Novas ferramentas do Instagram para negócios

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, já ultrapassou os 500 milhões de usuários, e só no Brasil, 35 milhões de pessoas estão cadastradas no aplicativo, um expressivo 7% do valor total, e por tudo isso, muitos empreendedores têm visto, já há algum tempo, o Instagram para negócios como uma excelente forma de conseguir novos leads e clientes, além de notoriedade para as suas marcas, e pensando nesse nicho, que chegou esse ano no Brasil os perfis comerciais para gerenciamento do Instagram.

 

capa

 

Essa novidade tem revolucionado o mundo dos negócios para quem busca o Instagram na hora de captar e conhecer os seus clientes, afinal, com as novas funcionalidades, o empresário tem a chance de coletar informações valiosas sobre os perfis que interagem com a sua marca, seja através de impressões ou de envolvimento. Para quem não se lembra, antes era impossível incluir nos posts uma chamada de ação mais efetiva, como um endereço com link, por exemplo, hoje isso já é possível, e essa chamada de ação ajuda bastante na hora de criar um conteúdo realmente estratégico.

E para se tornar cada vez mais relevante também para os consumidores (grande parte do público que está inserido no Instagram) essas novas funcionalidades prometem fazer diferença na maneira como o conteúdo chega até essas pessoas, pois as informações repassadas para elas serão realmente relevantes selecionadas de acordo com o seu perfil, isso garante uma segmentação ainda maior.

Perfis comerciais – Como transformar um perfil pessoal em comercial no Instagram para negócios

Uma informação importante sobre o Instagram para negócios, e que não deve ser deixada de lado, é o fato dele está totalmente integrado com o Facebook. Isso influencia bastante na hora de transformar uma conta pessoal em comercial, na prática. Isso significa que o primeiro passo e transformar o seu perfil, somente dessa maneira o empreendedor terá acesso às informações sobre o perfil dos seus seguidores, e para fazer isso, é obrigatório ter uma página no Facebook. O processo é muito fácil, sendo necessário apenas seguir alguns procedimentos básicos, tais como:

  1. Acessar a conta no aplicativo, e no perfil clicar em “opções”, símbolo de engrenagem localizado na parte superior do anto direito.
  2. Clique na opção “Mudar para o Perfil Comercial” e em seguida em continuar.
  3. Conecte a sua conta com o Facebook, autorize o aplicativo caso ainda não tenha feito, e o próximo passo é escolher a página que o seu perfil será conectado.
  4. Verifique se todas as informações estão corretas, lembrando que você poderá incluir telefone, e-mail e endereço, pois dessa maneira no botão “entrar em contato” que fará parte do seu perfil, os seus clientes terão essas três opções disponíveis, feita as alterações necessárias, basta clicar em concluir e pronto, a conta já está configurada, lembrando que as estatísticas e informações só estarão disponíveis para os novos posts, ou seja, depois de ter realizado essas alterações.

Métricas e informações sobre os perfis

Como mencionado acima, uma das principais vantagens em migrar o perfil da sua empresa de pessoal para comercial é o fato de poder acessar diversas informações relevantes sobre o seu público, o que fará com que você consiga produzir conteúdo mais interessante e que consiga atrair novos seguidores dentro do nicho de atuação da companhia, além de manter aqueles que já seguem você na rede, e essas métricas são comumente chamadas de insights.

 

instagram para negócios

 

As informações mais relevantes que podem ser conseguidas através do Instagram para negócios são:

  1. Impressões: Que representam o número de vezes que o seu post foi visualizado pelas pessoas, e nessa contagem entra a contagem geral, ou seja, uma pessoa pode visualizar o seu post até cinco vezes, e nesse caso, todas essas vezes são contabilizadas.
  2. Alcance: Representa o número de usuários que viram a sua publicação, nesse caso, cada pessoa é contabilizada uma vez, mesmo que ele veja a publicação cinco vezes, que é o número máximo de vezes permitido.
  3. Cliques: Esse número representa quantas vezes os usuários clicaram na sua chamada de ação.
  4. Envolvimento: Quem curtiu ou interagiu com essa publicação.

Todas essas ferramentas citadas acima você pode conferir no próprio post, basta clicar em “ver informações”, botão localizado logo abaixo da sua publicação, mas se você quiser informações mais abrangentes, ou seja, da sua página como um todo, logo ao lado da ferramenta de engrenagem (opções), há uma espécie de ícone de gráficos, ao clicar você poderá acessar outras informações também importantes, como:

  1. O número de impressões que a sua página teve, em especial na última semana, o alcance total, quantas pessoas visualizaram o seu perfil, cliques no site, no e-mail e em como chegar (caso essas informações estejam preenchidas).
  2. Principais publicações, aquelas que tiveram mais curtidas, comentários, etc.
  3. O horário e os dias da semana em que os seus seguidores são mais ativos na rede, além disso, é possível saber o gênero predominante, a faixa etária e localização dos usuários, lembrando que tudo isso acaba ajudando a atingir metas importante para os negócios.

E para alavancar ainda mais as suas publicações, o empreendedor poderá promovê-las diretamente do aplicativo, através do botão “promover”, sendo necessário ter uma forma de pagamento cadastrada para realizar esse procedimento. Sem dúvida mudanças importantes para quem deseja transformar a sua página em um verdadeiro “ganha pão”.

 

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