Lições de empreendedorismo e marketing que toda empresa precisa aprender com Game of Thrones

Uma das séries mais assistidas, comentadas e discutidas na atualidade, Game of Thrones, é capaz de gerar lições de empreendedorismo e marketing valiosas para o mundo dos negócios. Baseada nos livros As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, a série é repleta de significados que podem ser válidos tanto para nossa vida profissional quanto pessoal.

Os alicerces principais de Game of Thrones são persuasão, metas, complicações, liderança, planejamento, amor próprio, intrigas políticas, desafios, alianças e poder, muito poder. O enredo gira em torno da disputa pelo Trono de Ferro no reino de Westeros. São 7 dinastias ou casas que brigam por esse trono.

 

Lições de marketing de cada dinastia

Cada uma dessas casas ou dinastia tem muito a ensina para os empreendedores. Pense nelas como uma empresa. Cada uma tem um lema ou missão, valores e modo de agir. Pense em como aplicá-las no seu blog ou site, por meio de conteúdo relevante e útil.

Casa Stark – O inverno está chegando

No mundo do Game of Thrones, o verão dura décadas, no entanto, o inverno pode durar uma vida toda. O lema da casa Stark é o inverno está chegando. Entre outras palavras, eles estão sempre preparados para os momentos de crise. Curta os verões da sua empresa, mas esteja sempre preparado para os invernos também.

House Lannister – Ouça meu rugido

A família mais rica, poderosa e do reino de Westeros, a Casa Lannister, tem por lema sempre pagar suas dívidas. O que um Lannister fala, ele entrega. Mantenha o alinhamento da sua empresa entre o marketing e a venda. Eles precisam estar em sintonia.

Casa Targaryen – Fogo e Sangue

Os verdadeiros herdeiros do trono estavam quase extintos após a morte do Rei Aerys II. No entanto, a Khaleesi DAenerys e seus três dragões reuniu um verdadeiro exército de defensores do seu objetivo. Com muita sagacidade e inteligência, ela conquistou diversos seguidores. Conheça seu cliente, comunique-se com ele de forma relevante, respeite suas preferências e alimente a simpatia dele pela sua empresa.

Casa Baratheon – Nossa é a fúria

É preciso ter muita perseverança e garra para buscar as metas. Para se desenvolver e se diferenciar da concorrência, é preciso correr alguns riscos.

Casa Martell – Não submisso, não curvados, não quebrados

Tendo no príncipe Oberyn, seu principal símbolo, o povo possui muita confiança e ousadia. No entanto, é preciso ter também prudência. Invista em reter seu cliente já conquistado e não somente e ganhar mais e mais consumidores.

Casa Tyrell – Crescendo forte

A família se mantém imparcial, faz vários aliados, enquanto todos combatem, mas nunca perdem o objetivo. É importante no mercado competitivo, fazer parceiros estratégicos para fortalecer sua marca.

Casa Arryn – Tão alto quanto a honra

Essa é uma das famílias mais antigas do reino. Seu líder Jon Arryn foi morto por saber contra os Lannister. A família possui um senso de dignidade e pureza muito acentuada. Nos negócios, mantém-se sempre em alerto para que a concorrência não te mate.

 

Leia também: http://www.leadsconteudoweb.com.br/marketing-de-conteudo-solucao-para-seu-negocio/

 

Lições de liderança para aprender com Game of Thrones

A cada temporada, a série Game of Thrones é um verdadeiro guia de liderança para empreendedores. Os episódios oferecem várias lições para serem aplicadas em qualquer tipo de negócio.

The man who passes the sentence shoul swing the Sword”, Eddar Stark

 O homem que dá sentença deve balançar a espada”. Um líder nato não deve ter medo de tomar decisões difíceis e nem entregar a tarefa para outra fazer. Demitir um funcionário, ou dá um feedback negativo precisa ser feito pelo empreendedor. O líder precisa estar acostumado a tomar decisões difíceis e seguir em frente.

“Any man who must say, I am the king, is no true king”, Tywin Lannister

“Qualquer homem que precisa dizer, eu sou o rei, não um verdadeiro rei”. Maior significado de liderança é passado pelo patriarca da família mais poderosa de Westeros. Liderança se ganha, não é algo imposto. O verdadeiro poder tem sua origem nos que as pessoas acreditam, no respeito que você causa às pessoas. A vontade coletiva gera os melhores líderes. O poder, a liderança e a influência vêm dos lugares mais inesperados.

