Marketing digital no aumento das vendas

Ainda existem muitos mitos que assustam grandes e pequenos empreendedores na hora de planejar ações de marketing dentro de suas empresas. Um desses mitos é, sem dúvidas, o pouco reconhecimento do poder que as ferramentas de marketing possuem junta a um empreendimento, tanto internamente, quanto na hora de estabelecer uma comunicação eficaz com a Persona. No marketing digital, isso é ainda mais importante!

 

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Não são poucos os que ainda veem o marketing como algo a mais, e não como um conjunto de conhecimentos que tem como maior objetivo a conversão em vendas.

Em tempos de crise econômica, muitas empresas optam por diminuir ou mesmo cortar de vez a verba destinada ao marketing e comunicação, ao invés de encará-la como um investimento.

 

Mas se a crise afetou a economia no Brasil e em todo o mundo, como o marketing pode ser um investimento?

 

Os principais objetivos dos especialistas em marketing são encontrar fórmulas e parâmetros que possam influenciar positivamente os números as vendas, mesmo em época de turbulência econômica.

Por meio dessa ciência, sempre é possível identificar oportunidades de negócio e estudar o comportamento o consumidor. Afinal, as pessoas não param de gastar totalmente por causa de uma crise, e sim enxugam seus orçamentos. Logo, sempre há um modo de descobrir em quais produtos e serviços elas seguem investindo seu dinheiro.

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Então vou seguir apostando no marketing! Mas vou no tradicional ou no digital?

 

Esse é outro aspecto que deixa muitos empresários confusos, pois são as inúmeras de formas existentes de fazer uma campanha de publicidade hoje. Será que anunciar somente na TV e em outras mídias tradicionais garante lucros? Ou será melhor utilizar com principal meio o marketing digital no aumento das vendas? E se eu mesclar os dois?

São muitos os questionamentos que surgem na hora de tomar decisões relacionadas ao marketing. É necessário filtrar informações e identificar quais as soluções efetivas na hora de desenvolver uma boa comunicação com o público-alvo.

 

Vantagens do marketing digital em relação ao tradicional!

 

Não se nega o poder da TV aberta. Ela ainda é considerada um dos meio de comunicação mais utilizados no Brasil e em diversos outros países. A questão é que, dependendo do segmento de mercado no qual você atue, seu público talvez não faça parte dos milhões de pessoas que ainda veem televisão.

Muitas gerações de consumidores mais novos deixaram de lado ou sequer chegaram a ter alguma afinidade com outras mídias tradicionais como revistas e jornais impresso ou então as rádios FM.

E se você já anunciou ou menos cogitou anunciar em um desses canais, então já teve acesso aos valores cobrados. São muito altos! Isso se explica pelo (suposto) grande alcance que uma mídia tradicional tem.

Uma dos maiores benefícios que o marketing digital traz é o fator da economia. Seus preços são muito mais acessíveis. O que um profissional da área digital cobra para executar uma campanha, com certeza é mais acessível o que uma grande agência de publicidade pede para ações massivas de comunicação.

No caso de grandes empresas, vale a pena fazer um planejamento de comunicação misto, direcionando um pouco de verba para cada modalidade.

Agora, se você é novo no mercado ou trabalha com produtos e serviços voltados a segmentos específico de mercado, lembre-se: o seu lead provavelmente não faça parte do alcance das mídias tradicionais, ou talvez não dê muita atenção a elas. Todavia, eles compõem as estatísticas cada vez maiores de pessoas que utilizam internet e consome produtos e serviços através dela.

 

Aspectos fundamentais entre marketing digital e vendas

 

Se você já havia averiguado antes de ler este artigo que o seu lead de fato está conectado à rede, então provavelmente já está fazendo uso do marketing digital. No entanto, há vários outros passos a serem seguidos para que os seus prospects, os possíveis clientes, passem pela chamada conversão em vendas.

Isso ocorre quando um indivíduo não só tem acesso ao seu site ou vê alguma divulgação sua em perfil de rede social ou então e-mail marketing, mas quando de fato ele é impulsionado a clicar e a adquirir o seu produto ou serviço.

Para que isso ocorra, dê atenção a estes itens:

Conheça muito bem o seu público:

Você já sabe que eles estão online, mas essa só uma informação. Há várias ferramentas que mostram quais são os hábitos dos consumidores online e por quais assuntos eles mais se interessam e pesquisam via web. Dessa maneira, será possível criar conteúdos relevantes, que prendam a sua atenção e se transformem em um canal de vendas através da internet.

Posicionar sua marca aumenta o número da sua conversão em vendas:

O posicionamento da sua empresa influencia muito na imagem que seus Leads têm da sua marca e torna-se nota de corte para que eles prefiram o seu produto. Não é porque o seu público-alvo, de repente, é amplo que você deve sair atirando para todos os lados!

