Conversão no marketing de conteúdo, como melhorar seus resultados!

A conversão no marketing de conteúdo é a chave do sucesso de sua estratégia. Todo o trabalho de construção de relacionamento é feito para chegar a esse momento. Mesmo tendo um conceito diferente, o marketing d e conteúdo, também visa em algum momento converter leads em consumidores. Isto é, impactar nos números de vendas da empresa.

Conversão no marketing de conteúdo – O que é?

Basicamente quando se fala sobre conversão no marketing de conteúdo se está falando sobre vendas. Porém, além de medir a quantidade de vendas a taxa de conversão também oferece a possibilidade de compreender qual é o alcance do trabalho de campanha que está sendo realizado. Com isso é mais fácil entender se a estratégia está ou não dando certo.

Tipos de conversão

Conversão clássica

É quando a compra resultou de uma campanha específica, por exemplo, o consumidor interessado clicou num banner de uma promoção e a partir desse link concluiu o processo de compra.

 

conversão no marketing de conteúdo

 

Conversão em lead

Esse tipo de conversão acontece quando uma pessoa que faz parte do potencial público-alvo baixa um arquivo através de uma chamada que esteja em destaque no seu site. Por exemplo, tem um infográfico para ser baixado, a partir do momento que esse leitor baixa-lo terá se convertido num lead.

Conversão social

Acontece quando o lead para ter acesso a um conteúdo compartilha seu interesse através das redes sociais. Por exemplo, tem um e-book no seu site que interessa ao lead e para poder baixa-lo ele precisa compartilhar que está realizando essa ação. Esse tipo de conversão tem ganhado amplo destaque por ajudar a divulgar a empresa no cenário social.

 

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Conversão por e-mail marketing

Consiste numa estratégia de conversão no marketing de conteúdo que tem um chamariz, nesse caso o envio do anúncio de uma oferta irresistível por meio de e-mail. Nesse e-mail marketing pode ter um link para realizar uma compra ou então para baixar um e-book ou outro material relevante.

Como usar o conteúdo para atrair leads

Para que sua estratégia de marketing digital seja realmente eficiente é necessário que ela converta os internautas em leads que poderão então se convertidos em consumidores. Não faz sentido se empenhar numa estratégia que não visa a conversão em nenhum momento da relação. As suas ações devem ser transformadas em resultados, os resultados obtidos representam a conversão.

A chave para atrair mais pessoas para o seu site é ter um conteúdo relevante e de qualidade. As pessoas somente irão visitar e permanecer na sua página se encontrarem nela algo que resolva os seus problemas. O conteúdo oferecido deve ser desenvolvido de acordo com as necessidades do seu público. Além da qualidade é importante pensar na forma, que tipo de conteúdo se mostra mais atrativo.

 

Convertendo leads através do marketing de conteúdo!

 

Ter leads convertidos é fundamental para ter a chance de realizar a conversão em vendas. Pois, somente com leads capacitados e nutridos a sua empresa poderá finalmente contar com possíveis consumidores. A dica para fazer essa conversão é oferecer conteúdos ricos como e-books, infográficos, artigos. Enfim, opções de conteúdos que sejam completos em informações.

O processo que leva uma pessoa a se tornar lead e depois um consumidor recebe o nome de funil de vendas. Saber como tornar esse processo mais eficaz é essencial para aumentar os seus lucros em vendas.

Dicas para melhorar o funil de vendas

Até esse ponto do artigo falamos sobre o processo de converter a audiência em leads. Contudo, não adianta abarrotar o funil de vendas no marketing de conteúdo com leads que não irão ser convertidos em consumidores.

Não é porque tem uma grande quantidade de leads que necessariamente irá acontecer uma grande quantidade de vendas. A conversão no marketing de conteúdo pode ser um pouco mais complicada do que aparenta inicialmente. Neste sentido, se você conta com uma agência de marketing de conteúdo, é interessante alinhar as expectativas e necessidades neste momento!

A primeira coisa que deve ficar bem clara é que leads não serão convertidos em consumidores do dia para a noite. O processo se trata de uma escala ascendente, isso que dizer que esse processo consiste numa escalada em que somente aqueles que realmente forem passíveis de ser convertidos serão.

A seguir vamos te dar dicas práticas para usar no processo de conversão para que seus leads sejam consumidores em algum momento.

Primeiro passo – Atrair o público

A conversão no marketing de conteúdo se dá através da criação de conteúdos que tenham relevância e qualidade. Uma forma de tornar esse processo mais assertivo para a sua empresa, é contar com conteúdos que atraiam potenciais consumidores. Evite compartilhar conteúdo que embora tenha qualidade não irá atrair necessariamente interessados.

Neste ponto, a gestão de mídias sociais e a busca pelo tráfego orgânico são essenciais!

 

conversão no marketing de conteúdo 2

Segundo passo – Reter o público

Para garantir que a atenção da sua audiência seja mantida é importante atentar para segurá-la. Uma forma de fazer isso é através da criação de landing pages pensadas para a conversão. Uma dica é ter uma landing page para cada produto em especial, a ideia é dar todas as respostas que seu lead possa querer para concretizar a venda.

 

Terceiro passo – Nutra os leads

 

Esse passo consiste em identificar quais são os leads que tem real potencial para ser convertidos em consumidores em algum momento e então mantê-los sempre bem informados lembrando que a sua empresa existe. Esse trabalho pode ser feito através de campanhas de e-mail marketing, eventos de networking, campanhas de ativação entre outras.

 

Quarto passo – Faça a qualificação

 

Pode ser que um potencial consumidor esteja pensando em realizar a compra, mas ainda dependa da aprovação de terceiros entre outras dificuldades. Entender que essas dificuldades existem e trabalhar para qualificar a sua empresa ou produto para fechar a venda faz toda a diferença para fechar o negócio.

 

Estes são os passos para ter uma conversão no marketing de conteúdo de acordo com suas expectativas. Sempre lembrando que cada fator destes apresentados, tem relação com sua estratégia digital.

Tem dúvidas ainda? Quer uma ajuda? Entre em contato com nossos consultores!

 

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