“A Lannister Always pays his debts”, Tyrion Lannister

“Um Lannister sempre paga suas dívidas”. Essa frase repetida diversas vezes pelo controvertido anão Tyrion Lannister, representa a forma mais rápida de ganhar o respeito em qualquer lugar. No ambiente corporativo, se prometeu algo, entregue. Pessoas são conduzidas por palavras. Se você diz que vai fazer algo, faça e seus clientes vão confiar em você.

“Chaos ins´t a pit. Chaos is a ladder”, Littlefinger

“O caos não é um abismo, o caos é uma escada”. Essa é uma das lições mais importantes para todo líder precisa ter em mente. Mindinho ou Littlefinger alerta que em tempos de crise, é o onde a força do líder se revela. Quando os problemas aparecem, muitos tentam escalar o desafio e caem e nunca mais tentam. A queda quebra muitos empreendedores. No entanto, o verdadeiro líder enxerga o caos como uma escada, uma oportunidade para crescer e ascender.

“Winter is coming”, House Stark

“O inverno está chegando”. O tema da Casa Stark volta aqui para nos dar lição de liderança também. Título do primeiro episódio, essa frase é repetida incansavelmente ao longo de todas as temporadas. Todo líder precisa estar sempre vigilante, inovando, mantendo a postura forte e planejando o futuro. Não se distraia com o verão, abrace o inverno e se prepare para o inesperado.

 

Game of Thrones dá lições de empreendedorismo para seu negócio

Os caminhos trilhados pelos personagens de Game of Thrones têm muito em comum com o dia-a-dia dos empreendedores. Ao longo de 7 temporadas, foram muitos desafios, metas, invenções, obstáculos e planejamentos que os personagens enfrentaram.

Diante de todas essas aventuras vividas, é possível separar algumas lições de empreendedorismo para o seu negócio.  Aplique essas lições na sua empresa, principalmente se ela precisa crescer no mundo online. Se precisar de ajude, contrate uma agência de produção de conteúdo:

Não subestimar os mais frascos

Os inimigos dos Stark se preocuparam em apenas nos mais velhos e experientes da família: Ned, Robb e Catelyn. E acabaram subestimando as crianças do clã de Winterfell: Bran, Rickon e principalmente Arya. A menina já foi prisioneira, fugitiva e continua em pé com o lema: “cada ferida é uma lição e cada lição nos torna melhores”.

A arte de pivotar

Petyr Balelish ou Littlefinger consegue sobreviver por tanto tempo, pois se reiventa de forma continua. A arte de pivotar ou mudar radicalmente o rumo do seu negócio é muito recomendável. As empresas precisam se inovar para se manter no jogo. Às vezes, é preciso é preciso alterar seu modelo de negócio e seu propósito. Mas é claro, faça isso com muita transparência e honestidade, ao contrário do personagem que age de má fé.

Conheça suas limitações e agregue valor à elas

Tyrion Lanister é o personagem mais negligenciado da série. Tyrion tem uma inteligência e habilidades de manipulação fora do comum, mas por conta de ser anão e bom vivant, ninguém o leva a sério.

De acordo com Tyron, para se manter em vantagem no mundo uma mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar. Mesmo quando as probabilidades estão contra você, é importante agregar valor à sua limitação e agarrar novas oportunidades.

Aprenda com mentores e pense fora da caixa

Daenerys Targaryen, a verdadeira herdeira do trono de Ferro, não tem experiência alguma em liderar. Ela busca ajuda nos mentores Barristan Selmy e Jorah Mormont para conseguir se tornar Rainha. É importante todo empreendendo aprender com seus mentores para ganhar confiança e a partir daí, seguir seus instintos.

Em um episódio, Daenerys disse “eu não vou parar a roda, eu vou quebrar a roda”. Um empreendedor precisa pensar fora da caixa, fazer mudanças estratégicas e enxergar possíveis soluções ainda não cogitadas.

Construa boa reputação e parcerias

Um dos personagens de melhor reputação na série é Jon Snow. Ele é um modelo de caráter e suas atitudes e o desapego ao poder são elogiadas por aliados e inimigos. Além disso, quando foi necessário, ele precisou fazer alianças ter sucesso na sua estratégia.

Construa uma boa reputação na sua empresa. Ela vai te ajudar a ganhar muitos aliados e fãs da marca.

 

Fale com um dos nossos consultores e descubra o melhor planejamento para sua empresa para que você vença a concorrência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *