Quais as melhores técnicas de comunicação em redes sociais?

Você tem um bom relacionamento com os seus clientes nas redes sociais? Embora a resposta para esta questão pareça simples e fácil de ser elaborada com um sonoro “sim” ou “não”, a verdade é que há muitas variáveis envolvidas na resposta. Um bom relacionamento envolve uma série de fatores, entre eles, quão interessante e assertiva é a comunicação em redes sociais.

Nem sempre, falar com as pessoas é uma tarefa fácil. Mesmo que a empresa tenha decidido atender um determinado público-alvo como consequência de uma segmentação de mercado, é necessário conceber que o perfil das pessoas desse público nem sempre é o mesmo. Inclusive, é comum que as ações de marketing surtam efeito em uma parcela dos consumidores e seja deixada de lado por outros clientes. Assim, uma comunicação efetiva é aquela empreendida entre a empresa e o consumidor por meio de ações que possibilitem a troca de informações valiosas.

 

A comunicação nas redes sociais

Não há como questionar a necessidade de realizar uma ótima comunicação com o público-alvo por meio das redes sociais. O desenvolvimento das redes sociais foi progressivo. Hoje, elas são consideradas uma das melhores alternativas quando o assunto é promover um determinado produto ou serviço.

Além disso, contar com perfis e páginas nas redes sociais permite fortalecer a marca e expandir a empresa no mercado, tornando-a cada vez mais forte perante a concorrência. Um diferencial relevante de uma comunicação em redes sociais é a forma como a empresa se relaciona com seus clientes. O fato de ter uma atitude positiva perante contratempos pode ser uma vantagem competitiva. Neste sentido, é importante citar que nem sempre as empresas contam com suficiente jogo de cintura para lidar com queixas, reclamações e críticas. Desta forma, quem tem experiência e consegue lidar melhor com estas situações inusitadas e difíceis acaba se destacando e ganha a empatia e confiança do cliente.

Outro ponto interessante a ser mencionado para quem lida com redes sociais, é a necessidade de contar com técnicas efetivas para melhorar a comunicação em redes sociais. Além da comunicação eficiente, quando as técnicas são colocadas em prática, elas ajudam a aumentar o tráfico nas redes sociais.

comunicação em redes sociais

 

Veja também: http://www.leadsconteudoweb.com.br/por-que-investir-nas-redes-sociais-de-sua-empresa/

 

8 técnicas infalíveis para realizar a comunicação em redes sociais

Contar com técnicas eficazes é essencial para a empresa que deseja realizar uma comunicação em redes sociais. Fazer fluir a comunicação entre a empresa e o público-alvo nem sempre é uma missão tranquila.

No que tange à relevância da comunicação, é indispensável para quem deseja manter um bom relacionamento com os consumidores, fidelizar os clientes e mantê-los próximos e transformá-los em fãs da marca.

A seguir, confira 8 técnicas infalíveis para quem deseja manter uma boa comunicação com seus clientes e alavancar os resultados da sua empresa:

 

Fotos no Twitter

Quem trabalha com marketing digital sabe que o marketing visual nas redes sociais é uma das tendências que nunca sai de moda. Isto acontece porque a maior parte da visibilidade obtida nas redes sociais é fruto da divulgação de vídeos ou imagens nas redes sociais.

Existem estudos que demonstram o aumento da interação no Twitter graças às imagens. Inclusive, pode-se dizer que os conteúdos visuais geram mais impacto que a publicação de textos.

Posts periódicos geram mais leads

Geralmente, as empresas acreditam que quanto mais publicar conteúdo, mais os clientes vão ser sentir atraídos pela marca. No entanto, o que acontece no “mundo real” é bem diferente desta perspectiva.

Ao longo do tempo, percebeu-se que o engajamento das pessoas acontece quando a empresa disponibiliza material de forma periódica e não contínua. Mas, por que esta situação controversa ocorre?

A resposta não é simples. Entretanto, é possível verificar que as pessoas estão mais exigentes. Isso acontece porque elas percebem que podem alcançar diversos tipos de informações em fontes variadas. Assim, as informações sempre borbulham e satisfazem a sua demanda. Esta facilidade trouxe maior exigência por parte dos clientes. Eles buscam informações fidedignas e originais, assim, manifestam interesse por conteúdos que preencham as suas demandas de maneira objetiva.

