estar se perguntando como fazer esse tipo de otimização. Abaixo vamos te explicar quais são as principais e mais efetivas estratégias para estar dentre os principais resultados.

 

Conheça o Google Meu Negócio

 

Para que a sua empresa possa aparecer nas buscas locais do Google é necessário que esteja cadastrada no Google Meu Negócio que antes era o Google Places. O serviço é gratuito e demanda cadastro, fique atento para responder todas as questões e não deixar nada incompleto ou errado. Basicamente esse serviço lista as empresas mais próximas do usuário com os dados que foram fornecidos pelo empresário.

O buscador ainda oferece outros benefícios para o usuário além de dados como endereço e telefone. O destaque vai para o rating que consiste em dar notas e fazer avaliações. Tem ainda a caixa de comentários que é um espaço em que os usuários que conheceram o local podem dar as suas opiniões. É importante que o empresário não desabilite a caixa de comentários, pois isso pode dar a impressão de ter algo a esconder.

 

Dicas para usar o Google Meu Negócio

 

NET Local

Para que a sua empresa possa usar corretamente o SEO local é necessário contar com a tríade de informações conhecida como NET (Nome, Endereço e Telefone).

Com esses dados o usuário já consegue fazer contato com a empresa e saber onde ela está localizada. Observe que se sua empresa tem deficiência nessas informações, ela pode ter problemas para ser bem ranqueada no Google.

A dica é manter esses dados em todas as páginas do seu site, no rodapé, por exemplo. É essencial que os dados não estejam na forma de imagem e sim de texto para que o buscador possa localizar os mesmos. Com isso é mais fácil para o Google posicionar a sua empresa em pesquisas orgânicas.

Esta será uma das bases mais sólidas para sua estratégia de Inbund marketing para pequenas empresas.

 

Descrição do negócio

 

Dê uma atenção especial para esse dado no momento de preencher o formulário da sua empresa. Para tornar a descrição mais relevante para o buscador é bom que ela tenha mais de 400 palavras. Tenha foco em palavras e links que sejam realmente relevantes.

 

Fotos de boa qualidade

 

Para que o perfil da sua empresa seja mais potencialmente interessante adicione fotos com boa resolução do local incluindo uma foto que deve ser de perfil.

 

Horário de funcionamento

 

Uma informação que é fundamental para quem está se valendo dos resultados do SEO local então não deixe de preencher os horários em que a sua empresa está aberta.

 

A importância do conteúdo para o SEO local

 

Tudo isso ajuda no SEO local. Mas o que vai de fato, trazer visitas para seu site, é o conteúdo. Por isso, dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, o SEO local precisa ser levado em conta. Como?

Com conteúdos ligados aquela região, palavras-chave específicas e uma estrutura de SEO onpage para esta finalidade.

Pesquise palavras-chave relacionadas a sua cidade e que tenham alguma ligação com seu negócio. Busque estruturar seu conteúdo para esta finalidade. Use no conteúdo institucional, estas palavras.

 

 

Ferramentas para usar o SEO local

 

Para que os resultados do uso de SEO local sejam mais efetivas é interessante conhecer e usar algumas ferramentas. As mais conhecidas são o Waze e o Foursquare.

No caso do Waze ele é relevante para que a sua empresa possa ser encontrada por pessoas que estão dirigindo. Basicamente o Waze informa para os motoristas que estão usando o aplicativo de quais são os estabelecimentos mais próximos de acordo com o seu deslocamento.

Crie um perfil para a sua empresa no Waze com customização podendo até mesmo inserir a logo como foto de perfil. Os wazers (usuários do Waze) poderão então saber como foi a experiência de outras pessoas no estabelecimento melhorando a sua confiança.

 

seo local

 

Tem ainda a rede social Foursquare que permite que seus usuários informem aos seus amigos o local em que se encontram e façam avaliações do mesmo.

Uma das grandes vantagens do Foursquare é que ele tem integração com outras redes sociais. As principais são o Facebook e o Instagram, permitindo que o usuário faça check-in. A empresa que tem perfil nessa rede passa a ser apresentada também como dica para quem está nas imediações. Pode ser interessante cadastrar a sua empresa nessas redes sociais permitindo então que ela passe a ser vista por mais pessoas.

Atenção às redes sociais

Pesquisas demonstram que o brasileiro passa mais de 600 horas por mês nas redes sociais. Esse dado nos mostra que é absolutamente relevante investir em marketing digital por meio de redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter entre outros tem um potencial gigantesco em sua estratégia de marketing digital. Ter perfis corporativos nessas redes sociais também dá mais força para o SEO local. O Google leva em consideração o uso da social media para elencar os resultados.

 

Quer saber mais sobre o SEO local? Quer ajuda para melhorar o SEO local de sua empresa? Entre em contato conosco!

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