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Criar conteúdo para Instagram: como fazer?

Criar conteúdo para Instagram: como fazer?

Não é de hoje que o blog da Leads anuncia que a internet pode mudar de rumo a qualquer hora e precisamos estar sempre conectados com as atualizações de cada plataforma. Foi o que aconteceu com o Instagram, que pegou todos de surpresa! Assim, criar conteúdo para Instagram ganhou uma nova abordagem!

Para os mais desavisados, a rede social que antes servia apenas para compartilhar imagens bem-produzidas (há textos não muito antigos falando sobre isso aqui no blog).

Mas, a rede social, comprada pelo criador do Facebook, Mark Zuckerberg acelerou e extrapolou seus próprios limites. Para muitos, ela é, hoje, considerada uma das mídias mais importantes para o Marketing de Conteúdo.

Por isso, se você quer divulgar seu negócio na Internet mas ainda acredita que só existe o facebook, veja agora algumas dicas de como criar conteúdo para Instagram e aumentar o engajamento da sua audiência!

 

Por que Instagram?

O Brasil é o segundo país com mais usuários frequentando o Instagram. Ao todo, mais de 50 milhões de brasileira já postaram ou curtiram uma foto nessa rede social, fazendo com que o país se torne o segundo do ranking mundial na lista de mais acessos à plataforma.

Mesmo que pareça bobagem, as atualizações do Instagram ditam regras no mercado da comunicação e do marketing também. Recentemente a plataforma fez uma série de alterações, atraindo olhares famintos de marcas e empresários.

Os stories foram o pontapé para que a rede social ganhasse notoriedade entre quem quer estar bem próximo do público (sacada esperta para inibir o crescimento do SnapChat).

Para o e-commerce, o Instagram também fortificou parcerias… É possível criar links de compras dentro das imagens divulgadas. Por exemplo, uma marca de roupa pode postar um look em uma modelo…

Caso a consumidora se interesse pelo shorts ou pelo óculos, basta clicar em cima da peça e ela será direcionada para a página de vendas. O caminho ficou mais curto, aumentando a conversão.

Mas, o jogo mudou mesmo com a última (até agora) atualização do Insta: o IG TV. A plataforma conta agora com uma rede de canais para publicações de vídeos longos ou curtos, que muito se assemelha ao YouTube.

Porém, os vídeos são todos na vertical, no mesmo formato que os smartphones! Uma alteração que pode mudar os rumos na divulgação de vídeos na internet e mudar a forma de assistir conteúdos audiovisuais!

 

Criar conteúdo para Instagram: qual é a nova?

Ok… Mas o que isso muda?

Criar conteúdo para Instagram não é mais só sobre produzir uma boa foto, uma legenda chamativa e um arranjo de hashtags engajadoras… Vídeos curtos (e até minúsculos), vídeos longos e link ganharam espaço na mídia social.

Com isso, a ideia criar conteúdo para Instagram ganhou um novo rumo e novas diretrizes. A leads separou um passo a passo para que você possa usar todas as ferramentas do Instagram e aumentar ainda mais seu poder de influência digital.

Se você está interessado em fazer seu negócio prosperar e ficar atualizado nas novas tendências do Marketing Digital, continue conferindo as nossas dicas:

 

Como ficaram as imagens?

Ainda não chegou o fim das imagens no Instagram. Elas ainda são o foco principal da rede social, principalmente na linha do tempo, onde o usuário passa mais tempo trafegando.

Mas, agora, não basta uma imagem bonita e bem feita. Já que os celulares tiram fotos de alta qualidade e qualquer pessoa possui o poder de publicar algo de tirar o fôlego.

As imagens devem trazer conteúdos, tanto nas legendas, como nelas mesmo. Destaque para imagens extremamente chamativas. Lembre-se sempre que o seu alvo está rolando a linha do tempo para cima…

E se a sua imagem não tiver algo que o desperte a atenção… Ele passará para a próxima foto!

 

Recursos do Instagram para imagens

Além dos famosos filtros e sistema de edições, o Instagram permite fazer mosaicos com fotos. Esse recurso foi bastante usado para publicar várias imagens parecidas (de um mesmo evento, por exemplo) em uma única publicação.

No entanto, uma das últimas atualizações permite com que os usuários publiquem imagens em sequência. Para ver a sequência, o usuário desliza o dedo passando as fotos como em um pequeno álbum.

Essa estratégia pode fazer com que o usuário fique mais tempo na sua publicação, ao despertar a curiosidade dele para as próximas fotografias. Dica: neste ponto, você pode apelar para estratégias de Storytelling, fazendo com que o usuário prossiga no deslizamento.

Passando mais tempo na mesma publicação, aumenta-se as chances do usuário curtir a sua publicação e notar informações importantes na legenda. Isso faz com que o engajamento e o tráfego orgânico aumente, consequentemente.

 

Vídeos na linha do tempo

O Instagram também permite a publicações de vídeos curtos na linha do tempo. A dica aqui é publicar conteúdos rápidos, como dicas express, ou então chamadas de ação para um vídeo no Youtube ou um link de divulgação.

 

Links para e-commerce

Outra forma de explorar ao máximo os recursos é utilizar os links para comprar no Instagram. Lojas de roupas, objetos decorativos, e maquiagem passaram a dominar esse recurso. Mas ele é válido para a venda de qualquer artigo físico na internet.

 

Stories: uma campanha em 24 horas

Com a instantaneidade presente na internet, um novo modelo de comunicação surgiu: os stories. São vídeos curtos e imagens que ficam no ar por apenas 24 horas e, depois, são apagadas automaticamente.

Os stories devem ser usados para aproximar empresa do consumidor, mostrando bastidores e humanizando “celebridades” ou autoridades. É um momento mais intimista, amador e pessoal.

Para quem quer construir o branding da marca, os stories devem seguir uma linha divertida e bem próxima à audiência. Dessa forma, a marca ganha um aspecto de amiga, como se fizemos uma vídeo-chamada com a nossa tia, por exemplo.

Os stories (como o próprio nome diz) também devem seguir estratégias do Storytelling. Assim, é possível contar pequenas histórias fracionadas em capítulos curtos.

O usuário ficará curioso e irá acompanhar os vídeos até o final, onde pode existir um link de conversão ou a chamada para uma campanha. Lembre-se de criar problemáticas que devem ser resolvidas ao longos dos stories, mostrando a solução no final: seu produto.

 

IG TV: Começar agora!

Talvez ainda seja muito cedo para ligar a bola de cristal e tentar adivinhar os próximos passos da IG TV. Mas, é possível confirmar que a hora de começar a investir nessa nova novidade é agora!

O Instagram está investindo pesado em ser a rede social com mais usuários do mundo, fazendo com que cada pessoa passe mais tempo ali dentro! Não é por acaso que agora atacaram o Youtube e lançaram um espaço para canais de vídeos.

A dica é começar a pesquisar como gravar vídeos na horizontal e começar a explorar conteúdos para essa nova área. Pegar a nova onda e criar conteúdo para Instagram em vídeos pode ser a chave para o seu negócio!

 

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