Vistas as questões citadas a respeito desta técnica percebe-se que as empresas devem priorizar a divulgação de conteúdo relevante, útil e eliminar os posts sem sentido da sua linha do tempo.

Sobre esta técnica, também é importante citar que a frequência ótima de publicação de conteúdo está diretamente atrelada à rede social que a empresa usa.

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O melhor conteúdo

Esta técnica está relacionada à anterior, inclusive, alguns pontos já foram mencionados antes.

Não importa qual rede social esteja sendo usada pela empresa, se a informação compartilhada é medíocre, o post se voltará contra a empresa. Ou seja, a conclusão disto é que conteúdo pobre gera uma queda brusca no tráfego social. Por que isto ocorre?

Ao publicar um conteúdo medíocre, as pessoas assumem esse como exemplo. Como consequência, acreditarão que todos os outros conteúdos também serão ruins ou fracos, mesmo que esta não seja a verdade. Visto isso, percebe-se que o conteúdo de qualidade atrai as pessoas para a sua página. Pois elas estarão aguardando ansiosas os conteúdos disponibilizados pela marca.

 

Informações interessantes

É claro que o perfil ou página da empresa em uma rede social precisa divulgar questões relacionadas a ela. Contudo, isto não significa que a comunicação em redes sociais deva ser feita somente com a divulgação de ofertas, serviços ou produtos da própria empresa. É preciso compreender que uma comunicação efetiva deve ser abrangente e incluir informações de interesse ao público-alvo. Assim, a empresa precisa proporcionar dados sobre assuntos informativos e atraentes que não sejam relacionados diretamente ao negócio.

Um ponto relevante é estar certo que o conteúdo não relacionado a sua empresa é relevante e de alta qualidade. É preciso pensar “com a cabeça” do seu público-alvo e avaliar se as informações cedidas são realmente importantes.

 

Hiperlinks

Ao criar um tweet ou um post no Facebook, prefira inserir o hiperlink em um local estratégico da postagem. Existem empresas que relatam uma melhor conversão quando o hiperlink é colocado no final do texto, no CTA por exemplo. Contudo, isto não é via de regra. Há quem prefira inserir os hiperlinks no início ou corpo do texto. O importante é conseguir uma boa reação do público-geral e gerar um aumento nos cliques.

 

Post com foto no Facebook

As suas publicações no Facebook devem conter pelo menos uma imagem. Os usuários dessa rede social amam imagens, tanto que as atualizações do perfil que contém imagens geram um aumento nos comentários no Facebook. Entre outras palavras, adicionar imagens aumenta o interesse e chama a atenção das pessoas. A taxa de cliques aumenta ainda mais quando o conteúdo textual e as imagens possuem uma chamada de ação potente.

Uma curiosidade relevante é que imagens com as cores cinza e branco potencializam ainda mais cliques.

 

Hashtags

Nas redes sociais, o uso das hashtags nas postagens pode gerar mais tráfego. Inclusive pode duplicar o tráfego da página ou perfil. Desta forma, as hashtags são consideradas ferramentas indispensáveis para melhorar o tráfego no perfil ou página e assim, otimizar a comunicação em redes sociais.

 

Atualização do perfil quando fãs e seguidores estão online

Esta técnica é uma das que mais surte efeito no meio online. Existem recursos virtuais gratuitos que possibilitam a detecção do público quando estão online. Desta forma, pode-se gerar uma publicação quando é possível obter a atenção das pessoas.

Para conseguir detectar em que momento o seu público está a postos, é preciso conectar a conta da rede social com as ferramentas gratuitas. Fácil, não é mesmo?

 

O que se pode concluir?

Após a exposição de todas as informações selecionadas, é possível compreender quão importante é apostar na boa comunicação entre empresa e público-alvo nas redes sociais. É necessário, apostar na qualidade da interação e acreditar que um contato ótimo é aquele que ajuda a fidelizar os seus clientes.

 

Ficou com dúvidas sobre questões relacionadas à comunicação em redes sociais? Fale com nossos consultores e descubra como podemos melhorar a sua comunicação por meio de conteúdo relevante em suas redes sociais.

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