Faça pesquisas para identificar quais diferenciais são prezados por eles. Cuidar da identidade visual e do logotipo da sua empresa também é fundamental. Esteja certo que ela agrada seu target. No caso de utilizar também um e-commerce, crie um layout agradável, convidativo e coerente com a sua loja física.

 

Cuide bem do seu site e mantenha-o atualizado:

Um indivíduo encontrou seu site na internet gostou, porém ficou em dúvida se vai comprar seu produto e decide pesquisar mais. Tudo bem! Pelo menos ele já sabe que você existe. 15 dias depois, ele volta a sua página e a encontra do mesmo jeito, sem nenhuma novidade, sendo que a da concorrência, apesar de vender a mesma coisa, já foi atualizada duas vezes! Nem precisa dizer o que irá acontecer. Por isso é importante manter seu site em ordem e constantemente atualizado. No digital tudo acontece muito rápido e é preciso acompanhar esse ritmo se quiser mesmo aumentar suas vendas através da internet. Se você não tem tempo para fazer isso, uma boa possibildiade é contratar uma agência de conteúdo!

 

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Descubra onde seu público está especificamente:

Depois de averiguar os costumes do seu público-alvo e se posicionar, descubra os sites de redes sociais mais utilizados por eles. Será que é o Facebook? Ou será o Twitter? Talvez seja o Instagram. Pode ser inclusive, que eles utilizem um pouco de tudo, ou então deem mais atenção a blogs e prefiram se comunicar via e-mail.

De qualquer maneira, esteja atento a esses sinais. Ofereça conteúdos relevantes em mídias sociais e/ou uma divulgação bem feita através de e-mail marketing. A internet dá muitas alternativas aos seus usuários, e será necessário discernir quais agradam mais o seu target.

 

No caso do e-mail marketing, você tem uma arma de vendas nas mãos:

Pesquisas apontam que pelo menos 90% dos usuários de internet possuem e-mails. Dos que possuem e abrem as newsletters recebidas em suas caixas de entrada, a maioria efetua compras online.

Sendo assim, um e-mail marketing bem planejado pode ser um fator decisivo para aumentar sua margem de conversão em venda. Utilize títulos curtos, criativos chamativos, que estejam condizentes com o corpo de texto. Este, precisar objetivo e focado, de preferência, oferecendo soluções ao seu target.

Busque tratar cada um dos seus possíveis clientes de maneira pessoal. Há vários programas que possibilitam a personalização de cada mensagem, destacando o nome do destinatário no cabeçalho. O resultado é que o cliente se sente bem tratado e motivado a comprar e preferir o seu produto, desenvolvendo um vínculo afetivo com a sua marca.

 

Nas redes sociais, preze pela sua imagem:

Seu público-alvo usa mais redes sociais? Utilize tudo o que elas tem a oferecer a favor da sua imagem. Sites como o Facebook e o Twitter oferecem plataformas e soluções multimídia, proporcionando versatilidade aos conteúdos online. No caso do primeiro, existe uma porção de relatórios que podem ser gerados, aferindo os resultados de quais publicações trazem ou não um melhor resultado a sua marca e quais atingem um maior número de conversão em vendas.

Também já é comprovado que, tanto o Facebook quanto os seu usuários, dão preferência a postagens com vídeos e fotos. Aproprie-se disso e ofereça material de qualidade ao seu target. Lembre-se sempre que a repercussão de uma ação bem executada nessas plataforma, pode chegar muito longe. Quanto mais compartilhamentos e comentários sua fanpage receber, maior será o alcance da sua marca.

E mais: não é possível só fazer vendas através da internet, como também oferecer um bom atendimento pós-venda. Seus prospects fizeram perguntas a você via Facebook ou Twitter? Responda-os com agilidade e educação. Assim, é possível criar uma imagem de marca muito positiva para quem já é ou está só pensando em se tornar seu cliente.

Minha marca está muito bem apesar da crise, mesmo eu atuando somente em loja física. Ainda assim eu consigo utilizar o marketing digital no aumento das vendas?

 

Claro! Além do mais, as pessoas estão online o tempo todo e em qualquer lugar. Pode ser que hoje sua marca esteja consagrada junto a uma parcela de público, todavia, é aconselhável expandir os horizontes, antes que outro passe a sua frente!

O marketing digital sempre encontra novas maneiras de potencializar e aumentar as vendas através da internet. Não são poucas as empresas consolidadas que apostam na comunicação digital e conseguem atingir outros nichos de público, antes não imaginados.

 

Independentemente de qual seja o seu nicho ou tipo de negócio, a Leads Marketing de Conteúdo pode te ajudar! Entre em contato conosco e te mostraremos quais soluções podemos te oferecer!

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